KDE Frameworks 5.73 lançado

O KDE é um dos maiores projetos que o mundo linux possui. Com mais de 2700 pessoas envolvidas, 200 aplicativos, 1000 repositórios e 2600 projetos. Sendo assim, o KDE é bem mais que uma interface gráfica.

Recentemente, foi lançada a versão 5.73 do KDE Framework, que é uma atualização mensal de seu principal pacote de software open source para o Ambiente KDE Plasma que traz vários recursos e melhorias para os usuários.

Essa nova versão vem com mudanças interessantes como por exemplo, o Kirigami UI que recebeu um novo componente FlexColumn e oferece suporte a visibilidade de ação no GlobalDrawer, junto com as otimizações para layout móvel.

O tema de ícones Breeze também passou por algumas mudanças durante o ciclo de desenvolvimento do KDE Framework e virá com novos ícones. A ferramenta KNewStuff também recebeu várias melhorias no design, com um layout remodelado, ajustes na tela de boas vindas e algumas correções em problemas visuais.

O Krunner foi aprimorado para não travar mais quando o usuário digita algo enquanto o plugin PIM Contact Search está ativo. Com essa nova versão, os aplicativos KDE apresentam um comportamento de complementação aprimorado e os pop-ups de widgets do plasma não aparecem mais no alternador de janelas.

Você pode conferir todas as mudanças contidas no KDE Framework a partir do Changelog da versão.

O KDE Framework não é algo que você pode simplesmente baixar e instalar no computador. Ele é distribuído a partir dos repositórios das distribuições e basta atualizar o sistema para receber essa versão.

Você utiliza o KDE Plasma? Já atualizou o sistema? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

1 curtida

Estou com KDE-NEON na veia hhehehe

1 curtida

Realmente. Aliás, o nome do ambiente gráfico agora é apenas Plasma justamente para separar as duas coisas. KDE é a fundação, Plasma é o ambiente gráfico que a fundação KDE desenvolve.

3 curtidas