Jogos de Windows no Linux

Olá, recentemente comecei a utilizar o Pop_OS, porém estou com uma dúvida. Eu jogo Tibia, um jogo nativamente de Windows, gostaria de saber se há algum modo de jogá-lo no Linux, pois até o momento eu apenas aprendi a jogar jogos via Steam. Atenciosamente, Ruryah.

Bem vindo ao fórum!

Você pode tentar instalar com o Lutris Tibia - Lutris. Recomendo muito dar uma pesquisada sobre estes temas:

• Lutris
  • Wine
  • Proton
  • ProtonDB

https://www.protondb.com/

Vida longa e próspera :lizard:

1 Curtida

Só um toque, há um cliente nativo do Tibia pra Linux. Provavelmente você precisará te o pacote libssl1.0-dev instalado no seu sistema.

Para jogos de um modo geral:

Para rodar programas do Windows no Linux, existe um programa chamado Wine, ele basicamente cria uma camada de compatibilidade para que o Linux rode programas feitos para o sistema operacional da Microsoft. A Steam usa o Proton, que é um fork do Wine, para rodar os jogos feitos para Windows no Linux.

Para facilitar o manejo com jogos, existe programas que funcionam como interfaces gráficas para o Wine. No âmbito dos jogos, usávamos o PlayOnLinux no passado, mas agora o programa recomendado é o Lutris. Suponho que, hoje em dia, o pessoal só use o PlayOnLinux para instalar programas que não são jogos, como o Microsoft Office.

2 Curtidas

Só rodar sudo apt install libssl1.0-dev pelo terminal que pega?

1 Curtida

Sim, mas creio que as novas versões do *ubuntu (lembre-se que o Pop!_OS é baseado no *ubuntu) têm apenas o pacote libssl-dev. Então seu comando seria:

sudo apt install libssl-dev

Mas é aquele negócio, no *ubuntu 18.04 eu precisei instalar esse pacote, pode ser que o libssl-dev não seja necessário no Pop!_OS, apenas citei o libssl1.0-dev libssl-dev para o caso de você ter problemas de fazer o jogo funcionar. A propósito, é só por curiosidade, ano passado eu criei um tópico questionando o porquê da necessidade desse pacote (aqui o link).

2 Curtidas

Obrigado a todos pela ajuda, vou assistir aos vídeos e vou instalar o Tibia versão Linux, nem sabia que existia :man_facepalming: :sweat_smile:, vlw mesmo!