Saudações,
Eu estou tentando instalar o Kali-linux no meu PC, eu tenho 2 Nvme’s, ambos da marca WD, sendo um de 2TB e outro de 500MB, eu estou instalando o Kali no de 500MB, após a instalação ao reiniciar o PC ele entra direto no Windows, não exibe o GRUB na inicialização, eu entro na BIOS do PC e digo pra ele inicializar pelo Nvme de 500MB, ele inicializa exibindo e GRUB normalmente (inclusive detectando o windows) o problema é ao desligar ou reinciar o PC o GRUB some e eu não consigo mais inicializar o Linux só o windows, alguém tem ideia do que pode ser?
Verifique nas configurações de Boot do computador se o SSD de 500 GB está com prioridade na inicialização.
está, e isso é o mais estranho, porque logo que eu termino a instalação do kali o PC boota direto pra o Windows que está no Nvme de 2TB, ai eu entro na BIOS pra mudar o boot para Nvme 500GB, e lá na BIOS tem o nome “Kali” no início do Nvme de 500GB, eu coloco pra bootar por ele e o Kali carrega normalmente, mas quando eu desligo ou reinicio o PC o mesmo Nvme de 500GB que estava com o nome “Kali” muda pra “Windows Boot Manager”, e ai ele só boota direto pra o windows que está no Nvme de 2TB, não entendo porque isso está acontecendo.
É fácil de entender: o seu PC está dando prioridade para iniciar pelo NVME de 2 TB ao invés de iniciar pelo de 500 GB. Como o de 2 TB está apenas o Windows instalado, apenas o Windows vai iniciar normalmente.
Duas formas de mudar isso:
-
Alterar o Boot do Windows para incluir o Kali, com programas como o EasyBCD (acho que ele ainda funciona para isso).
-
Alterar a prioridade de Boot para iniciar pelo SSD de 500 GB, indo nas configurações de Boot ao invés do menu de Boot.
mas o PC está iniciando pelo Nvme de 500GB, que é o que está com o kali, porém ele está marcado na BIOS como Windows Boot Manager, ele só ficar marcado como Kali na primeira inicialização após a instalação do kali, do segundo boot em diante ele passa a Windows Boot Loader, eu vou tentar o EasyBCD, eu tentei o comando “bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\kali\grubx64.efi”, mas ele dá a mensagem “Foi especificado um dispositivo inexistente.” provavelmente pelo fato do windows estar no Nvme de 2TB e o Kali está no Nvme de 500GB. vou tentar o EasyBCD, obrigado.
infelizmente o EasyBCD não funcionou pelo fato do boot dos 2 sistemas serem UEFI, as opções do software não ficam habilitadas