Gente, como muitos sabem; uso o Manjaro com KDE; tem bastante tempo que venho notando inúmeros travamentos, lentidão e falta de fluidez no sistema. Minha máquina é um notebook convertido em PC; um Lenovo Ideapad 310. Uso de RAM nunca foi problema para meu uso pessoal, 4GB tem sido bastante suficiente pra rodar o Plasma5 em meu uso diário.
No meu uso pessoal o Kernel 4.19 se mostra melhor que o 5.4; no meu hardware.
Entretanto fui testar a versão do Plasma com Wayland, que não vem por padrão no Manjaro KDE e me deparei com muita fluidez e desempenho superior ao Xorg.
Quem tem hardware mais simples tem tido essa boa impressão com o Wayland?
Meu hardware:
Sistema Operacional: Manjaro Linux
Versão do KDE Plasma: 5.19.4
Versão do KDE Frameworks: 5.74.0
Versão da Qt: 5.15.0
Versão do kernel: 4.19.139-1-MANJARO
Tipo de sistema operacional: 64 bits
Processadores: 4 × Intel® Core™ i3-6006U CPU @ 2.00GHz
Memória: 3,8 GiB de RAM
Processador gráfico: Mesa Intel® HD Graphics 520
o wayland é ótimo para vc acabar com screen tearing, vc percebe de cara a fluidez de janelas. Mas comparado ao uso de sessão xorg o consumo de recursos nos meus testes foram iguais. Não uso o wayland no Plasma, pois diferente do gnome ainda não está maduro… talvez daqui a um ano quem sabe.
@Tallescg, vc sabe como eu descubro se o wayland ou o xorg está ativo na sessão? e, se estiver com xorg, como eu instalo o wayland? não achei nada aqui no manjaro gnome numa primeira fuçada…
No GNOME basta abrir a central de controle e ir em sobre.
no terminal env | grep SESS
Nos derivados do arch creio que não precise instalar nada pois os pacotes não são fragmentados, basta no GDM quando você for fazer login clique na engrenagem e verifique qual sessão está utilizando, a sessão com wayland é a GNOME normalmente, depois tem a Clássica e Xorg ambas rodam no Xorg.
@Tosca16 os problemas de pequenos travamento é do processador infelizmente, já rodei em xorg/wayland/windows e em algum momento o mouse fica lento não chega a travar, mas é irritante.
Tá em X11 (deve ser xorg, né?) - e na engrenagem só aparece Gnome e Gnome Vanilla, não diz nada sobre Xorg ou Wayland. Imagino que o Wayland não esteja instalado…
Eita, teoricamente a sessão padrão do GNOME deveria ser com wayland, mas talvez seja essa GNOME Vanilla (Eu odeio quando colocam Vanilla, eu só conheço um GNOME ahahaha)
Geralmente tem um pacote específico pro wayland. No gerenciador de login haverá opção de escolher qual interface gráfica vc quer carregar:
- KDE Plasma
- KDE Plasma (wayland)
Vc seleciona, dá a senha e entra. Eu testei alguns meses atrás e ainda tinha vários bugs que inviabilizam o uso. Vale lembrar também que diversos aplicativos tem pacotes específicos ou configuração adicional para melhorar a performance em wayland, por exemplo o firefox:
https://wiki.archlinux.org/index.php/Firefox#Wayland
Abaixo parte da wiki do arch sobre o kde com explicação de como fazer funcionar.
https://wiki.archlinux.org/index.php/KDE_(Português)
Instalação
Plasma
Antes de instalar o Plasma, certifique-se de ter uma instalação Xorg em funcionamento no seu sistema.
Instale o meta-pacote plasma-meta ou o grupo plasma. Para diferenças entre plasma-meta e plasma, consulte Grupo de pacotes. Como alternativa, para uma instalação mínima de Plasma, instale o pacote plasma-desktop.
Para habilitar o suporte a Wayland no Plasma, instale também o pacote plasma-wayland-session.
No GNOME sim, tenho mais consistência no desempenho/ animações /qualidade da imagem (sem tearing) com Wayland, isso no notebook intel hd4000 e no desktop com amdgpu. Agora, no KDE plasma Wayland, nunca tive uma boa experiência, isso aconteceu ontem testando no Fedora:
A sessão Wayland ficou toda zuada e fechou o jogo que estava rodando. Creio que o Kwin está muito amarrado ao X11 apesar de a cada update corrigirem problemas dele quando usando Wayland.
Oi…
Faz no manual mesmo…
Diretamente no arquivo de configuração do gdm
Use o editor preferido, aqui vou usar o nano como exemplo
sudo nano /etc/gdm/custom.conf
No momento estou no celular , mas acho que o nome é este mesmo…
Procure por custom ou gdm…
Feito isso…
Procure pela palavra wayland no arquivo…
Vc deverá comentá-la
Exemplo
Wayland…=…
Para
#Wayland=…
Salve e reinicie …
Não sei se só reiniciando a sessão surge efeito…
Talvez tenha que reiniciar o pc
Concordo que a sessão Wayland do Plasma ainda é imaturo, mas parece muito promissora… espero, que não demorem muito a ser a principal.
No meu caso parece ser placa gráfica, porque não tem uso elevado de processamento quando dava engasgos… sim, vejo a falta de processamento em vídeos, programas mais pesados; no uso cotidiano, aparentemente não era o processador, no meu caso a sessão Wayland mudou da água pro vinho e praticamente sanou esse problema.
Não seria o caso de colocar como WaylandEnable=true
?
Não… É só comentar… e deixar como false…
O padrão do gnome É wayland
Acho que tem um texto explicativo
Tá, fiz como vc colocou, já testo
Se quiser verificar por terminal
Segue o comando
env | grep -i wayland
Se aparecer alguma coisa está rodando wayland
pra ver se está rodando com wayland tbm:
echo $XDG_SESSION_TYPE
Eu não tenho paciência de ficar decorando variável…
Vou pelo caminho mais simples…
Apareceu, deu certo mexer no custom.conf
Tô achando um tico lento, mas a variação de frequência do meu processador travou desde a última vez que fiz boot no Windows, nem imagino o que seja (coisas do meu Dell com I3). Se voltar a funcionar com variação de frequência vai dar pra avaliar se o Wayland roda aqui melhor que o Xorg
Olha, ajudou sim, me parece… com algumas coisas rodando aqui (ferdi, thunderbird, signal, brave, pulseeffects e o kdenlive com vídeo rodando), o consumo de cpu e memória parece bastante razoável. Claro que consegui, não sei bem como (a solução foi desligar e ligar o note), restaurar a frequência variável do processador. Aí tá indo bem…