Jogos da Steam ao serem instalados via flatpak não aparecem no menu do sistema

Olá comunidade, uso linux a muito tempo, e para mim os pacotes flatpaks é algo revolucionário, infelizmente fiquei um pouco triste de como o Steam é instalado, é claro ele funciona normalmente, o que me deixa intrigado são os atalhos dos jogos os .desktop, pois bem, o Steam instalado via flatpak instala seus atalhos de jogos em um local onde o sistema não interage.
É claro posso atualizar os caminhos dos atalhos com o comando “update-desktop-database ‘caminho dos atalhos‘“, outro problema é que os atalhos ficam com uma linha “Exec=steam steam://rungameid/1794680”, exemplo do jogo Vampire Survivors, essa linha não funciona com a Steam instalada via flatpak, o certo seria “Exec=flatpak run com.valvesoftware.Steam steam://rungameid/1794680”

Para contorna uma serie de problemas resolvi fazer um script que resolva isso de uma vez, e ainda automatiza para quando for instalado um jogo novo o script interage sozinho para criar os novos atalhos.

#=== Instalação no terminal. ===#

Primeiro tenha o git instalado no sistema.
Derivados Debian : sudo apt install git

Derivados do RedHat : sudo dnf install git

Derivados do ArchLinux : sudo pacman -S git

#=== Após instalação do git, ainda no terminal. ===#

git clone https://github.com/lucianohanzo/instalador_flatpaks
bash instalador_flatpaks/steam_jogos_flatpak.sh

OBS: Estou usando o archlinux com KDE, não testei em outras distros, fiquem a vontade para testar.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.