Boa noite! sou um “iniciante” no linux e utilizo o Linux Mint, quando tento baixar alguns jogos na Steam e tento rodalos aparece um erro, basicamente ele me diz que preciso de algo chamado DirectX na versão 11, mas eu dei uma pesquisada a fundo e não consigo achar como e nem onde baixar esse DirectX version 11. Alguém pode me ajudar?
Se não me engano, vc precisa do equivalente ao DirectX pro Mint - acho que seria o DXVK. Dá uma pesquisada por “DirectX missing Linux Mint Steam” na internet que podem brotar soluções a esse respeito…
Qual é o hardware do seu computador?
DirectX é uma API do Windows. No GNU/Linux, ela é convertida para Vulkan, uma API compatível, através do DXVK.
Algumas placas de vídeo não são capazes de executar o Vulkan ou não têm a implementação completa. Consequentemente, o DXVK falha e diversos jogos não funcionam.
Para rodar jogos em Directx independente da versão 9, 11 ou 12 você precisa habilitar o Proton nas configurações da Steam. ( Proton é uma camada de compatibilidade para que jogos do Windows ou seja em Directx rodem no Linux )
Configurações > Steam play
Enable Steam Play for supported titles (Activar o Steam Play para títulos suportados)
OK
Na realidade o correto é marcar também “Enable Steam Play for all titles”, pois a outra opção só habilita o recurso para uma quantidade bem reduzida de jogos que foram reconhecidos como compatíveis pela Valve.
A maioria esmagadora dos jogos não tem esse reconhecimento oficial, mas mesmo assim funciona perfeitamente.
Verdade, além de poder escolher a versão do Proton.
Sim, eu utilizo o proton na Steam, até rodo alguns jogos (exemplo: brawlhalla) mas em varios outros dá esse erro sobre o dirrectX 11
e como eu consigo baixar esse dxvk?
Qual a configuração do seu PC?
ele é um pouco fraco.
i5 de segunda geração
500gb
8gb ram
ssd 50gb
Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller- placa de video
acha que se eu for para o windows talvez rode os jogos de uma forma normal?
Se seu PC não tiver nenhuma placa dedicada, esse erro realmente não tem uma solução. A placa integrada dos processadores de segunda geração da Intel não conseguem rodar Vulkan de forma alguma, então o DXVK não adiantaria.
Até no Windows você pode ter problemas, já que essas placas não suportam o DirectX 11 completamente (apesar de que, se o jogo tiver gráficos simples o suficiente, isso pode não importar).
eu consigo rodar os que pedem o directx9 mas não o 11
se eu comprar uma placa de video o cenário mudaria?
Sim. Nem precisa ser uma placa tão nova assim para aproveitar o DXVK, as Nvidia 800 e as AMD Radeon de 2014 para cá (as sem o sufixo HD
) todas suportam Vulkan e (no Windows) DirectX 11. Na dúvida, confira o site do fabricante.
vlw, man!!!
Só um pequeno complemento: a linha Geforce 800 só existiu nos laptops (chips mobilized) como um precursor das Maxwells que conhecemos. Então, só se ele comprar um laptop.
Não precisa, já está incluído no Proton. Não é necessário baixar outros pacotes após instalar a Steam do repositório.
É exatamente o que eu havia dito no início. Esse chip gráfico integrado não suporta Vulkan.