KDE - dúvidas sobre painel e temas entre outras coisas

Oi pessoal,
Tenho pensado em utilizar o KDE. Depois muito tempo sem utilizá-lo ( 20 anos ou mais), não sei mais como configura e onde fica os arquivos de configuração de tema entre outros recursos.
Por exemplo:

  • Onde fica as pastas de arquivos de temas desktop e temas de ícones?
  • O painel principal tem a função de ocultar inteligentemente?
  • Antes de usá-lo estou testando virtualmente, e temas com transparência só funciona no menu e no painel. Como habilitar para funcionar no gerenciador de arquivos e etc…?
  • Qual dock funciona legal no KDE?
  • Vou instalar pelo Arch, por isso preciso saber nomes de pacotes para uma determinada função. Existe algum site com esta informação?
  • Como citado acima , qual o pacote para digitalizar documentos?

Bem pessoal, por enquanto é isso. Se alguém puder ajudar agradeço.

3 curtidas

Latte-dock (do projeto KDE)

Link de uma configuração do KDE

O melhor é o do próprio Arch Link

1 curtida
  • Há pastas para uso apenas do usuário ou de todos do sistema, para o caso do usuário há pastas chamadas /.fonts - /.icons - /.themes
  • Tem
  • Neste post o autor explica como configurou o KDE dele, nesse meio há a questão de blur nos aplicativos como terminal e gerenciador de arquivos
2 curtidas

Sobre personalização do KDE Plasma, deixo esses dois tópicos:

Latte-dock é perfeito no KDE Plasma

Se não me engano tem sim :thinking: :slight_smile:

1 curtida

Uau, isso é muito tempo! Só por curiosidade, você vem utilizando quais ambientes gráficos desde então?


A pasta eu não sei, mas desde quando conheci o KDE (lá por 2008/2009) você podia baixar através do próprio ambiente gráfico. Vá em MenuAplicativosConfiguraçõesConfigurações do sistemaTema do Espaço de Trabalho.


Observação. A barra está na parte superior porque deixei o visual do meu KDE Plasma no mesmo esquema do GNOME 2.


Não sou de ficar mexendo nos efeitos até porque não tenho uma máquina parruda, mas dê uma olhada em Configurações do sistema na parte Comportamento da área de trabalhoEfeitos da área de trabalho .


Que tipo de aplicativos? Segundo esta página, com o pacote kde-applications-meta você instala o conjunto “completo” de aplicativos do KDE Plasma. De qualquer forma, tem a página de busca de pacotes do ArchLinux: https://www.archlinux.org/packages/.


Creio que qualquer um que lide com imagens. No KolourPaint vou em ArquivoDigitalizar.... Certamente outros programas (do KDE ou não) terão caminho semelhante. Mas acho que você precisará configurar um scanner ou impressora multifuncional no seu sistema primeiro para que essa opção apareça, não sei.

Agora se você quer um programa que converta o texto do documento digitalizado em caracteres reais que podem ser selecionados e tudo, nunca parei para pesquisar pro um programa que faça isso. Você precisará dar uma googlada.

2 curtidas

Sim.Baseados em GTK ou somente wm.

Eu estou fazendo este processo, mas tem alguns pacotes que não instalam e se for instalado alguns não aparecem no tema ou ícone. Por isso pasta, qualquer coisa instalado manualmente.

Como vc fez isso?

ok

ok.

Não é nada demais, não tem mistério. Simplesmente ponho uma barra na parte superior da tela e crio outra posicionando-a na parte inferior.

Para mover o painel, vá em Configurações de painel (já lhe mostrei como chegar aqui) e use o botão Borda da tela para mover o painel. Depois remova/adicione os widgets que você quiser, para adicionar widgets aperte no botão + Adicionar widgets....

Aqui minha área de trabalho.

1 curtida

Temas de desktop ficam no ~/.local/share/plasma. Ícones ficam no mesmo lugar que para gtk. ~/.local/share/icons

Infelizmente não. O painel só tem quatro opções: Sempre mostrar, sempre ocultar, sempre abaixo ou sempre acima. Nesse ponto o Latte é melhor.

Vai depender do Widget Style. Se for gtk2, esqueça. A implementação é horrível. Agora se for Breeze, é possível alterar a transparência nas opções. Caso seja kvantum, vai depender do tema.

Todas, mas a que faz uso do Framework do KDE a ponto de ficar natural, só o Latte

Existe um meta pacote para isso. Dá uma olhada no site do Archlinux. Existe informação para todos os pacotes no repositório.

Creio que seja o Skanlite. Para visualizar, é o Okular

2 curtidas

Mas essa função de “ocultar inteligentemente” já não é feita pela função Ocultar automaticamente do KDE Plasma?

1 curtida

Não. A função Ocultar Automaticamente é similar ao do Painel do Windows. Fica oculto até o mouse encostar

1 curtida

Para instalação apenas para o teu usuário:
~/.icons - Ícones e cursores* (*Confirmar se cursores também)
~/.fonts - Fontes
~/.themes - Temas

3 curtidas

Oi galera, pelo testes que fiz pode utilizar as janelas podem cobrir, para ocultar inteligentemente.

Valeu @TeijiW, vc já tinha falado, mas eu não tinha testado.

3 curtidas