Kali Linux 2023.4 adiciona suporte ao Rapsberry Pi 5

Com a última atualização de 2023 do Kali Linux, mais um importante computador ganhou suporte, o Raspberry Pi 5, além disso, quem utiliza serviços em nuvem pode adquirir o Kali 2023.4 diretamente da loja de aplicativos da Amazon AWS e Microsoft Azure, em arquitetura ARM64.

No novo Rapbperry 5, podemos considerar o Kali algo mais experimental, em estágio Beta: o Nexmon ainda não consegue trabalhar com o Wi-Fi integrado e o kernel é o 6.1, enquanto as demais versões do sistema têm o kernel 6.5.

Agora, o Kali Linux 2023.4 recebeu o GNOME 45, com o novo botão atividades e a barra lateral da base ao topo em aplicativos nativos. Mais algumas ferramentas de hacking foram adicionadas:

  • cabby, um cliente TAXII;
  • enum4linux-ng, edição “next generation” do enum4linux, com ferramentas extra;
  • exiflooter, encontra a geolocalização em URLs e diretórios de imagens;
  • h8mail, encontra brechas em serviços de e-mail;
  • PassDetective, escaneia o histórico do shell, em busca de senhas digitadas por engano em áreas não protegidas.

Todo o sistema de redirecionamento do repositório APT do Kali foi migrado para o MirrorBits, uma solução robusta, construída com tecnologias modernas, Go e Redis. Antes, utilizavam o MirrorBrain, sem manutenção desde 2015, criado para distribuir o player VLC, software com menos atualizações.

A partir de agora, instalações já podem contar com o Kali 2023.4. Uma vez que o Kali Linux trabalha como rolling release, quem já tem o sistema instalado, está recebendo os novos recursos pelo atualizador do sistema.

2 curtidas