Jogo não abre no ZORIN OS

Eu estava usando Windows 11 até ontem e resolvi migrar para Linux, acabei escolhendo o Zorin OS 18.1, baixei a steam normalmente e o jogo também, porem ao iniciar o jogo ele a steam mostra que ele esta abrindo e nada acontece simplesmente aparece para apartar para jogar novamente.

Ja testei varios Protons e mesmo assim não abre.

estou tentando jogar Final Fantasy XV

Se alguém puder me ajudar.

Fala meu caro, tudo bom?

Consegue dar mais algumas informações? Teu Hardware, a steam está instalada via flatpak ou não, se você sabe sobre.

opa, tudo bom.

então eu tenho um I5 de 10° Gen e uma GTX 1650, baixei a steam pelo proprio instalador de aplicativos do Zorin OS

Os drivers da nvidia estão instalados? Está usando qual versão do proton? Usando x11 ou wayland?

Tente verificar se o proton está ativo na steam em configurações > compatibilidade

Meus drivers da placa, e não sei oque significa x11 ou wayland :sweat_smile:

O Proton está ativo sim, eu consegui jogar rocket league pelo Heroic, somente na steam que está acontecendo isso

tenta usar o Lutris

Quando você clica em Jogar, aparece iniciando e depois o botão fica verde novamente?

1. Instalou o Proton? Esse jogo roda a partir da versão 10.0.3 https://www.protondb.com/app/637650
  2. Na Steam você foi em ConfiguraçõesCompatibilidadeAtivar Steam Play (as duas opções).

Se mesmo assim não funcionar, nas propriedades do jogo, em Launch Options coloque PROTON_LOG=1 %command% e abra o jogo. Vai criar um arquivo .log com o que ocorre quando o jogo é iniciado, mande ele aqui para a gente dar uma olhada

Ele não precisa se dar o trabalho de configurar a steam no Lutris sendo que ele pode rodar o jogo diretamente da Steam.

Certo, isso é oque aparece no .log

O HD onde esta o jogo é NTFS, ou seja, esse jogo ja estava instalado nesse HD quando vc estava no windows?

Estava sim

Provavelmente essa é a causa de você estar com problema para rodar esse jogo no Linux. Falo isso porque, eu uso Windows só para jogar e quando eu vou inventar de rodar algum jogo no Linux toda vez eu tenho que fazer algo diferente para rodar o mesmo jogo.

Executa ls ~/.steam/steam/logs e se tiver log, cola aqui o conteúdo dele inteiro (em texto)

Aproveita e instala o GE-Proton11-1 e tenta rodar o jogo com ele

se eu formatar meu HD, pra usar somente no linux, funciona?