Uma tecnicalidade aqui: o Mesa (e uma boa parte do driver da Nvidia) roda em espaço de usuário, então ele é substituído sim ao usar um container. Tanto que o Flatpak inclui um pacote do Mesa e do driver Nvidia (org.freedesktop.Platform.GL).
Um kernel mais novo também é bom, mas já dá para obter melhorias na compilação de shaders e atualizar a lista de gambiarras para jogos específicos assim.
Se ele usa o Distrobox como “backend”, provavelmente não. O README deste último avisa que o objetivo de forma nenhuma é isolamento entre sistemas, pelo contrário, e que muitos recursos do sistema “real” são disponbilizados por padrão no container (a pasta Home mesmo é citada como exemplo).
Digo “provavelmente” porque não sei se, por exemplo, o DistroShelf faz um “container-ception” rodando o container do Distrobox dentro do container do Flatpak.
Entendi
Nossa, sempre pensei que o driver da amd ou seja, mesa viesse junto com o kernel, então realmente é uma opção viável para evitar os bugs da steam do flthub
Entendi, é que eu tinha diversas postagens no reddit do pessoal falando que usa o distrobox para desenvolvimento, para ter por exemplo um ubuntu em um fedora e não contaminar no caso o fedora com o ambiente de desenvolvimento que está no ubuntu, seja dependências do programa ou etc
Ata entendi, obrigado pela explicação, e por exemplo, se eu instalasse em um debian stable da vida, eu teria muita diferença, pelos driver da amd e kernel serem o mesmo do host?
Então, é um bug que não importa a distro, quando vou jogar automobilista 2 ou qualquer jogo com controle, tenho que desabilitar a entrada steam, que quando desativada, não consigo entrar no modo big picture com o botão home do controle, até hoje, até esses dias atrás, quando tava testando a steam flatpak, e ainda acontecia, mesmo instalando tudo que é necessário
E com relação ao isolamento, essa é uma print da tela: