KDE garante suporte ao X11 nos próximos anos, mas o futuro é o Wayland

O Projeto KDE reafirmou seu compromisso em manter o ambiente de desktop Plasma no X11. No entanto, a equipe deixou claro que o Wayland é a plataforma do futuro, e a maioria dos esforços de desenvolvimento se concentrará nele.

A declaração oficial do KDE tranquiliza os usuários do X11, afirmando que o suporte para a sessão X11 do Plasma continuará ativo, com “correções de bugs” e “melhorias de manutenção”. Isso garante que os usuários que dependem do X11 para compatibilidade de hardware ou software legados não serão deixados na mão.

Apesar do suporte contínuo ao X11, o KDE enfatizou a importância de migrar para o Wayland. O Wayland oferece segurança aprimorada, desempenho superior e uma experiência de usuário mais moderna e fluida. A maioria das inovações e novos recursos do Plasma será direcionada à sessão Wayland, incentivando os usuários a fazerem a transição.

Enquanto o KDE assegura a estabilidade e a manutenção do Plasma no X11, o foco principal de seu desenvolvimento está firmemente no Wayland, pavimentando o caminho para o futuro do desktop Linux.

Mas não fiquem muito tranquilos, pois o time do KDE crê que o suporte ao xorg durará mais uns anos. Quem tem softwares legados deverá procurar um forma de substituí-los neste prazo ou ficar numa distro LTS com suporte a longo prazo.

4 curtidas

Obrigado pelas informações, @acvsilva! – Eu tinha visto uma “afirmação” assustadora, por aí, de que o KDE ia chutar o balde do X11, sem deixar claro que isso ainda levaria 2+ anos. – Eu já estava suando frio… :cold_face:

Seguindo as “fontes” upstream, de clique em clique cheguei ao blog do Nate Graham, onde se encontra a informação original, em sua forma mais “pura”:

Quanto a quando o Plasma deixará de oferecer suporte ao X11? Atualmente, não há um cronograma definido para isso, e certamente não espero que isso aconteça no próximo ano, ou mesmo nos próximos dois anos. Mas isso é apenas um palpite; depende da rapidez com que implementarmos tudo em https://community.kde.org/Plasma/Wayland_Known_Significant_Issues . Nosso plano é lidar com tudo nessa página de forma que mesmo o usuário mais hardcore do X11 não perceba que algo está faltando ao migrar para o Wayland.

(Grifos meus).

De passagem, ele cita um fato interessante, captado entre os usuários que ativaram a Telemetria:

Curiosamente, a porcentagem de usuários do Plasma 6 no Wayland era de 82% há um mês e agora caiu para 73%. O que mudou? O SteamOS 3.7 foi lançado com o Plasma 6 e a sessão X11 ainda usada por padrão! Curiosamente, desde então, a tendência do Wayland continuou a subir; há um mês, a porcentagem de usuários do Wayland caiu de 82% para 70% e hoje está em 73%.

(Acho que vou ativar a Telemetria por aqui, para dar uma força ao X11 :wink: Usuários do X11, uni-vos!).

O que o Nate diz, portanto, é que tudo vai depender mais das distros, do que da “equipe” do KDE:

Então você pode ver que, em grande parte, isso depende das distros, não de nós. Não faria sentido para nós nos livrarmos do suporte ao X11 do Plasma enquanto as principais distros ainda o distribuem por padrão, e da mesma forma, não faria sentido para nós mantê-lo por muito tempo depois que essas distros o abandonarem.

“Bem, eu não sou a maioria das pessoas! Eu sou eu, eu sou um indivíduo! Eu não sou um número, eu sou um homem livre!”

Tudo bem, e você é o motivo pelo qual ainda estamos mantendo a sessão X11! Vamos nos esforçar muito para não nos livrarmos dela até que você também esteja satisfeito.

Quanto ao ritmo da manutenção:

Status atual: A sessão X11 do Plasma continua sendo mantida.

Especificamente, isso significa:

• Garantiremos que o Plasma continue a compilar e implantar no X11.
  • Relatórios de bugs sobre a sessão do Plasma X11 estar terrivelmente quebrada (por exemplo, você não consegue efetuar login) serão corrigidos.
  • Regressões muito ruins específicas do X11 provavelmente serão corrigidas eventualmente.
  • Bugs menos graves específicos do X11 provavelmente não serão corrigidos, a menos que alguém pague por isso.
  • Os recursos específicos do X11 definitivamente não serão implementados a menos que alguém pague por eles.

Tratei de ver “quem paga”, no link acima. – Na verdade, são “consultorias” – ou empresas / entidades muito envolvidas com o KDE:

Patronos

• Blue Systems
  • Qt Group
  • Techpaladin Software
  • Kubuntu Focus

Apoiadores

• KDAB
  • basysKom GmbH
  • enioka Haute Couture

Outras empresas de consultoria

• Codethink
  • Collabora
  • Woboq GmbH
  • vizZzion.com (Sebastian Kügler)
3 curtidas

os devs do KDE tomaram uma decisão bem madura. essa migração gradual será muito importante para que os 30% migrem de forma segura ou arranjem um jeito de continuar usando seus apps no wayland ou mesmo no X11, via XLibre.

4 curtidas

Aqui fiz o update no arch para o kde 6.4 e a opção x11 sumiu do sddm

2 curtidas

como estava previsto

1 curtida

No Opensuse TW ainda tem a opção ‘Plasma X11’.

