Dead Cells - O Encontro Viciante de Metroidvania e Roguelite
| Informação | Detalhes |
|---|---|
| Ano de Lançamento | 2018 (Versão 1.0) |
| Plataformas | PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, iOS, Android |
| Desenvolvedora | Motion Twin |
| Publicadora | Motion Twin, Playdigious (Mobile) |
| Gênero | Roguelite / Metroidvania / Ação Plataforma (Roguelitevania) |
| Modo de Jogo | Single Player (Jogador Único) |
| Classificação Etária | 10+ (dependendo da plataforma) |
| Tempo Médio de Jogo | Infinito (Natureza Roguelite) - Fim da “Run” inicial: ~1-3 horas |
Descrição
Dead Cells é um roguelite influenciado por Metroidvania e jogos de ação 2D com inspiração em souls-like. O jogo coloca o jogador no controle de um ser conhecido como o Prisioneiro, uma criatura parasita que habita um cadáver decapitado. O objetivo é lutar para sair de uma ilha em constante mudança e descobrir os mistérios por trás de uma praga que assola o reino.
A jogabilidade é baseada em runs (tentativas) rápidas e fluidas, onde o combate é exigente, mas extremamente responsivo. O mapa é gerado processualmente em cada run, garantindo que nenhuma tentativa seja exatamente igual à anterior.
O aspecto roguelite entra em cena quando o Prisioneiro morre: ele perde todo o ouro e a maioria dos equipamentos adquiridos, mas retém “Células” (Cells) coletadas para desbloquear permanentemente novas armas, mutações (habilidades passivas) e poções de cura para as futuras runs. Já o aspecto Metroidvania é sutilmente integrado através de runas que desbloqueiam novas habilidades de movimento permanentes (como a escalada de vinhas ou o dash destrutivo), permitindo o acesso a novas áreas do jogo em tentativas subsequentes.
Destaques
- Combate Ultra-Rápido e Fluido (Slick Combat): Um sistema de combate 2D focado em ritmo, posicionamento e esquiva (dodge-rolling).
- Progressão Persistente (Roguelite): Embora a morte seja permanente para a run atual, as Células (Cells) coletadas permitem o desbloqueio permanente de itens, melhorando as chances em tentativas futuras.
- Exploração e Replayability (Metroidvania / Procedural): Mapas gerados processualmente e a possibilidade de desbloquear rotas alternativas com as Runas garantem uma alta rejogabilidade.
- Sistema de Riscos e Recompensas (Parry / Curses): Encoraja o jogador a se arriscar para obter melhores recompensas, como o uso de escudo para parry ou maldições (curses) temporárias.
- Suporte Pós-Lançamento: A Motion Twin é conhecida por seu suporte contínuo, lançando múltiplas grandes expansões de DLC e atualizações gratuitas por anos após o lançamento inicial.
Requisitos do Sistema (Versão PC Original)
Dead Cells é conhecido por ser extremamente bem otimizado e funciona em uma ampla variedade de hardware.
| Componente | Requisito Mínimo | Requisito Recomendado |
|---|---|---|
| Processador | Intel i5+ | Intel i5+, 2.5 GHz ou melhor |
| Memória | 2 GB de RAM | 4 GB de RAM |
| Gráficos | Nvidia 450 GTS / Radeon HD 5750 ou melhor | Nvidia GTX 460 / Radeon HD 7800 ou melhor |
| VRAM | 512 MB | 1 GB ou mais |
| Armazenamento | 500 MB de espaço disponível | 500 MB de espaço disponível |
| OS | Windows 7/8/10 | Windows 7/8/10 |
Como Jogar no Linux
Dead Cells funciona perfeitamente no Linux e é nativamente compatível.
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Versão Nativa (Recomendado):
- Vantagem: A versão Steam de Dead Cells possui um build nativo para Linux, dispensando o uso de camadas de compatibilidade como o Proton/Wine.
- Detalhe: Esta é a forma mais simples e com melhor desempenho.
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Via Steam Play (Proton - Opcional):
- Vantagem: Embora não seja estritamente necessário devido ao build nativo, usar o Proton pode ser uma opção de fallback se houver problemas específicos com o build nativo em certas distribuições (algo raro neste jogo).
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Via Lutris / Heroic (Para Versão GOG/Epic):
- Vantagem: O Lutris ou o Heroic Games Launcher são excelentes para gerenciar as versões de Dead Cells compradas fora do Steam, como as versões GOG ou Epic Games Store, utilizando o Wine/Proton para rodar o jogo sem problemas.
