KaOS lança ISO baseada em Dinit, mas ainda mantém componentes do systemd

O KaOS segue em sua jornada de independência do systemd e lançou uma prova de conceito baseada no Dinit, mas ainda mantém uma pitada do tempero amargo.

2 curtidas

Uma distro irrelevante que continuará irrelevante, ou se tornará ainda mais irrelevante…

Usei por um tempo ainda em KDE e não vi nada de extravagante superior a outras. Nada que eu não pudesse fazer instalando um Arch Linux com KDE, entretanto, a mudança para o Noctalia-Shell me surpreendeu e fui testar como ficou, e na minha opinião achei um pouco disconexa.

O ambiente Noctalia-Shell (pra mim), não combinou com as aplicações do Plasma em QT, você mudava o tema do Noctalia e ao abrir um app KDE como o Gerenciador de Arquivos o tema estava totalmente diferente e pra mudar tinha que mexer no gerenciador de temas do KDE embutido no sistema para deixar mais parecido.

A que achei melhor trabalhada foi o CachyOS com o Niri+Noctalia-Shell mas com aplicações gnome que utiliza o GTK e ficou mais coesa com a UI do Noctalia.

Cheguei a usar por um tempo e me agradou bem mais.

Ainda tem uma galera considerável mantendo opções para que o mundo linux não fique dependente do systemd. A maior guerra ainda é conseguir rodar o Gnome, que cada vez fica mais dependente desse sistema de inicialização. Porém é interessante ver que para cada barreira imposta, é possível criar um contorno ou um substituto que mantém a filosofia de modularidade e simplicidade. Vale um destaque pro Gentoo, que mantém código e instruções para qualquer um montar sua distribuição ou sistema com a configuração que desejar.

1 curtida