Juntando Gnome Tweaks e Gnome Control Center

Saudações Pessoal.

A tempos venho pensando que seria ótimo se o pessoal do Gnome fizesse uma fusão entre o Gnome Tweaks e o Gnome Control Center, pois há muitas funções complementares em ambos aplicativos e, afinal de contas, tratam de configurações do sistema Gnome.

Dia desses troquei alguns e-mails com o Jeremy, a pessoa responsável pelo desenvolvimento do Gnome Tweaks, perguntando se existia essa ideia e/ou possibilidade.

Ele foi super simpático e atencioso. Resumindo a conversa, ele disse

“Não, não há planos de descontinuar o Gnome Tweaks e mover todo o seu conteúdo para o aplicativo Gnome Control Center”

dizendo também

“Em geral, os desenvolvedores e designers do Gnome Control Center acreditam que a maioria das configurações do Tweaks não é apropriada para o aplicativo de configurações”

Para fechar, deu a dica

“Aqui está minha recomendação: se você ver alguma configuração específica que você acha que deve ser movida, você pode registrar um bug para fazer essa solicitação em Issues · GNOME / Settings · GitLab

(traduções feitas por mim das respostas em Inglês)

E tu? O que achas de juntar os dois aplicativos? :wink:

2 Curtidas

Também fico me questionando do porque não haviam feito ainda. Mas essaa mensagens relembram bem o fato do Gnome pretender ser mais “fechado”.

Concordo com o pessoal do Gnome. A maioria dos problemas que a distro com sua interface tem, é pelas várias modificações que se faz no sistema. O pessoal sai mudando tudo que tem direito e quando da um problema, culpa a distro ou sua interface. Quanto menos opção de mexer no sistema melhor.

1 Curtida

É como dizem " a culpa é minha e coloco ela em quem eu quiser"

Também concordo, menos é mais para mim, só ter o essencial já tá bom.

Bom dia! Na verdade ele deu uma minimizada na situação aqui, já acompanhei uma discussão sobre exatamente esse tema no Reddit do Elementary OS, a forma como o Gnome Tweaks efetua suas configurações é considerada insegura e “contra as recomendações” dos desenvolvedores do Gnome e por isso, provavelmente jamais haverá uma fusão de ambos.

Segundo essa discussão, essas configurações que o Gnome tweaks faz deveriam ser feitas via DConf-Editor e não usando programas extras.

Minha opinião sobre o assunto? Penso que seguir separado ajuda o Gnome Tweaks a ter liberdade para implementar mais funções.

:vulcan_salute:

2 Curtidas

Tem algumas opções no Gnome Tweaks que seriam interessantes de adicionar ao Gnome Control Centre, tipo:

  • A opção de mostrar a porcentagem ao lado do ícone de bateria
  • Ativar ou desativar animações
  • Mostrar os dias da semana e a data ao lado do relógio
  • Opção de mudar os botões da janela para o lado esquerdo ou direito
  • Ativar ou desativar os botões de maximizar e minimizar
  • E a opção de centralizar novas janelas
    :thinking: :slight_smile:
1 Curtida

Eu também ativo a maioria dessas opções usando o Tweaks, mas os próprios desenvolvedores do Gnome já se posicionaram sobre o caminho que estão tomando para esses detalhes da plataforma. Então, provavelmente eles vão discordar da gente sobre isso.

:vulcan_salute:

1 Curtida

Cara, ao menos a opção de desativar as animações deveriam ter, mas enfim, vai entender a cabeça do pesssoal do Gnome :man_shrugging: :joy:

Nossa, a treta é ainda maior. Grato pelo contexto @eddiecsilva.

Se os\as desenvolvedores\as do Gnome não aprovam o jeito Tweaks de configurar as coisas, então, como o próprio Jeremy sugeriu, um bom caminho é começar a propor mais quais funcionalidades gostaríamos de ver no Gnome Control Center.

Além disso, acho importante buscarmos entender melhor para qual direção os\as desenvolvedores\as do Gnome estão olhando antes de ficar “dando murro em ponta de faca”, ou seja, propor coisas que não estão no caminho deles.

Neste sentido, eu adoraria participar de uma roda de conversa e/ou alguma teleconferência para conversar sobre os rumos do Gnome e/ou Desktops Linux. Poderia ter não apenas os\as desenvolvedores do Gnome, mas também do KDE, Pantheon, DDE, Cinammon, etc. Acredito que boas conversas aceleram muitas coisas de uma forma sutil e profunda. @Dio, estás sabendo de algo neste sentido?

Enquanto isso, acho ótimo o que o @Lissandro fez. Algo que eu também já estava afim de fazer, ou seja, começar a listar todas as funcionalidades que estão presentes no Tweaks e que gostaríamos de ter de forma nativa no Gnome Control Center. Assim, podemos ser mais propositivos enquanto entendemos melhor a cabeça da galera do Gnome.

Ótimas conversas pessoal. Valeu! :vulcan_salute:

2 Curtidas

Muito bacana a tua lista @Lissandro. Valeu!

Pessoal, que tal cocriar e melhorarmos a lista de itens iniciada pelo Lissandro para depois enviarmos como uma proposta bem organizada para o pessoal do Gnome Control Center?

Quem não concorda, tudo bem. Concordamos em discordar. :slightly_smiling_face:

Podemos fazer uma tentativa, pois o “não” já temos mesmo quando não tentamos. :laughing:

É só copiar a lista e colar, acrescentando ou retirando algo, melhorando o texto, etc. :wink:

1 Curtida

Se não me engano o Dio já entrevistou um membro do time de desenvolvedores do Gnome e eles abordaram esses assuntos de forma geral.

Recentemente na Guadec houve um grande debate sobre esse tópico e envolveu desenvolvedores de diversos projetos como Elementary e Pop!Os. Dá uma pesquisada, creio que não deve ser difícil achar na internet.

:vulcan_salute:

1 Curtida

Massa @eddiecsilva. Boas dicas. Quando eu tiver um tempinho buscarei esses links e os compartilharei aqui para ajudar-nos a entender melhor como as coisas estão caminhando. :+1:

Valeu, mano. :v: :slight_smile:

Quando instalei o ubuntu pela primeira vez, eu fiquei procurando pelo tema escuro nas configurações e não achei, acabei trocando o ubuntu pelo cinnamon, depois KDE e passei anos sem voltar pro ubuntu por achar muito limitado.

É por essas e outras que o IOS sempre foi um sistema muito “superior” pra um usuário comum, vc não precisa ficar catando tutorial no google pra fazer funções básicas no sistema, é tudo muito bem pensado.

2 Curtidas

Seguem os links que encontrei:

GUADEC 2019 - Allan Day - GNOME UX: Strategies & Tactics

O CONSUMO de RAM do GNOME e Otimizações de desempenho - [DE] :microphone: Georges Basile (Parte 1)


(VER OS LINKS NA DESCRIÇÃO TAMBÉM)

Recursos NOVOS chegarão ao GNOME - [DE] :microphone: Georges Basile (Parte 2)

O QUE TEM DE ERRADO COM O GNOME? - DIOLINUX FRIDAY SHOW

Why Do Power Users Hate GNOME? - A Deconstruction of GNOME Desktop

Acho que com isso já dá para começar a nossa Gnomologia… :smile:

2 Curtidas