KDE Linux será a distro oficial do KDE!

Entenda o projeto da equipe do KDE em criar uma distro própria, para mostrar o melhor do Plasma: o KDE Linux!

6 curtidas

O Dev Canabrava fala que muitos no projeto acha perda de tempo (criar outra distro…) e que o projeto não tem grana para manter um OS, mesmo se baseando em outro:

"Tomaz canabrava:

Sei que muita gente do kde acha que é perda de tempo tambem, mas hey, é software livre e nao podemos dizer as pessoas o que trabalhar…

nenhum dos projetos do kde sao mantidos pelo kde

todos sao tempo dedicado ou empresas terceiras

konsole, dolphin, tem zero grana

plasma tem grana porque é mantido pelo clemens tonnens, um milionario da alemanha que paga os devs"

Eu não criaria muita expectativa, embora como usuário acho a ideia muito legal…

6 curtidas

E já existe uma ISO? ou alguma previsão de lançamento?

2 curtidas

Cara, que bobagem, já tem o KDE Neon, vai finalizar o Neon para começar uma do zero, será que o milionário vai bancar? vai ter que contratar mais gente.
Porque não fica na ideia do Unix, é algo como, faça simples mas faça bem.

1 curtida

Eles já responderam isso:

KDE neon, a primeira versão do KDE de um SO feito por ele mesmo. O KDE neon cumpre o requisito “distribuído pelo KDE”, mas falha no ângulo de confiabilidade devido à base Ubuntu LTS que ironicamente se torna instável porque precisa ser mexida para que o Plasma construa sobre ela, quebrando a promessa do LTS.

A lógica do KDE Linux (ou do nome genial Projeto Banana) é que pela primeira vez vai existir um KDE as-is, ou seja um KDE exatamente como é, isso permite descobrir e separar o que é bug do KDE e o que é bug da base que empacota o KDE errado, parece desperdício mas a longo prazo se paga, um pequeno passo para o KDE, um salto gigantesco para a correção de falhas no projeto

9 curtidas

Oi. Parece que já existe uma versão para testes.

5 curtidas

Agora que instalei o Arch Linux vem a ISO de testes do KDE linux kk. A vida de SDA não é fácil kkk.

6 curtidas

@frc_kde @acvsilva seria bom criarmos (digo, vocês kk) um “Fórum KDE Linux Brasil”. Sair na frente sempre é bem-vindo! Começando pelo grupo no Telegram.

2 curtidas

Nate Graham explicou.

Exatamente o que o mundo precisa, outra distribuição Linux…

Um sentimento que eu mesmo já expressei no passado.

No entanto, existe um método para a nossa loucura. O KDE é um grande produtor de software. É estranho para nós não termos nosso próprio método de distribuição. Sim, o KDE produz código-fonte que outros distribuem, mas nós mesmos distribuímos nossos aplicativos em lojas de aplicativos como a Flathub, a Snap e a Microsoft Store, então acho natural termos nossa própria plataforma para fazer essa distribuição também, e isso é um sistema operacional. Acho que todos os principais produtores de ambientes de desktop de software livre deveriam ter seu próprio sistema operacional, e muitos já têm: Linux Mint e ElementaryOS me vêm à mente, e o GNOME também está trabalhando em um .

Além disso, essa questão foi resolvida há 10 anos com a criação do KDE Neon, nossa primeira tentativa de “sistema operacional interno”. O céu não caiu; tudo estava lindo e nada doía.

Falando do KDE Neon, o que está acontecendo com ele? Foi cancelado? Se não, isso não equivale a uma duplicação desnecessária?

O KDE Neon não foi cancelado. No entanto, ele se desfez da maioria de seus desenvolvedores ao longo dos anos, o que é problemático, e atualmente está sendo mantido por um voluntário heroico. O KDE eV tem contatado as partes interessadas para ver se podemos ajudar a implementar um plano de continuidade ou transição. Nenhuma decisão foi tomada ainda sobre seu futuro.

Embora o Neon continue existindo, o KDE Linux representa, portanto, uma duplicação. Quanto a desnecessário ? Disso tenho menos certeza. Harald, eu e outros sentimos que o KDE Neon atingiu, de certa forma, seu limite em termos do que podemos fazer com ele. Foi um ótimo primeiro produto para o KDE, para distribuir nosso próprio software e preparar o mundo para a ideia do KDE nesse papel, e serviu admiravelmente por uma década. Mas questões tecnológicas e conceituais limitam o quanto podemos continuar a desenvolvê-lo.

Veja também https://community.kde.org/KDE_Linux#Differences_from_KDE_neon/Prior_art

O tempo dirá como esses dois produtos se relacionam no futuro. Nada está definido.

1 curtida

Tá querendo me colocar numa fria…

Atualmente, meu lema é “menos computador, e mais atividade física” – por exemplo, lavar as panelas, espanar os livros pra espantar as traças, tesourar a grama, ops, o matagal…

Baixei a ISO, naquele dia (3 Agosto), mas não funfou. – Infelizmente, não encontro fotos, então não sei nem dizer por que não funfou.

Até dá vontade de tentar de novo, mas a ideia de “imutável” não me atrai muito. – Eu olho pro celuloid, ele começa a falar (do nada!), eu fujo correndo.

2 curtidas

Com grandes poderes vem enormes responsabilidades…

Mas pense que para algo começar, alguém tem que tomar a iniciativa. Seria bem-vindo um grupo e fórum oficial do KDE Linux Brasil. Aproveitar que o KDE Linux já está em Alpha, em breve já teremos os primeiros betas e o lançamento da versão oficial.

Podemos estar na vanguarda ou aguardar que alguém faça primeiro.

2 curtidas

:rofl:

Maiores, são os poderes de Grayskull! Eles, que lutem, ha ha.

A ideia parece boa, até a gente lembrar dos fóruns BR do Mint, do Mageia, do PCLinuxOS – pálidos reflexos dos fóruns em inglês.

Para um fórum BR ter algum futuro, precisa abranger todas as distros e todos os assuntos correlatos – como o Diolinux, por exemplo – e neste caso, é melhor reforçarmos os poucos que já existem, em vez de dispersar esforços e enfraquecer os que já existem.

2 curtidas