Jogos que usam Unreal engine e

Salve, pinguinzada!

Estava testando alguns jogos via Lutris e também pelo Heroic Game Launcher, quando me deparei com um erro em três jogos:

• Forgive Me Father 1 & 2
  • Necromunda: Hired Gun

Todos esses títulos exigem o pacote redistribuível do Visual C++ e rodam na Unreal Engine 4. Eles até abrem normalmente, mas notei um comportamento estranho em todos:

Sempre que coloco em tela cheia, os jogos ficam com a imagem distorcida. Além disso, apresentam taxa de quadros instável — muitas vezes bem baixa — e uso exagerado de CPU e GPU (as ventoinhas dos dois viram um verdadeiro tufão :sweat_smile:).

Piadolas à parte, alguém já passou por isso? Se sim, como resolveram? São jogos bem legais e provavelmente outros títulos com a mesma engine podem ter esse mesmo problema.

Minha configuração: i7 8700, RTX 2070, Fedora 42, Wayland, Drive Nvidia 570 e MESA 25.

Obrigado e abraço!

1 curtida

Tive um problema parecido com Vampyr, mas ai ativei o suporte aos Steam Runtime e ficou perfeito.

2 curtidas

Opa, Juzo001, vou reinstalar e ver se resolve, valeu pela dica. Abraço.

1 curtida

Se funcionar avisa, não precisei reiniciar nada aqui, apenas ativar a opção no Heroic.

2 curtidas

Combinado, mas uma pergunta, você pede para ativar esse suporte na instalação ou mesmo após?
Abraço.

Depois, nas configurações onde ativa o mangohud e as outras coisas, você coloca para usar o Proton ao invés do Wine e libera esta opção, dai é só ativar.

Para rodar meus jogos pelo Heroic estou usando o ProtonGE + Steam Runtime e está funcionando perfeitamente.

1 curtida

Deixei configurado dessa maneira, caso funcione corretamente te aviso.

O meu esta igual, só não estou usando o gamemode.

Nesses games que pedem Visual no Heroic eu instalo: vcrun2022 pelas configurações do winetricks para corrigir.

1 curtida

Rodou bem melhor te agradeço, mas a ventoinha esmerilha, pode ser que ele exige um tanto mais da máquina, vou depois testar essa dica do @kalebepsouza .

Vou testar essa sua dica, o jogo rodou melhor com as dicas que o @Juzo001 passou, mas o uso de processador tá absurdo. Abraço.

O meu não é bem uma dica. É apenas como instalar o visual c++ que alguns games exigem assim como no Windows. Para os casos em que na hora de executar o game ele reclamar que tá faltando o visual c++ instalado.

1 curtida

Após alguns testes, rodou bem melhor, mas, no modo tela cheia a imagem distorce, e quando tento rodar via modo janela ou janela sem bordas o uso dos componentes vai lá nas alturas, tomara que com as proximas atualizações do Proton resolvam isso.

Mas, valeu pelas dicas aí meus caros.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.