Jogos da steam sendo baixado toda vez que inicio ou reinicio o computador

Informações:
Debian 12
Steam Debian já com tudo que o site recomenda instalar (baixada direto do site)

SPECS:
RX 6600 XT, R7 5800X, 32GB RAM DDR4, 1TB DE SSD

Toda vez que eu inicio meu computador o jogo Seven days to die começa a ser baixado, isso é direto, depois disso eu tento rodar ele e ele não roda de forma alguma, para resolver eu tenho que acionar o proton na compatibilidade e depois tirar ele da compatibilidade para que o jogo seja baixado novamente na sua versão nativa.

Ele começa a baixar ou a instalar atualizações? Caso for o segundo caso, são para o shaders do Vulkan e Proton…

1 curtida

@KairanD :thinking:

1 curtida

Instalar o pacote .deb direto do site é definitivamente a pior forma para se instalar a Steam e pode causar uma montanha de problemas de dependências em um número “n” de distros. Se você pesquisar aqui no Fórum, encontrará vários problemas associados à instalação desse pacote no Debian.

Não faz sentido instalar o arquivo do site sendo que o pacote da Steam existe nos repositórios. Você deve instalar a versão dos repositórios ou Flatpak.

Isso pode ou não ser a causa do problema, mas eu começaria por aí: removendo o pacote baixado manualmente e instalando de maneira correta, de forma a garantir a compatibilização e sincronização de todas as dependências complexas da Steam. :wink:

4 curtidas

Vou baixar a flatpack aqui então, sabe me dizer se a flatpack roda de maneira inferior os games?

O desempenho é o mesmo (no seu caso o Flatpak deve ser até melhor, já que vai incluir versões mais recentes do Mesa que o Debian Stable). Segue um guia que escrevi sobre a versão Flatpak:

2 curtidas

Rapaz, se for melhor que o que tava com o pacote do jeito que instalei do site do Debian vai voar viu kkkkkk, valeu ai! To baixando os games aqui pra testar na flatpak

2 curtidas

Uma coisa, o download no flatpak esta extremamente lento, tem algo que eu possa fazer?

1 curtida

CARA TA INSANO O FPS AGORA, rápido que só!

2 curtidas

O que estava lento para baixar era o Flatpak da Steam em si? Se sim, provavelmente foi alguma lentidão momentânea do Flathub.

No mais, já faz tempo que parei de usar a Steam .deb dos repositórios, rs. Além de “poluir” a raiz do sistema com uma montanha de dependências de 32 bits, ela não traz, no Debian Stable, as versões mais recentes do Mesa e outros elementos, coisa que a versão Flatpak faz. Por isso a tendência é ter mais desempenho no Flatpak.

Em resumo, eu sinceramente não vejo razão para continuar usando o pacote .deb dos repositórios (conforme indicado no tópico que mencionei). E você sempre deve ficar longe da Steam baixada direto do site, que é uma mina de problemas (aplicativos no Linux não devem ser instalados dessa forma). :wink:

O que esta lento é o download dos jogos dentro da steam flatpak. Aproveitar e fazer outra pergunta, minha steam flatpak ta com botão de maximizar e minimizar, tem alguma maneira de tirar isso? Eu não uso kkkk e outra coisa, tenho que deletar algo a mais relacionado a steam .deb? Eu deletei ela pela loja e os jogos ficaram, ai fui lá nas pastas que continham os jogos e deletei manualmente

Creio que não precisa deletar mais nada, embora seja possível que algum resquício tenha sobrado. A Steam Flatpak roda em um contêiner e não será afetada por isso.

Sobre a velocidade dos downloads, não é para ter diferença em comparação com a Steam .deb.

Sobre a questão dos botões, poderia enviar um print?

1 curtida

Sobre a questão dos botões, meu sistema, pro meu workflow não usa botão de minimizar e maximizar (acho que o nome é esse), dai os apps ficam assim (olha ali no canto direito superior):

Já a steam flatpak esta com todos os 3 botões (veja novamente no canto direito superior):

Creio que não é possível alterar isso. A presença desses botões é inerente e interna ao aplicativo da Steam.

1 curtida

Provavelmente ficaram vários pacotes para a arquitetura de 32 bits que por terem o nome igual aos de alguns pacotes de 64 bits essenciais ao sistema. Uma vez eu fiz a besteira de instalar a Steam via .deb direto do site e poluiu meu sistema com dependências de 32 bits. Não lembro como eu removi mas ao final lembro de usar o dpkg para remover a arquitetura de 32 bits do sistema.

1 curtida

Como tu usou o dpkg pra isso? (Desculpe, uso linux a um tempo mas nunca fui a fundo kkkkk)

# apt purge ".*:i386" && dpkg --remove-architecture i386

Eu fiz isso numa versão anterior, mas a princípio deve funcionar.

Basicamente está mandando o apt purgar todos os pactotes da arquitetura i386 (32 bits) e depois o dpkg remover essa arquitetura das instaláveis.

Isso é devido ao revamp da UI da Steam. Aqui no Arco, baixando do repositório oficial é o mesmo comportamento
image

Mas qual problema de manter essa arquitetura no sistema?

Obviamente não fassa isso se a tua máquina por algum motivo for de 32 bits, ou se a nersão do sistema for de 32 bits.