Em sua comemoração de 10 anos de existência, a distro baseada em Arch Linux, KaOS, lançou uma
imagem do sistema trazendo algumas das últimas tecnologias do universo Linux, como por exemplo, uma prévia da interface KDE Plasma 6.
Dessa forma, o KaOS é a primeira distro a oferecer a sexta edição do KDE Plasma, que inclui também o framework Qt6, entretanto, a interface está em pré lançamento e podem ocorrer instabilidades. Este lançamento está mais para uma prévia do que está por vir, via Live Mode, do que um sistema realmente para produção, uma vez que nem mesmo o instalador Calamares está totalmente pronto e muitas aplicações KDE ainda não estão disponíveis.
Caso queira utilizar o KaOS para produção, pode baixar a também recém lançada ISO estável, na versão 2023.04, que inclui o KDE Plasma 5.27.4 LTS, junto ao kernel Linux 6.2.
3 curtidas
Tô surpreso que já tenha prévia do Plasma 6, pensei que ainda fosse demorar um ano até ficar próximo do lançamento.
2 curtidas
O Plasma 6 é simplesmente atualizar a plataforma para usar Qt6, esse esforço já começou tem alguns anos então as mudanças rápidas de agora são o resultado desses anos finalmente aparecendo pro público.
1 curtida
Que fim levou aquela novela onde a Qt disponibilizou o qt6 somente na licença proprietária? Na época falaram que o qt6 de código aberto ia ficar sempre um ano atrás nas atualizações e lançamentos.
2 curtidas
Foi isso que atrasou a migração do KDE Plasma com QT6?
Pesquisei sobre o assunto agora pela manhã e encontrei as seguintes informações:
- QT6 lançado em 08/12/2020. A versão 6.0 era incompleta ainda.
- Primeira versão completa do QT6 me parece ser a 6.2, lançada em 30/09/2021.
- A QT tem duas licenças: 1) comercial com suporte e 2) open source lançada de 6 a 12 meses mais tarde sem suporte (GPL).
- A KDE somente iniciou o port do Plasma depois de lançada a versão 5.27 em fevereiro deste ano.
- A próxima versão do Plasma será 6.0, baseada no QT6 (atualmente puxando dependência do qt 6.4). A ideia é somente trabalhar no ajuste dos aplicativos, sem trazer nenhuma novidade em relação ao 5.27.
- Nem todos os aplicativos precisam estar portados para QT6 até o lançamento, que ainda não tem data prevista. Provavelmente o lançamento se dará com parte dos aplicativos em QT6 e parte em QT5.
Então minha opinião é que o pessoal da KDE resolveu se manter no QT5 enquanto não chegava uma versão estável e completa do QT6 na versão opensource. Na época que a QT mudou a licença, a discussão era que o Plasma iria ficar um ano sem atualizações de bugs e falhas de segurança do QT. E parece que foi isso mesmo, daí mesmo já tendo uma versão do QT6 disponível, foi presumido que havia muitas falhas e então postergaram o trabalho de migração do Plasma.
3 curtidas
Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.