KDE com Wayland melhor pra máquinas fracas?

Gente, como muitos sabem; uso o Manjaro com KDE; tem bastante tempo que venho notando inúmeros travamentos, lentidão e falta de fluidez no sistema. Minha máquina é um notebook convertido em PC; um Lenovo Ideapad 310. Uso de RAM nunca foi problema para meu uso pessoal, 4GB tem sido bastante suficiente pra rodar o Plasma5 em meu uso diário.
No meu uso pessoal o Kernel 4.19 se mostra melhor que o 5.4; no meu hardware.
Entretanto fui testar a versão do Plasma com Wayland, que não vem por padrão no Manjaro KDE e me deparei com muita fluidez e desempenho superior ao Xorg.
Quem tem hardware mais simples tem tido essa boa impressão com o Wayland?
Meu hardware:
Sistema Operacional: Manjaro Linux
Versão do KDE Plasma: 5.19.4
Versão do KDE Frameworks: 5.74.0
Versão da Qt: 5.15.0
Versão do kernel: 4.19.139-1-MANJARO
Tipo de sistema operacional: 64 bits
Processadores: 4 × Intel® Core™ i3-6006U CPU @ 2.00GHz
Memória: 3,8 GiB de RAM
Processador gráfico: Mesa Intel® HD Graphics 520

1 curtida

o wayland é ótimo para vc acabar com screen tearing, vc percebe de cara a fluidez de janelas. Mas comparado ao uso de sessão xorg o consumo de recursos nos meus testes foram iguais. Não uso o wayland no Plasma, pois diferente do gnome ainda não está maduro… talvez daqui a um ano quem sabe.

3 curtidas

@Tallescg, vc sabe como eu descubro se o wayland ou o xorg está ativo na sessão? e, se estiver com xorg, como eu instalo o wayland? não achei nada aqui no manjaro gnome numa primeira fuçada…

No GNOME basta abrir a central de controle e ir em sobre.

no terminal env | grep SESS
Nos derivados do arch creio que não precise instalar nada pois os pacotes não são fragmentados, basta no GDM quando você for fazer login clique na engrenagem e verifique qual sessão está utilizando, a sessão com wayland é a GNOME normalmente, depois tem a Clássica e Xorg ambas rodam no Xorg.

@Tosca16 os problemas de pequenos travamento é do processador infelizmente, já rodei em xorg/wayland/windows e em algum momento o mouse fica lento não chega a travar, mas é irritante.

Tá em X11 (deve ser xorg, né?) - e na engrenagem só aparece Gnome e Gnome Vanilla, não diz nada sobre Xorg ou Wayland. Imagino que o Wayland não esteja instalado…

Eita, teoricamente a sessão padrão do GNOME deveria ser com wayland, mas talvez seja essa GNOME Vanilla (Eu odeio quando colocam Vanilla, eu só conheço um GNOME ahahaha)

2 curtidas

Geralmente tem um pacote específico pro wayland. No gerenciador de login haverá opção de escolher qual interface gráfica vc quer carregar:

• KDE Plasma
  • KDE Plasma (wayland)

Vc seleciona, dá a senha e entra. Eu testei alguns meses atrás e ainda tinha vários bugs que inviabilizam o uso. Vale lembrar também que diversos aplicativos tem pacotes específicos ou configuração adicional para melhorar a performance em wayland, por exemplo o firefox:
https://wiki.archlinux.org/index.php/Firefox#Wayland

Abaixo parte da wiki do arch sobre o kde com explicação de como fazer funcionar.

https://wiki.archlinux.org/index.php/KDE_(Português)

Instalação

Plasma

Antes de instalar o Plasma, certifique-se de ter uma instalação Xorg em funcionamento no seu sistema.

Instale o meta-pacote plasma-meta ou o grupo plasma. Para diferenças entre plasma-meta e plasma, consulte Grupo de pacotes. Como alternativa, para uma instalação mínima de Plasma, instale o pacote plasma-desktop.

Para habilitar o suporte a Wayland no Plasma, instale também o pacote plasma-wayland-session.

1 curtida

Só que parece que não é… e no PAMAC, nada de achar metapacotes Wayland pro Gnome, só pro Plasma

No GNOME sim, tenho mais consistência no desempenho/ animações /qualidade da imagem (sem tearing) com Wayland, isso no notebook intel hd4000 e no desktop com amdgpu. Agora, no KDE plasma Wayland, nunca tive uma boa experiência, isso aconteceu ontem testando no Fedora:

A sessão Wayland ficou toda zuada e fechou o jogo que estava rodando. Creio que o Kwin está muito amarrado ao X11 apesar de a cada update corrigirem problemas dele quando usando Wayland.

1 curtida

Oi…

Faz no manual mesmo…

Diretamente no arquivo de configuração do gdm

Use o editor preferido, aqui vou usar o nano como exemplo

sudo nano /etc/gdm/custom.conf

No momento estou no celular , mas acho que o nome é este mesmo…
Procure por custom ou gdm…

Feito isso…

Procure pela palavra wayland no arquivo…

Vc deverá comentá-la

Exemplo

Wayland…=…

Para

#Wayland=…

Salve e reinicie …

Não sei se só reiniciando a sessão surge efeito…
Talvez tenha que reiniciar o pc

1 curtida

Concordo que a sessão Wayland do Plasma ainda é imaturo, mas parece muito promissora… espero, que não demorem muito a ser a principal.

No meu caso parece ser placa gráfica, porque não tem uso elevado de processamento quando dava engasgos… sim, vejo a falta de processamento em vídeos, programas mais pesados; no uso cotidiano, aparentemente não era o processador, no meu caso a sessão Wayland mudou da água pro vinho e praticamente sanou esse problema.

Não seria o caso de colocar como WaylandEnable=true?

Não… É só comentar… e deixar como false…

O padrão do gnome É wayland

Acho que tem um texto explicativo

1 curtida

Tá, fiz como vc colocou, já testo

Se quiser verificar por terminal

Segue o comando

env | grep -i wayland

Se aparecer alguma coisa está rodando wayland

pra ver se está rodando com wayland tbm:

echo $XDG_SESSION_TYPE

2 curtidas

Eu não tenho paciência de ficar decorando variável…

:smile:

Vou pelo caminho mais simples…

Apareceu, deu certo mexer no custom.conf
Tô achando um tico lento, mas a variação de frequência do meu processador travou desde a última vez que fiz boot no Windows, nem imagino o que seja (coisas do meu Dell com I3). Se voltar a funcionar com variação de frequência vai dar pra avaliar se o Wayland roda aqui melhor que o Xorg

Olha, ajudou sim, me parece… com algumas coisas rodando aqui (ferdi, thunderbird, signal, brave, pulseeffects e o kdenlive com vídeo rodando), o consumo de cpu e memória parece bastante razoável. Claro que consegui, não sei bem como (a solução foi desligar e ligar o note), restaurar a frequência variável do processador. Aí tá indo bem…