Olá eu estou enfrentando um problema em relação a um jogo que eu tenho na Steam chamado Rocket League, quando eu usava o Windows eu costumava a jogar esse jogo as vezes, meu computador ele não é tão bom porém ele conseguia rodar o jogo até que jogável praticamente, porém, quando eu fui pro Linux tentei usar o steam play e o proton da valve para poder rodar o jogo no meu PC e simplesmente o jogo não roda, eu tenho um outro jogo aqui de windows que é o Yu-Gi-Oh! Master Duel e ele consegue rodar bem, não acho que seja problema por drivers ou algo desatualizado em relação ao Wine. Tentei usar alguns prefixos de inicialização como por exemplo o PROTON_USE_WINED3D=1 e o gamemoderun %command% para ver se resolvia e também não adiantou muita coisa, mudei também o tipo de proton para ver se solucionava trocando para o proton_experimental, o GE-Proton e a versão 7.0-4 dele mas ainda sim não resolveu, no final eu usei o PROTON_LOG=1 %command% para gerar um arquivo de texto mostrando o que tava realmente acontecendo com o jogo porém eu achei grande e complexo demais, eu ainda sou novo no mundo Linux então tem muita coisa que preciso aprender porém se alguém puder me ajudar eu ficaria grato por isso, irei passar um link no google drive sobre o log para, caso possível puder ajudar a resolver o problema!
tenta usar o proton 7.0-3 ou o proton-GE 7-28, alguns jogos aqui só funcionam com versões antigas do proton
Qual é a configuração completa do computador? Está rodando a Steam dos repositórios de sua distro ou a versão Flatpak?
Boa noite. Tem como compartilhar os dados do seu computador? Por exemplo, cpu, gpu, ram, distribuição, … Acho que quanto mais informação você conseguir providenciar melhor. É estranho porque o rocket league tem um bom score no proton db. Tem uma opção também de você instalar o Lutris → Epic Games → Rocket League e verificar se roda também.
Bem…eu usei o pamac para instalar a steam na versão Flatpak dela, não sei se por usar a versão Flatpak possa ocasionar algum problema durante a inicialização do jogo, alias aqui está a configuração completa do meu PC
Processador: Intel(R) Core™ i5-7400 CPU @ 3.00GHz
Placa Mãe: EX-B150M-V3
Memória RAM: 8 GB DDR4
Placa de Vídeo: Intel HD Graphics 630 (Eu sei, ainda estou juntando pra uma placa nova ^^")
OS: Manjaro Linux KDE (a versão mais atual dele se não me engano)
A versão Flatpak funciona normalmente. Inclusive é a que eu recomendo usar. Talvez as dicas neste meu artigo possam ajudar:
A primeira coisa que pensei seria a possibilidade do chip gráfico não ter suporte a Vulkan, mas o seu parece ter.
Seus jogos estão instalados em um drive particionado no formato EXT4?
Assim, antes de eu baixar o Rocket League eu instalei o Yugioh lá no meu HDD (eu tenho um SSD e um HDD) porém ele não iniciava de forma alguma e descobrir que o motivo era porque o meu HDD tava particionado como NTFS por causa do Windows e jogos feito no Windows não funcionam bem no Proton se o jogo estiver instalado em uma partição NTFS, então eu instalei no meu SSD mesmo aonde está instalado o sistema e funcionou normal, alias eu instalei o sistema usando o EXT4 mesmo. Porém, não foi a mesma coisa com o Rocket League, instalei no meu SSD mesmo e não funcionou, usei vários comandos e nada…
Olá rapaz, vou tentar resolver seu problema em etapas
1° O proton no linux requer 8GB no mínimo para funcionar, seu PC tem exatamente 8GB de ram compartilhado com vídeo onboard, tá na cara que não vai rodar.
2° Intel HD Graphics 630 não tem suporte ao Vulkan 1.3
Solução: Adquira uma gpu offboard com suporte ao Vulkan e adcione mais ram pois como a própria valve disse que o proton não é emulador.