Kde Neon 20.04 com performance ruim

Olá,

Eu tenho um notebook da Avell, com as seguintes configurações:

Processador i5 8ª Geração
16 GB de RAM
HD NVMe
Placa de Vídeo NVidia

Eu instalei nele o KDE Neon 20.04, mas estou tendo uns travamento nele, quando executo alguns processos ou serviços.

Uso bastante o Chrome e Visual Studio Code, além de outros programas, do dia a dia.

Ocorre que tem horas que ele começa a fazer barulho de ventoinha, pois a CPU sobrecarrega e am alguns momentos até congela todo o sistema.

Gostaria de saber se alguém tem algumas dicas para que eu possa dar uma melhorada no desempenho da máquina.

Sei que as informações estão meio vagas, mas é que realmente não consegui pegar nenhum processo que esteja causando este comportamento estranho.

Grato pela atenção.

Tenho o mesmo problema, a distro usa muito a cpu em vez de usar a RAM

Chegou a perceber se está usando muita RAM?

Se for congelamentos temporários pode ser a transferência dos dados da memória para a swap, talvez mudando o swappiness para 10 resolva seu problema.

No trabalho tem um pessoal que usa esse notebook com os mesmos apps praticamente o dia todo e não reclamaram desse problema, porém todos usam o Kubuntu e mudaram o swappiness para 10.

Quando migrei pro KDE Neon tive o mesmo problema. No meu caso eu descobri um processo que consumia muito desempenho que era o Baloo que é um processo responsável por indexar arquivos no kde utilizando o Krunner e Dholfin eu acho. Removi ele e senti uma melhora significativa na performance mas também perdi a capacidade de pesquisar arquivos pelo Krunner mas isso pra mim não foi problema pois só uso o Dholfin mesmo.

É eu acabei migrando para o Ubuntu, pois além destes problemas de performance a display também não funcionada como desejado em um monitor 4K, pois os ícones ficam grandes em relação ao Gnome.

Mesmo ajustando o tamanho, no Gnome a aproveitamento está bem melhor.

Não cheguei a fazer esta avaliação.
Em outra oportunidade, farei.