Juntar / e /home

Então, quando eu instalei o sistema, ele particionou meu ssd e uma partição para o / e outra para o /home, tem como eu transformar tudo em uma partição de novo sem formatar o ssd ?
/

/home

Olá @Caue, tudo bem?

Acredito que, com muito cuidado, você possa tentar o seguinte:

1. Encerre sua sessão e inicie a sessão como root;

2. Desmonte a partição /dev/sda3 do /home e monte-a em /mnt;
    umount /dev/sda3
    mount -t ext4 /dev/sda3 /mnt

3. Copie todo o conteúdo de /mnt para /home;
    cp -rp /mnt/ /home/

4. Edite o arquivo /etc/fstab com seu editor favorito e comente a linha que diz respeito à montagem automática da partição /dev/sda3. Ao final, salve as modificações e saia/feche o arquivo;

5. Reinicie seu sistema, inicie a sessão com seu usuário e observe se está tudo ok com a /home e se a partição /dev/sda3 realmente não foi montada automaticamente. Se isso bater, você pode excluir a partição /dev/sda3 e alocar o espaço que era destinado para ela, com segurança, à partção /dev/sda2 usando o GParted, fdisk, cfdisk ou outro do seu agrado. Sendo GParted e cfdisk bastante intuitivos na utilização.

Caso precise de ajuda também com o particionamento, você pode citar aqui que a galera deve continuar a ajudar. Não coloquei o procedimento, porque pode ser algo bem simples para você, caso não, com certeza terá mais ajuda.

4 curtidas