Obrigado pelas informações, @acvsilva! – Eu tinha visto uma “afirmação” assustadora, por aí, de que o KDE ia chutar o balde do X11, sem deixar claro que isso ainda levaria 2+ anos. – Eu já estava suando frio… 
Seguindo as “fontes” upstream, de clique em clique cheguei ao blog do Nate Graham, onde se encontra a informação original, em sua forma mais “pura”:
Quanto a quando o Plasma deixará de oferecer suporte ao X11? Atualmente, não há um cronograma definido para isso, e certamente não espero que isso aconteça no próximo ano, ou mesmo nos próximos dois anos. Mas isso é apenas um palpite; depende da rapidez com que implementarmos tudo em https://community.kde.org/Plasma/Wayland_Known_Significant_Issues . Nosso plano é lidar com tudo nessa página de forma que mesmo o usuário mais hardcore do X11 não perceba que algo está faltando ao migrar para o Wayland.
(Grifos meus).
De passagem, ele cita um fato interessante, captado entre os usuários que ativaram a Telemetria:
Curiosamente, a porcentagem de usuários do Plasma 6 no Wayland era de 82% há um mês e agora caiu para 73%. O que mudou? O SteamOS 3.7 foi lançado com o Plasma 6 e a sessão X11 ainda usada por padrão! Curiosamente, desde então, a tendência do Wayland continuou a subir; há um mês, a porcentagem de usuários do Wayland caiu de 82% para 70% e hoje está em 73%.
(Acho que vou ativar a Telemetria por aqui, para dar uma força ao X11
Usuários do X11, uni-vos!).
O que o Nate diz, portanto, é que tudo vai depender mais das distros, do que da “equipe” do KDE:
Então você pode ver que, em grande parte, isso depende das distros, não de nós. Não faria sentido para nós nos livrarmos do suporte ao X11 do Plasma enquanto as principais distros ainda o distribuem por padrão, e da mesma forma, não faria sentido para nós mantê-lo por muito tempo depois que essas distros o abandonarem.
“Bem, eu não sou a maioria das pessoas! Eu sou eu, eu sou um indivíduo! Eu não sou um número, eu sou um homem livre!”
Tudo bem, e você é o motivo pelo qual ainda estamos mantendo a sessão X11! Vamos nos esforçar muito para não nos livrarmos dela até que você também esteja satisfeito.
Quanto ao ritmo da manutenção:
Status atual: A sessão X11 do Plasma continua sendo mantida.
Especificamente, isso significa:
- Garantiremos que o Plasma continue a compilar e implantar no X11.
- Relatórios de bugs sobre a sessão do Plasma X11 estar terrivelmente quebrada (por exemplo, você não consegue efetuar login) serão corrigidos.
- Regressões muito ruins específicas do X11 provavelmente serão corrigidas eventualmente.
- Bugs menos graves específicos do X11 provavelmente não serão corrigidos, a menos que alguém pague por isso.
- Os recursos específicos do X11 definitivamente não serão implementados a menos que alguém pague por eles.
Tratei de ver “quem paga”, no link acima. – Na verdade, são “consultorias” – ou empresas / entidades muito envolvidas com o KDE:
Patronos
- Blue Systems
- Qt Group
- Techpaladin Software
- Kubuntu Focus
Apoiadores
- KDAB
- basysKom GmbH
- enioka Haute Couture
Outras empresas de consultoria
- Codethink
- Collabora