Sou recém utilizador do linux após passar algumas raivas com o windows, mas como faz tanto tempo que não utilizava, sou novamente um iniciante no assunto.
Atualmente tenho um PC em casa basicamente para jogos e uso principalmente a Steam. Pois bem, como meu ssd principal é relativamente pequeno e eu sempre fico revezando a jogatina entre vários jogos, não da pra instalar todos no principal. Assim, jogos pesados demais eu instalo em outros HDs antigos que tenho no pc (atualmente 2 mecanicos de 1tb cada e um ssd sata de 256). O problema é: toda vez que reinicio o PC, os jogos que adicionei anteriormente pela steam somem e eu preciso novamente ir em adicionar um novo caminho, montar/mapear o hd pela interface da steam, achar a pasta de jogos e só então consigo dar o play. Sem contar que em alguns jogos mais antigos como o Warframe, eu sempre preciso mudar a versão do proton para experimental.. um pouco cansativo.
Existe alguma maneira de fazer com que esse mapeamento fique fixo? é algo que tem que ser feito via steam ou eu teria que primeiro arrumar uma maneira de que esses hds fossem reconhecidos ou montados automaticamente ao iniciar o sistema?
Primeiro, baixe o Gnome Disks pelo gerenciador de softwares do seu CachyOS.
Em seguida no Gnome Discos selecione as partições no seu HD que vc deseja que seja iniciadas automaticamente > clique na engrenagem > editar opções de montagem > desmarque a opção “padrões de sessão do usuário“ | Certifique-se de deixar marcado a opção ‘Montar ao iniciaizar o sistema‘ IMPORTANTE! É ideal que seus HD’s tenha partições formatados em sistemas de arquivos nativos para Linux como EXT4, BTRFS, XFS ou outros. Evite usar partições NTFS.
Agora reinicie e verifique se seus HD’s foram montados automaticamentes e disponiveis para acesso no seu gerenciador de arquivos.
Agora abra a pasta do seu HD (ou HD’s) ou apenas a pasta onde será instalado ou estão instalados seus jogos e pegue o caminho completo delas. Abra um terminal nessa pasta e digite pwd. Pegue a saida desse comando que será o caminho completo e cole na steam indo nas opções de adicionar um disco ou navegue manualmente até as pastas no seu HD que pretende adicionar na steam.
Se sua steam for em flatpak, adicione esse caminho nas permissões da steam pelo flathub antes de adicionar nas configurações da steam.
Baixei o gnome disks e já encontrei a opção que tu falou e vou testar agora em um dos hds para ver se funciona, entretanto, percebi que ambos os hds mecanicos estão como NTFS. Após testar e se funcionar a questão de não precisar montar mais, acho que vou passar os jogos, fotos e demais arquivos para um hd externo e formá-los para uma dessas opções indicadas. Alguma sugestão de uma delas em específico ou de distribuir? por exemplo, btrfs em um dos hds para colocar apenas os jogos e outro com ext4 para backup do sistema..
Sobre a steam ser em flatpak, sinceramente eu não tenho ideia do que seja isso, apenas instalei a steam pela janela inicial do cachyos que oferece alguns procedimentos que facilitam já assim que você inicia o sistema pela primeira vez, se me recordo era pacote de jogos ou algo do tipo.
De qualquer forma, vou realizar o teste inicial com um dos hds, reiniciar o pc e retorno aqui para dar um feedback.
Acredito que o steam do cachyOS seja um pacote nativo então não precisa se preocupar com as permissões em flatpaks. Sobre a indicação do sistema de arquivos nos seus HD’s mecânicos eu indico EXT4. BTRFS será mais ideal para SSD’s.
A montagem automática funcionou no hd selecionado, mas uma coisa curiosa ocorreu: realizei o procedimento de pegar o caminho da pasta na qual os jogos estão instalados, mas por algum motivo a steam nao aceitou ou não reconheceu, pois os jogos não ficaram visíveis. Apenas quando eu vou diretamente pela ferramenta de adicionar da steam, monto o hd por lá, retorno e seleciono o caminho mapeado que os jogos aparecem.
No caso abaixo, usei o comando na pasta do hd montado automaticamente e me retornou o seguinte caminho: ( /mnt/A64293444293185F/SteamLibrary ), que por sinal esse caminho alfanumérico ficou bem estranho. Mas da pra ver que existem jogos ali na pasta common:
Na imagem acima tentei colocar o caminho da pasta inteira e dei OK, mas quando vou na steam para ver os que foram mapeados, aparecem apenas os que foram mapeados e montados via steam. Detalhe que ambos ficam com esse caminho run/media/emperor/NOME DO HD:
Se os hd’s foram montados automaticamente e vc adicionou eles na steam seguindo pela configuração própria da steam não há problema. A steam geralmente já cria a sua pasta dentro destes discos e pode identificar com uma numeração especifica apenas para sua propria organização. O que vc deve verificar é se agora os hd’s vã permanecer adicionados na steam após reiniciar ou desligar o computador. Esse é o comportamento correto.
Acho que não expliquei de forma bem clara, mas o que ocorreu foi que os hds foram montados de forma automática pelo sistema, mas ao fazer isso e tentar adicioná-los da biblioteca da steam, a steam não reconhece eles, pois o caminho não fica salvo. Apenas são mostrados os jogos do hd que não foi montado automaticamente, mas sim do que é montado enquanto uso o botão de da própria steam.
Vou fazer a migração dos arquivos para um hd externo, formartar um deles para ext4 e fazer o backup da propria steam pra que ela crie a pasta nesse hd formatado com a nova extensão. Caso não dê certo, creio que esse tutorial de como criar o script dê certo. De qualquer forma, acho que as informações que tu me passou me deram a luz do que fazer, muito obrigado.