Estava testando alguns jogos via Lutris e também pelo Heroic Game Launcher, quando me deparei com um erro em três jogos:
Forgive Me Father 1 & 2
Necromunda: Hired Gun
Todos esses títulos exigem o pacote redistribuível do Visual C++ e rodam na Unreal Engine 4. Eles até abrem normalmente, mas notei um comportamento estranho em todos:
Sempre que coloco em tela cheia, os jogos ficam com a imagem distorcida. Além disso, apresentam taxa de quadros instável — muitas vezes bem baixa — e uso exagerado de CPU e GPU (as ventoinhas dos dois viram um verdadeiro tufão ).
Piadolas à parte, alguém já passou por isso? Se sim, como resolveram? São jogos bem legais e provavelmente outros títulos com a mesma engine podem ter esse mesmo problema.
Depois, nas configurações onde ativa o mangohud e as outras coisas, você coloca para usar o Proton ao invés do Wine e libera esta opção, dai é só ativar.
Rodou bem melhor te agradeço, mas a ventoinha esmerilha, pode ser que ele exige um tanto mais da máquina, vou depois testar essa dica do @kalebepsouza .
O meu não é bem uma dica. É apenas como instalar o visual c++ que alguns games exigem assim como no Windows. Para os casos em que na hora de executar o game ele reclamar que tá faltando o visual c++ instalado.
Após alguns testes, rodou bem melhor, mas, no modo tela cheia a imagem distorce, e quando tento rodar via modo janela ou janela sem bordas o uso dos componentes vai lá nas alturas, tomara que com as proximas atualizações do Proton resolvam isso.