Bom dia a todos!
Sou novo por aqui e gostaria da ajuda de vocês.
Procurei outros posts sobre este problema, mas, os tópicos em relação a conectividade do Kde Connect estão fechados.
Sempre usei este recurso do Kde e nunca tive problemas ao parear meu note com meus celulares, porém, mudei de apartamento e o wi-fi aqui é do prédio e não tenho acesso as configurações internas do roteador.
Se eu rotear a internet do android para o notebook, consigo parear normalmente.
Ontem havia mudado as configurações do firewall do notebook, porém, sem resultado, tanto é que desfiz as mudanças que eu havia feito.
Foi aí que pensei em testar no trabalho e funcionou normal aqui, então, tudo indica alguma configuração do roteador de casa. Alguma sugestão do que fazer antes de eu acabar comprando um repetidor?
Desde já, agradeço a todos…
na minha humilde ignorância, o kde connect não reconhece dispositivos de rede. é o networkmanager. vc conectou na mesma rede, o kde connect vai funcionar com o celular que tem o mesmo instalado. aqui fala para vc abrir as portas 1714-1764: Reddit - Dive into anything
já tentou conectar desabilitandlo seu firewall?
vc não poderia manter as duas conexões? do condomínio e também do roteamento do celular? vc vai usar o kde connect por este.já usei este recurso para conectar na impressora do meu trabalho, pela interface wifi, e navegar na internet pelo roteamento num adaptador usb que tenho. é uma possibilidade. mas aí vc precisa de um adaptador wifi na porta usb. se tiver um disponível.
dê retorno.
Obrigado pela resposta.
Já tentei de tudo, mas, só no wifi do prédio ele não reconhece os dispositivos. Aqui no wifi do trabalho, reconhece normalmente.
Acredito que um adaptador wifi nao irá fazer diferença, já que o problema nao é na minha placa wifi do notebook, pois aqui no trabalho consigo usar o kde connect normalmente.
talvez se algo for surtir efeito, seria um repetidor wifi.
vc n entendeu. veja bem:
wifi 1 - vc navega na internet
wifi 2 (usb) - vc conecta no kdeconnect.
Entendi sim, porém, para mim, não faria sentido eu usar desta forma, ainda mais que aqui no trabalho consigo usar normalmente (notebook e celular na mesma rede).
A internet de casa é dual band? O celular está conectado numa rede 5 GHz e o lap na rede 2.4 GHz, por exemplo?
Você já deve ter tentado isso, mas… apenas por desencargo de consciência:
Em cada distro Linux, meu computador só detecta o celular depois que abro essas portas:
# history | grep iptables
105 2022-03-23_20-05-12 iptables -I INPUT -p tcp --dport 1714:1764 -j ACCEPT
106 2022-03-23_20-05-20 iptables -I INPUT -p udp --dport 1714:1764 -j ACCEPT
Não sei no Windows, pois não uso.
O WIFI do seu prédio deve estar com a opção de Isolar os clientes/ Client isolation. Basicamente, vc conecta na rede, navega, mas as máquinas e dispositivos ligados nessa rede não se enxergam. De certa forma, para um rede predial/condominio, esse tipo de configuração é bem vinda!.
O roteador tem 5 e 2 ghz, mas, como sei que o celular fica alternando, eu já havia apagado a rede 5ghz do celular, pq o meu note é velhinho e nao tem suporte a roteadores 5G.
O fato é que: no wi-fi do trabalho, conecta normalmente e nem precisei abrir as portas pra conectar por aqui, só em casa que nao reconhece.
Quanto ao que Tallescg falou, então, a única opção seria um repetidor wi-fi, ja que nao tenho acesso as configurações do roteador?
Sim, você já tinha falado que já experimentou algo assim no firewall, e o @acvsilva já tinha mencionado as portas 1714-1764.
Mas me refiro ao fato de serem 2 coisas: tcp
e udp
.
Sim, liberei tanto tcp, quanto udp, mas, não faz sentido eu ter que desbloquear estas portas no notebook apenas pra usar no wi-fi de casa, a menos que eu tivesse que abrir alguma porta do roteador, mas não tenho acesso!
Acredito que seja algo como o @Tallescg falou!
Olá Smith, olá a todos!
Vejo que esse tópico já fez aniversário, mas quero aqui postar minha experiência com o KDE Connect.
Não entendo pq as transferências são tão lentas entre meu notebook (LG A560-T, i7-3630qm, chipset Intel HM77, e um smartphone Nokia 2.3 com Android 12.
Mesmo com meu roteador Wi-Fi sendo WPA2 de 150 Mbps, 2.4 GHz (Multilaser RE47), a velocidade fica igual ao Bluetooth, e mal passa dos 2,6 Mb/s.
Estou usando o Regata OS 23.1 atualizado até 8/2/24, e o app no Nokia também é o mais recente.
O colega freeQ chegou a comentar em outro tópico, que talvez essa limitação se dê ao processador do Nokia 2.4.
Li em outro fórum, que via cabo também é lento, pq os fabricantes colocam USB 2.0, já que são pensados mais para o carregamento das baterias.
Mas aqui, meu melhor resultado está sendo via USB mesmo. Consigo até uns 23 MB/s.
Detalhe: no meu Wi-Fi limito os dispositivos que tem acesso, e estipulo uma velocidade de download pra cada um. Mesmo atribuindo 20 megas pro Nokia, no Connect não passa mesmo dos 2,6 Mb/s.
Existe uma diferença entre “megas” (Mbit/s) e “MB” (MByte/s).
Como você escreveu “Mb/s”, a gente não pode ter certeza do que você está falando – ou se o “b” (minúsculo) foi só por distração:
10 “megas” = 10 Mbit/s = 1,25 MB/s = 1,19 MiB/s ~ na prática: 1,31 MiB/s
200 “megas” = 200 Mbit/s = 25,0 MB/s = 23,84 MiB/s ~ na prática: 26,1 MiB/s
480 "megas" = 480 Mbit/s = 60,0 MB/s = 57,22 MiB/s ~ na prática: 62,9 MiB/s
Veja aqui.
(Mas isso, já está fora do assunto do tópico).
Distração mesmo! Corrigindo para “2,6 MiB/s”
Meu Wi-Fi de 150 Mbps, suporta em tese 18,75 MB/s.
No painel de config. do roteador, setei a largura de banda de meu notebook e do celular em 19.200 KB/s e refiz o teste.
Subiu para 5,8 MiB/s.
Mas devido à lentidão e travamentos do meu bugado Nokia 2.4 (que nem hard reset está aceitando), não vou culpar a rede, até testar com outros smartphones.
KDE Connect no Wi-Fi de 150 Mbps:
Conexão via cabo na porta USB 3.0:
Caso eu não encontre nenhum tópico sobre lentidão no Wi-Fi e como otimizá-lo para Linux, vou abrir um tópico para tratar disso, envolvendo também a lentidão do KDE Connect.