A tempos venho pensando que seria ótimo se o pessoal do Gnome fizesse uma fusão entre o Gnome Tweaks e o Gnome Control Center, pois há muitas funções complementares em ambos aplicativos e, afinal de contas, tratam de configurações do sistema Gnome.
Dia desses troquei alguns e-mails com o Jeremy, a pessoa responsável pelo desenvolvimento do Gnome Tweaks, perguntando se existia essa ideia e/ou possibilidade.
Ele foi super simpático e atencioso. Resumindo a conversa, ele disse
“Não, não há planos de descontinuar o Gnome Tweaks e mover todo o seu conteúdo para o aplicativo Gnome Control Center”
dizendo também
“Em geral, os desenvolvedores e designers do Gnome Control Center acreditam que a maioria das configurações do Tweaks não é apropriada para o aplicativo de configurações”
Para fechar, deu a dica
“Aqui está minha recomendação: se você ver alguma configuração específica que você acha que deve ser movida, você pode registrar um bug para fazer essa solicitação em Issues · GNOME / Settings · GitLab”
(traduções feitas por mim das respostas em Inglês)
Concordo com o pessoal do Gnome. A maioria dos problemas que a distro com sua interface tem, é pelas várias modificações que se faz no sistema. O pessoal sai mudando tudo que tem direito e quando da um problema, culpa a distro ou sua interface. Quanto menos opção de mexer no sistema melhor.
Bom dia! Na verdade ele deu uma minimizada na situação aqui, já acompanhei uma discussão sobre exatamente esse tema no Reddit do Elementary OS, a forma como o Gnome Tweaks efetua suas configurações é considerada insegura e “contra as recomendações” dos desenvolvedores do Gnome e por isso, provavelmente jamais haverá uma fusão de ambos.
Segundo essa discussão, essas configurações que o Gnome tweaks faz deveriam ser feitas via DConf-Editor e não usando programas extras.
Minha opinião sobre o assunto? Penso que seguir separado ajuda o Gnome Tweaks a ter liberdade para implementar mais funções.
Eu também ativo a maioria dessas opções usando o Tweaks, mas os próprios desenvolvedores do Gnome já se posicionaram sobre o caminho que estão tomando para esses detalhes da plataforma. Então, provavelmente eles vão discordar da gente sobre isso.
Nossa, a treta é ainda maior. Grato pelo contexto @eddiecsilva.
Se os\as desenvolvedores\as do Gnome não aprovam o jeito Tweaks de configurar as coisas, então, como o próprio Jeremy sugeriu, um bom caminho é começar a propor mais quais funcionalidades gostaríamos de ver no Gnome Control Center.
Além disso, acho importante buscarmos entender melhor para qual direção os\as desenvolvedores\as do Gnome estão olhando antes de ficar “dando murro em ponta de faca”, ou seja, propor coisas que não estão no caminho deles.
Neste sentido, eu adoraria participar de uma roda de conversa e/ou alguma teleconferência para conversar sobre os rumos do Gnome e/ou Desktops Linux. Poderia ter não apenas os\as desenvolvedores do Gnome, mas também do KDE, Pantheon, DDE, Cinammon, etc. Acredito que boas conversas aceleram muitas coisas de uma forma sutil e profunda. @Dio, estás sabendo de algo neste sentido?
Enquanto isso, acho ótimo o que o @Lee fez. Algo que eu também já estava afim de fazer, ou seja, começar a listar todas as funcionalidades que estão presentes no Tweaks e que gostaríamos de ter de forma nativa no Gnome Control Center. Assim, podemos ser mais propositivos enquanto entendemos melhor a cabeça da galera do Gnome.
Pessoal, que tal cocriar e melhorarmos a lista de itens iniciada pelo Lissandro para depois enviarmos como uma proposta bem organizada para o pessoal do Gnome Control Center?
Quem não concorda, tudo bem. Concordamos em discordar.
Podemos fazer uma tentativa, pois o “não” já temos mesmo quando não tentamos.
É só copiar a lista e colar, acrescentando ou retirando algo, melhorando o texto, etc.
Se não me engano o Dio já entrevistou um membro do time de desenvolvedores do Gnome e eles abordaram esses assuntos de forma geral.
Recentemente na Guadec houve um grande debate sobre esse tópico e envolveu desenvolvedores de diversos projetos como Elementary e Pop!Os. Dá uma pesquisada, creio que não deve ser difícil achar na internet.
Massa @eddiecsilva. Boas dicas. Quando eu tiver um tempinho buscarei esses links e os compartilharei aqui para ajudar-nos a entender melhor como as coisas estão caminhando.
Quando instalei o ubuntu pela primeira vez, eu fiquei procurando pelo tema escuro nas configurações e não achei, acabei trocando o ubuntu pelo cinnamon, depois KDE e passei anos sem voltar pro ubuntu por achar muito limitado.
É por essas e outras que o IOS sempre foi um sistema muito “superior” pra um usuário comum, vc não precisa ficar catando tutorial no google pra fazer funções básicas no sistema, é tudo muito bem pensado.