Sou recém utilizador do linux após passar algumas raivas com o windows, mas como faz tanto tempo que não utilizava, sou novamente um iniciante no assunto.
Atualmente tenho um PC em casa basicamente para jogos e uso principalmente a Steam. Pois bem, como meu ssd principal é relativamente pequeno e eu sempre fico revezando a jogatina entre vários jogos, não da pra instalar todos no principal. Assim, jogos pesados demais eu instalo em outros HDs antigos que tenho no pc (atualmente 2 mecanicos de 1tb cada e um ssd sata de 256). O problema é: toda vez que reinicio o PC, os jogos que adicionei anteriormente pela steam somem e eu preciso novamente ir em adicionar um novo caminho, montar/mapear o hd pela interface da steam, achar a pasta de jogos e só então consigo dar o play. Sem contar que em alguns jogos mais antigos como o Warframe, eu sempre preciso mudar a versão do proton para experimental.. um pouco cansativo.
Existe alguma maneira de fazer com que esse mapeamento fique fixo? é algo que tem que ser feito via steam ou eu teria que primeiro arrumar uma maneira de que esses hds fossem reconhecidos ou montados automaticamente ao iniciar o sistema?
Primeiro, baixe o Gnome Disks pelo gerenciador de softwares do seu CachyOS.
Em seguida no Gnome Discos selecione as partições no seu HD que vc deseja que seja iniciadas automaticamente > clique na engrenagem > editar opções de montagem > desmarque a opção “padrões de sessão do usuário“ | Certifique-se de deixar marcado a opção ‘Montar ao iniciaizar o sistema‘ IMPORTANTE! É ideal que seus HD’s tenha partições formatados em sistemas de arquivos nativos para Linux como EXT4, BTRFS, XFS ou outros. Evite usar partições NTFS.
Agora reinicie e verifique se seus HD’s foram montados automaticamentes e disponiveis para acesso no seu gerenciador de arquivos.