Jogando no Arch

Introdução

Bom, eu recententemente comecei no mundo do das arch-based distros(destaque para o Arch em si), sinceramente, eu não me arrependo nem um pouco, tem um ótimo package-manager, bem performático(meu consumo de ram da pós instalação do GNOME era de, aproximadamente 400Mb), mas algo sempre me perturbava, principalmente no arch, eu não conseguia jogar, eu entrava no jogo e ele simplesmente n funcionava, este artigo serve apenas para aqueles que talvez estivessem tendo o mesmo problema que o meu.

Drivers e Configurações

Meu problema estava sendo justamente com os drivers, eu apenas havia instalado os drivers proprietários da Nvidia, porem, os jogos continuavam não funcionando, então o eu parti para a pesquisa, depois de um bom tempo procurando, descobri que eu precisaria adicionar um repositório no /etc/pacman.conf e descomentei as linhas:

#[multilib]

#Include = /etc/pacman.d/mirrorlist

Depois, eu instalei tudo o que eu precisava segundo a archwiki(archwiki xorg), adicionei todos os drivers, proprietários e open-source

(nem sei se eu precisava de todos mas deu certo :+1:(parenteses dentro do parenteses, se alguém quiser me dizer se eu precisava de todos, ficaria agradecido e editarei o post de acordo com a resposta!))

Proton

O Proton padrão(experimental) estava funcionando incrivelmente bem para mim ate eu tentar jogar Resident Evil 2(jogo muito bom por sinal!), onde algumas cutscenes não estavam funcionando/travando, apesar de não atrapalhar a gameplay, estava me incomodando bastante, eu queria estar imersivo no jogo(apesar de eu já ter visto alguns spoilers de gameplay e historia), então mais uma vez fui pesquisar sobre o assunto, e eu achei uma ferramenta salvadora, Proton-GE, um proton customizado, criado por Thomas Crider, funcionário da RedHat que tem bem mais otimizações no geral do que o proton da valve, e com bem mais suporte no geral, como um discord onde as pessoas podem reportar os seus problemas(vlw @Utherbone), apesar de ter que testar vários releases, você (quase) sempre vai encontrar o que precisa por la (nota: algumas dependências são necessárias para o funcionamento total da ferramenta, como o wine e wine tricks e todos os drivers).

Ferramentas Opcionais

Lutris

Eu, pessoalmente não uso o lutris, mas se você quer jogar os jogos da ubisoft connect/club/store e/ou epic games store, use o lutris, uma ferramenta incrível para gerenciar jogos(parecido com o GOG galaxy), sinceramente, nem tem muito o que falar dele, se quiser, você pode dar uma olhada no website.

Protondb

O proton você já conhece, mas você sabia que eles tem um site? Ele monitora a performance dos jogos de acordo com o feedback da comunidade e atribui uma nota a eles, então, veja e site e reporte sua experiencia.

Fim

Bom, esse foi o meu primeiro post aqui, por isso, moderadores e membros, me enviem um feedback, de algo que eu possa melhorar(ou coisa do tipo), ficaria muito feliz em ouvir.

Au revoir.

5 curtidas

Não sei nada de jogos.

Um dia vou parar e ler como instalar e como funciona…

Cheguei até instalar o steam, mas só isso.

1 curtida

Massa o mantenedor do Proton-GE é Thomas Crider, é usuário de Fedora trabalha na Redrat e fornece suporte direto em seu Discord, Proton-GE é pau para toda obra sempre tem uma versão que vai rodar o tal jogo com melhorias, se não fosse o esforço dele Warframe nunca teria rodado tão bem no Linux as vezes eu costumo pensar que bate o desempenho no Windows.

Aproposito ótima postagem, bem informativa.

Atenciosamente,
Gabriel
(Utherbone)

1 curtida

Muito Obrigado pela adição! Eu sinceramente não sabia quem era o criador do proton-ge, muito bom saber!

1 curtida

Só para enriquecer a postagem, recomendo assistir o vídeo do Intelligent Gaming - Linux Tutorials & Gameplay

1 curtida