Jogos Steam Nativos não rodam - Linux Mint

Você consegue me responder como um bom computador não roda jogos nativos da steam? - Entenda o caso a baixo.

Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo por aqui, tanto no diolinux, quanto no universo linux e estou aprendendo e dando os primeiros passos na plataforma.

Montei recentemente um computador com as seguintes configurações:

AMD Ryzen 3 3200G
8GB RAM - Sendo 2GB dedicado a memória de vídeo, on board.
SSD 480BG
Placa mãe asrock a320m-hdv r4.0

SO: LMDE 4 Debbie - Linux Mint
Kernel: 4.19.0-16-amd64

No entanto as mesmas configurações em um windows rodam os jogos com tranquilidade, já no linux não, até onde testei.

Tentei rodar um CS:GO que aparece como nativo no protondb e até consigo entrar no jogo, porem ao entrar em uma partida o fps dele é injogável, como se o meu computador fosse antigo.

No entanto, outro jogo nativo o super meat boy, rodou perfeitamente o que me deixou confuso se está faltando algum recurso que precise ser instalado ou realmente é algo com a compatibilidade que realmente não tem solução.

Por favor alguém pode me ajudar, gostaria muito de conseguir rodar os meus jogos com tranquilidade na steam.


JOGOS QUE RODARAM NOS TESTES.

TowerFall Ascension

Super Meat Boy

Detective Case and Clown Bot in: Murder in the Hotel Lisbon (esse deu problema no áudio fiquei sem som no game, mas instalando esse pacote extra de áudio. Se você ficar sem som em outro game fica a dica) - Linux Mint - Community

RODARAM COM PROBLEMAS NO DESEPENHO

CS:GO

KILLING FLOOR

LEF 4 DEAD 2

ISLANDERS

2 curtidas

As desenvolvedoras podiam colocar as expecificação minima de hardware melhor.
Infelizmente elas pisam na bola e então o usuario tem que montar um pc bem acima do minimo para garantir que vai funcionar.

1 curtida

Se vc é novo no Linux eu já te recomendo começar por uma distro como Ubuntu, PoPos, ZorinOS ou mesmo o Linux Mint (Sem ser a versão baseada no Debian vulgo LDME). Pra vc q é iniciante essas distros já terão configuradas várias coisas pro seu hardware sem necessidade de intervenção manual.

1 curtida

Se o foco for jogos recomendo utilizar distros mais recentes como próprio Mint ou Ubuntu para aproveitar os benefícios que acompanha o Mesa Driver ( driver open da AMD e Intel), Debian 10 vem com kernel 4.19 ( Mesa driver 18 ou 19 se não me recordo agora ) que não tem um bom desempenho em muitos jogos da Steam além de problemas com versão recentes do Proton e você esta usando Linux Mint LDME que é derivado dele.

1 curtida

Concordo com você, mas também por conta de muitas distribuições, um usuário inicial como eu acaba um pouco perdido, mas podemos perceber que a comunidade faz a diferença porque as respostas que obtive aqui e ajudaram a solucionar o meu problema.

Obrigado pelo comentário!

Att,

Alison

1 curtida

Realmente a minha versão estava errada, instalei a versão 20.1 só Mint com tudo atualizado agora os jogos que nem rodavam estão funcionando perfeitamente em alta qualidade.

Obrigado pela ajuda!

Att,

Alison

3 curtidas

Realmente eu comecei com a distro errada para um iniciante em Linux, mas o seu comentário também me ajudou no esclarecimento do que era o meu problema.

Formatei e comecei do zero com o Mint 20.1 e o desempenho melhor e os jogos nem se fala tudo no gráfico alto rodando liso.

O meu único problema foi a resolução de tela que não veio por padrão no tamanho do meu monitor e tive que procurar como resolver e até tive que fazer um script para quando ligar o computador novamente ele não perder as configurações que eu fiz, mas isso é assunto para outro tópico.

Obrigado pela atenção e cordialidade.

Att,

Alison

1 curtida

Se quiser uma distribuição boa para jogar e com pacotes mais frescos e ao mesmo tempo indicada para novatos, dá uma olhada no Solus, Majaro, RegataOS ou Pop!_OS (sendo as duas primeiras rolling release).
Se preferir ficar no Mint (não o LMDE), dá uma olhada neste vídeo: How To Set Up Linux Mint For Gaming - YouTube
OBS: ele aborda o Mint 20, mas a ideia é a mesma para o 20.1
Vida longa e próspera :lizard: :vulcan_salute:

2 curtidas

Depois de conhecer o Linux Mint certamente a curiosidade me convida a conhecer outras distros, no entanto tive experiências ruins com Linux no passado e isso me afastou da plataforma. Como essa distribuição foi bem convidativa e parecida com um Windows em sua aparência, foi uma adaptação bem rápida e estou muito feliz com o que estou conseguindo fazer aqui no Linux e isso me deixa muito feliz, pois estou mais seguro nesse sistema, consigo trabalhar e o maior bônus foi saber que os games estão rodando. Com a sua dica, mostrando esse vídeo, agora posso melhorar o desempenho do que já estava bom e testar as novas configuração apresentadas.

Muito obrigado pelo seu comentário, a comunidade ajuda muito nessa nova etapa de adaptação.

Também agradeço pela sua atenção e as fontes de pesquisa disponibilizadas,

Att,

Alison

1 curtida

Bom, o problema aqui é que vc usou a versão LMDE, que é baseada no Debian. Pela versão do kernel, vc deve estar usando um driver de vídeo AMD antiguíssimo, que não tira proveito da iGPU.

Por sorte, o LMDE4 já vem com os backports do Debian instalados, então basta atualizar para um kernel mais novo.

Procure pela ferramenta de kernels do menu do sistema e atualize para a última versão que tiver.

1 curtida

Sim, com os comentários do pessoal pude perceber o erro e corrigir.

Hoje estou utilizando o Linux Mint 20.1 e estou conseguindo rodar os jogos nativos e testando quais jogos de Windows rodam em minha máquina.

Agora estou buscando entender o Lutris, nas suas pesquisas encontrou algum explicativo interessante bsobre essa plataforma, assisti alguns vídeos, mas ainda não ficou 100% claro para mim.

Obrigado pelo seu comentário :smiley:

Att,

Alison

1 curtida

De forma bem simples: o Lutris é um game laucher para Linux (com um “q” de canivete suíço). Nele é possível organizar seus jogos nativos, da Steam, da GOG, do Humble Bundle, do Wine, baixar emuladores e configurar alguns prefixos do Wine/Proton.

1 curtida

Show, obrigado pela dica, tenho alguns jogos disponíveis em outras plataformas como a battle.net e a própria Epic.

Existe alguma forma de rodar esses jogos no Linux ?

Qual o limite do Lutris nesse sentido?

Obrigado pela atenção :smiley:

Att,

Alison

Para a Epic, existe o client não oficial para Linux: Heroic-games-Laucher
Já para a Battle Net, tem como instalar a “loja” através do Lutris (script): Blizzard Battle.net - Lutris

Só um adendo: não são todos os jogos que rodam, por causa de problemas com o anti-cheat, como o COD MW.