Boa noite! sou um “iniciante” no linux e utilizo o Linux Mint, quando tento baixar alguns jogos na Steam e tento rodalos aparece um erro, basicamente ele me diz que preciso de algo chamado DirectX na versão 11, mas eu dei uma pesquisada a fundo e não consigo achar como e nem onde baixar esse DirectX version 11. Alguém pode me ajudar?
Se não me engano, vc precisa do equivalente ao DirectX pro Mint - acho que seria o DXVK. Dá uma pesquisada por “DirectX missing Linux Mint Steam” na internet que podem brotar soluções a esse respeito…
Qual é o hardware do seu computador?
DirectX é uma API do Windows. No GNU/Linux, ela é convertida para Vulkan, uma API compatível, através do DXVK.
Algumas placas de vídeo não são capazes de executar o Vulkan ou não têm a implementação completa. Consequentemente, o DXVK falha e diversos jogos não funcionam.
Para rodar jogos em Directx independente da versão 9, 11 ou 12 você precisa habilitar o Proton nas configurações da Steam. ( Proton é uma camada de compatibilidade para que jogos do Windows ou seja em Directx rodem no Linux )
Configurações > Steam play
Enable Steam Play for supported titles (Activar o Steam Play para títulos suportados)
OK
Na realidade o correto é marcar também “Enable Steam Play for all titles”, pois a outra opção só habilita o recurso para uma quantidade bem reduzida de jogos que foram reconhecidos como compatíveis pela Valve.
A maioria esmagadora dos jogos não tem esse reconhecimento oficial, mas mesmo assim funciona perfeitamente.
Verdade, além de poder escolher a versão do Proton.
Sim, eu utilizo o proton na Steam, até rodo alguns jogos (exemplo: brawlhalla) mas em varios outros dá esse erro sobre o dirrectX 11
e como eu consigo baixar esse dxvk?
Qual a configuração do seu PC?
ele é um pouco fraco.
i5 de segunda geração
500gb
8gb ram
ssd 50gb
Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller- placa de video
acha que se eu for para o windows talvez rode os jogos de uma forma normal?