Jogo se fecha por falta de RAM (com 8gb?)

Olá pessoal.

Estou rodando o World of Warcraft no lutris e roda de boa. Acontece que eventualmente o jogo trava e se fecha, gerando uma mensagem de que o jogo precisou ser fechado por falta de RAM. Isso acontecia antigamente (mesmo no windows) quando eu tinha um pc fraco, mas não é o caso. Este tem 8gb de ram, é um core i7 3.0ghz, video NVIDEA GTX1050. O WOW nem é tão pesado assim.

Alguém saberia se é alguma configuração do Lutris/Wine/Winetricks que não utiliza toda a RAM disponível no pc?

OBS: isso acontece quando vou para capitais no jogo (orgrimar, Dalaran) e que tem muitos usurários ao mesmo tempo e que de fato exige maior quantidade de Ram para rodar. O problema acontece mesmo sem outras aplicações abertas, ou seja, somente o jogo rodando.

Se alguém souber me dizer o que pode ser, me ajudaria muito.

Att.

Olá @Andre_Mendonca não jogo WoW já fazem alguns anos, mas em regiões com muitos players é normal o jogo consumir muito mais recursos. Nestes casos, não vejo muito mais soluções além de tentar ajustar suas configurações de gráficos no jogo para que seu ambiente aguente a carga extra.

Eu tinha problema parecidos no GUild Wars 2, porém, o GW2 automaticamente reduz todas as specs do jogo quando perceber uma queda muito grande nos frames - ele sacrifica a beleza para manter a jogabilidade.

:vulcan_salute:t2:

Ah, vou tentar fazer isso

Vi no monitor de sistema que o cache chega a 4,2gb… Ele fica alocado na ram? Se sim aí entendo pq de consumir tanta ram.

Se o seu sistema não tem SWAP, criar uma partição SWAP pode ajudar, outra coisa seria monitorar o uso de memória enquanto roda, tem diversas forma de fazer isso, uma delas é deixar o monitor do sistema rodando ao fundo para ver o consumo antes da ocorrência do crash.

Tinha de 2gb, mas aumentei pra 6. Além disso, segui a dica do @eddiecsilva e diminuí um pouco as configurações, vamos ver se resolve.

Obrigado pela ajuda

O cache fica na RAM, e não teria como ser de outra forma, seu objetivo é acelerar acesso a dados frequentemente lidos do disco, mas se eu fosse você não me preocuparia com isso, o cache e o espaço de memória dos programas são coisas distintas, além do mais as páginas de cache são ‘baratas’, podem ser desalocadas sem rodeios se um programa precisa de mais memória.

Te indiquei monitorar a memória pois parece que o próprio WOW faz essa dedução, não o OOM do kernel, o que me deixa duvidas se o WOW não é 32 bits, tem limitação de espaço de memória de 4GB ou menos forçado pelos desenvolvedores o que pode levar a esse tipo de crash facilmente até com vazamento de memória pequenos.

Entendi. Ontem deixei o monitor rodando enquanto jogava, mas não ocorreu o erro. Todavia, eu aumentei a swapfile e reduzi um pouco os gráficos. Se acontecer novamente eu posto um print do monitor.