Eu estava usando Windows 11 até ontem e resolvi migrar para Linux, acabei escolhendo o Zorin OS 18.1, baixei a steam normalmente e o jogo também, porem ao iniciar o jogo ele a steam mostra que ele esta abrindo e nada acontece simplesmente aparece para apartar para jogar novamente.
Na Steam você foi em Configurações → Compatibilidade → Ativar Steam Play (as duas opções).
Se mesmo assim não funcionar, nas propriedades do jogo, em Launch Options coloque PROTON_LOG=1 %command% e abra o jogo. Vai criar um arquivo .log com o que ocorre quando o jogo é iniciado, mande ele aqui para a gente dar uma olhada
Ele não precisa se dar o trabalho de configurar a steam no Lutris sendo que ele pode rodar o jogo diretamente da Steam.
Provavelmente essa é a causa de você estar com problema para rodar esse jogo no Linux. Falo isso porque, eu uso Windows só para jogar e quando eu vou inventar de rodar algum jogo no Linux toda vez eu tenho que fazer algo diferente para rodar o mesmo jogo.
Executa ls ~/.steam/steam/logs e se tiver log, cola aqui o conteúdo dele inteiro (em texto)
Aproveita e instala o GE-Proton11-1 e tenta rodar o jogo com ele