KDE discute novo logo para o Plasma

Faltando pouco mais de um mês para o KDE Plasma 6 ficar pronto, Nate Graham, desenvolvedor membro da equipe KDE iniciou um debate no fórum do projeto sobre um novo logo para a interface gráfica, que deverá aparecer no menu e alguns outros lugares do sistema, além de materiais promocionais.

Atualmente, temos um logotipo com uma seta apontando para a direita, com três círculos à esquerda, pode não ser um primor de design, mas cumpre o propósito de ser visível mesmo em ícones pequenos. O impacto de uma possível mudança pode ser pequeno, principalmente em sistemas operacionais que substituem o logotipo, de toda forma, ele deverá figurar em eventos e homenagens.

Atual logo do KDE Plasma

Algumas opções foram apresentadas, todas mantendo ao menos alguma forma que remeta ao anterior, seja por um triângulo ou pelos círculos. Os comentários da postagem envolvem desde elogios, outras propostas de logotipo, criticas sobre se parecer com outros logotipos existentes, sobre se mudar para um produto, deve fazer o mesmo para os demais, e até mesmo se realmente esse é um assunto relevante neste momento.

Confira as propostas para o logotipo do KDE Plasma!

6 curtidas

Eu particularmente gostei dos “triângulos” ; com algum lapidamento, e ajuste; ficaria muito bom.

Mas concordo com o que fora discutido por lá; para esse tipo de mudança não se pode fazer competição, teriam que se juntar e contratar alguém/alguma empresa especializada, e juntamente redesenharem a identidade visual do projeto.

Será algo que despenderá tempo, dinheiro e muitas horas de estudo/discussão interna.

1 curtida

achei o triangulo muito bonito mesmo,acho que ele vai ser o mais aceito talvez

2 curtidas

Outras coisas que eu melhoraria no Plasma, pensando no Plasma 6 seria a tela de carregamento do sistema.

O splashscreen do Plasma 5 é triste, muito simples e não condiz com um sistema moderno. Eu mesmo ao sair do 'KDE Neon" para o TuxedoOS sinto uma baita diferença só pelo cuidado de personalizarem uma tela de carregamento bonita, passando bem mais segurança e confiabilidade ao projeto.

E sim, o logo padrão do “Plasma” não é um primor de beleza não, mas já me acostumei kk.

Primeiro é o padrão do TuxedoOS (logo deles), o segundo é a versão “colorida” que eu utilizei por exemplo no KDE Neon, as demais são os padrões do tema breeze claro e escuro.

Eu gosto da versão colorida.

Que não é a dos temas, o logo é do Start, mas está presente nos ícones do sistema. Eu troquei manualmente pra utilizá-lo.
Screenshot_20240105_175436

splashscreen do plasma e realmente bem meia boca,acho que seria legal uma logo do plasma,ou a logo da distribuição que esta instalada,com uma mensagem escrita "welcome to plasma"acho que assim seria legal

1 curtida

Acho que não precisaria muita coisa, é definir um logo bonito e atual pro Plasma 6, e fazer similar ao que a Tuxedo faz; um círculo indicando carregamento, e o novo logotipo do Plasma… podendo ter sim a mensagem “Welcome to plasma 6” no carregamento do sistema.

Talvez algo mais elaborado mas nessa pegada ficasse bom, sim eu gosto dos triângulos como logotipo kkk.
68ceede6e4e1ac424f55c35bbafd007e058a5821

O único “ponto” em que a mudança poderia me afetar, seria no ícone do “Menu K”.

Mas uso um tema do Manjaro (Maia Transparent), que substitui o ícone do K pelo do Manjaro – e eu mudo para o ícone de cada distro:

Fora do ícone do Menu K no Painel, pode mudar à vontade, que pra mim tá de boas.

1 curtida

realmente nesse estilo do triangulo ficou muito bonito,acho que so pensei muito alem mesmo haha

1 curtida

Há pouco tempo foi o SUSE, agora o KDE… Só falta o Gnome agora tirar aquele pézão da logo kkkkkk

1 curtida

eu acho a logo do gnome bem + ou -,o problema e que pra criticar eu precisaria ter uma ideia na minha cabeça pelo menos de algum design pra uma nova logo

Falei mais em tom de brincadeira, até porque nesse caso é indiferente e ela nem aparece, só fui saber qual era a logo do Gnome depois de começar a utilizar. Mas seria algo interessante de ver, ainda mais considerando que é a mesma desde o início do projeto (assim como a do KDE e da SUSE)

@Rodrigo_Chile dá uma conferida nesse tópico

Não sei se é verdade, mas o atual logo do Plasma ainda faz alguma menção ao “Cashew”; aliás quem em sã consciência via um Caju aqui?
kde-plasma-cashew-icon-300x300

1 curtida

Comecei com esse, lá em 2007, +/-.

Triângulo branco com bolinha branca do lado, parece o sol nascente gelado com o monte Fuji.

1 curtida

Eu queria ter condições financeiras pra contratar 1 profissional pro renaming do meu projeto

2 curtidas

bom,acho que seria bom trocar,pois e a logo do gnome,a primeira coisa que vc ve quando pesquisa gnome e aquele pezao de princesa e embaixo escrito gnome