Jogos não abrem no steam

Gostaria muito de saber se você também já passou por esse mesmo problema e oque você fez na situação.

Obs: Isso aconteceu com minha namorada, porém vou contar como se fosse comigo

Eu intalei o linux mint e a steam, porém quando intalei e cliquei para jogar ‘the witcher enchanced edition’ ele não abria de maneira alguma. O nome ‘jogar’ virava ‘parar’ e logo depois voltava ao ‘jogar’ e nunca realmente executava o jogo.

Eu pensei: deve ser o sistema, vou testar o zorinOS. Quando instalei a steam no zorin, o mesmo problema ocorreu. Dessa vez eu tentei com a steam flatpak, snap e pacote do sistema, porém nada mudava.

Isso se repetiu no nobara e finalmente eu consegui no fedora kde 42. Foi frustante e desafiador, mas consegui.

Ontem, quando fui jogar castle crashers, um jogo que eu já tinha jogando anteriormente no mesmo sistema e mesma versão, fedora 43, porém dessa vez me ocorreu o mesmo problema que o the witcher.

Em todos esses jogos e sistemas, eu tentei todos as versões do proton e reimstalei diversas vezes o jogo, mas nada mudava.

Olá!

Para que tenha respostas mais assertivas compartilhe também as specs do seu computador.
. qual pc?
. qual OS?
. qual lançador/gerenciador de wine está usando?
. qual flags tentou usar em qual runner e para qual jogo?
. pesquisa na protondb

1 curtida

Acho que isso acontece com todo mundo.

O que eu faço é ir no https://www.protondb.com/ e verificar a compatibilidade do jogo, no mesmo site ainda tem algumas dicas para colocar comandos antes de inicializar o jogo.

Siga as classificações Nativo, Platina, Ouro, Prata, Bronze e Quebrado, eu confio bastante quando está em Nativo e Platina, quando está ouro já começo a desconfiar.

Verifique as especificações de hardware, que o jogo pede, se o computador tem placa de vídeo Nvidea verifique se os drivers estão instalados corretamente.

2 curtidas

Depende rapaz.
Eu fui o primeiro a compartilhar minhas configurações no ProtonDB como o jogo “Echoes of the Living” e eles o classificaram como “Ouro” ou “Gold”
O jogo tá rodando liso no meu hardware antigo FX 8350 com o protonGE 9-13

Oi rapaz, tudo bem ?
Você condenou o sistema operacional só por causa disso ?
Isso é um erro muito comum de fácil solução, você poderia instalar o “ProtonUP-QT” onde você pode instalar de maneira automática os protonGE customizados e chamá-los na steam para rodar seus jogos. O linux mint é um “monstro” em jogos, muito bom.
Esse link embaixo é um pouco antigo mas ainda resolve casos mais comuns

Espero que estas dicas possam te ajudar.

1 curtida

O castle crashers voltou a funcionar normalmente. Eu acho que essa é a melhor maneira de lidar com esses problemas, manter a calma e tentar novamente mais tarde quase sempre resolve.

3 curtidas

Qual hardware? GPU integrado ou muito antigo é complicado mas roda com algumas configurações

Conseguiu resolver definitivamente, eu estou enfrentando o mesmo problema, porém não é só com jogos steam é em todo jogo que eu tento rodar simplismente não inicia.

Por padrão o Proton usa Vulkan, se o sistema não suportar Vulkan, tem que usar os comandos para iniciar via WineD3D

1 curtida

Mas no meu caso o sistema suporta o vulkan antes de iniciar o jogo até mesmo o steam carrega os sombreadores vulkan somente na hora de startar o jogo em se que ele não inicializa. Ja tentei de tudo e nada kkkkkk

Carregar os sombreadores Vulkan não quer dizer que suporta Vulkan, mas se suporta pode ser alguma incompatibilidade com o Desktop, Wayland, x11…

1 curtida

sabe o que era o problema, os jogos da minha steam estavam instalados no meu HD secundario de 1tb, que formatei ele em NTFS, isso tava impedindo a steam carregar o proton, algo relacionado a não ter permissões, eu formatei o disco em EXT4 reinstalei o jogo e pimba, abriu normalmente.

2 curtidas

Ahhh, pode ser também, quando você cria o sistema em um Windows ou mesmo em outro Linux, o disco fica indexado com o usuário que o formato/criou e acaba solicitando senha para montagem e execução das coisas.

1 curtida