2 curtidas

Eu respeito a decisão dos dois lados se é para o futuro do linux então…
Só espero que um dia possa ter uma versão do “VibrantLinux” para o wayland, nossa eu uso demais esse programinha.

1 curtida

Confirmo:

O Plasma 6.4.0 foi instalado no meu openSUSE Tumbleweed com as atualizações do último Domingo (22) – e ao reiniciar, o Login Automático carregou a sessão X11.

Ainda não iniciei o Arch, desde quando instalou o Plasma 6.4.0 no último Domingo. – Esta é a 3ª semana que uso direto o openSUSE – e estou “resistindo” à tentação de reiniciar o PC só para verificar o Arch Linux.

No entanto, a configuração do SDDM não foi alterada:

Também ainda não carreguei o Fedora desde Domingo, quando instalou o Plasma 6.4.0 – mas nele já estou usando Wayland há muito tempo.

Também ainda não iniciei o Mageia – que estava com “Plasma 6.4 Beta2” (na verdade, 6.3.91), usando X11 normalmente – e no Domingo passou para o 6.4.0.

O resto, ainda está longe:

O Debian Testing passou do Plasma 6.3.4 para 6.3.5 – e não deve passar disso.

O Void estava com 6.3.3 – e continua.

O PCLinuxOS continua com Plasma 5.27.11.

2 curtidas

Hoje ja chegou o Plasma 6.4.1 reinstalei o x11 com
sudo pacman -Syu plasma-x11-session
E ta tudo normal.

3 curtidas

Mais uma vez vejo como telemetria é importante e alguns paranoicos deveriam entender o proposito desse recurso, principalmente quando direcionado a melhoria ou direcionamento de foco de um projeto.
Não é surpresa para mim o Wayland já estar em uso pela maioria, pois quando decidi migrar meus dois setups (AMD e Intel) para Wayland, absolutamente não tive nenhum problema e nem regressão de desempenho nas minhas atividades, ao contrário, ganhei um desktop visivelmente mais fluido.
Como o Nathan mesmo falou no seu blog, o Wayland já serve para o que a maioria precisa, e apenas um ou dois gatos-pingados que usam coisas muito nichadas ou fora de curva podem realmente ter problemas no uso do Wayland.
Em resumo, a maioria já pode usar tranquilamente Wayland e espero que o X11 seja descontinuado rapidamente para que os devs possam focar na modernidade. O X11 já fez o seu trabalho e cumpriu seu proposito, agora é hora de descansar.

5 curtidas

A telemetria pode ser verificada nas “Configurações de sistema” → “Comentários dos usuários”.
Essa opção só estará disponível caso o pacote kuserfeedback esteja instalado.

3 curtidas

Valeu!

Verifiquei que está ativada – no openSUSE Tumbleweed – e no grau máximo:

2 curtidas

Mantenho a telemetria ativada aqui do Opensuse.

2 curtidas

infelizmente não tem telemetria que ajude o X11.

1 curtida

Já se foi o tempo dele.

1 curtida

Mas ainda sim consegue resistir bravamente kkk

1 curtida

Saí do Linux Mint ontem, e estou usado Arch Linux por causa do Wayland. Mesmo com Gnome, ele consegue ser tão ou mais leve que o Linux Mint com cinnamon.

1 curtida

Valeu, @sparrow !

Hoje, finalmente precisei fazer um reboot no openSUSE (via tty4), e constatei que o Arch de fato parou na tela de Login, aqui também. – Não encontrei opção X11. – Reiniciei, e fui verificar o resto:

O openSUSE continua fazendo Auto-Login em sessão X11 – apesar de já ter atualizado para Plasma 6.4.

Mageia Cauldron tinha atualizado para o Plasma “6.4 beta” (6.3.91) dia 1°, e no dia 8 não carregou o DE. – No dia 15, pesquisei no Google – e instalei kwin-x11 (Domingo retrasado):

# urpmi kwin-x11

Ele trouxe +3 dependências:

Voltei então (hoje) ao Arch. – Em vez de fazer Login, alternei para o console virtual tty4.

Primeiro, atualizei geral. – Depois, instalei o plasma-x11-session, conforme a dica do @sparrow – Veio junto o kwin-x11 como dependência:

Reiniciei – e o Arch voltou a fazer Auto-Login – no X11:

4 curtidas

O KDE Plasma 6.4.1 no Arch, já vem sem a sessão X11 no SDDM.
Vc tem que instalar no terminal o plasma-X11-session, para voltar como era antes.

1 curtida

"A equipe do Arch Linux publicou um aviso informando aos usuários do desktop KDE Plasma sobre uma mudança importante. “No Plasma 6.4, a sessão Wayland será a única instalada quando o usuário não especificar manualmente o kwin-x11. Com a recente divisão do Kwin em kwin-wayland e kwin-x11, os usuários que executam a antiga sessão X11 precisam instalar manualmente o plasma-x11-session, ou não conseguirão efetuar login. Atualmente, o pacman não consegue descobrir sua configuração pessoal, e não seria aceitável instalar o plasma-x11-session e o kwin-x11 para todos que usam o Plasma.”
(Traduzido pelo Google Tradutor)

O Opensuse continua disponibilizando as opções Plasma Wayland e Plasma X11 na tela de logins após a atualização do Plasma para 6.4.1

2 curtidas