Entendo que a comunidade de tecnologia geralmente evita politizar os assuntos, mas, como Platão, Sócrates e Aristóteles concordaram: “o homem é um animal político e não há como ser apolítico”. Afinal, a própria internet que utilizamos para interagir em fóruns como o Diolinux é fruto de políticas públicas e privadas que viabilizam a existência de sites e serviços web.
Essa reflexão me leva a outro filósofo grego, Heráclito, cuja célebre frase sintetiza de maneira impressionante a dinâmica do Ocidente: “A guerra é mãe e rainha de todas as coisas; de alguns faz deuses, de outros homens; de alguns faz escravos, de outros, homens livres.” Essa citação reforça a ideia de que os conflitos — sejam ideológicos, econômicos ou tecnológicos — moldam as estruturas da sociedade.
Com esse arcabouço filosófico, concluo que a politização não é algo novo, mas o que mudou foi o acesso à geografia informacional. Hoje, a informação regula acordos sociais, econômicos e políticos em todos os níveis da hierarquia social. Antigamente, apenas as elites tinham acesso a informações de qualidade. Agora, com a descentralização e a distribuição da informação, qualquer pessoa tem a possibilidade de checar dados de forma mais acessível, o que transforma a relação entre os indivíduos e o poder.
Após essa reflexão, quero destacar uma iniciativa que considero exemplar: o projeto do deputado de São Paulo, Guto Zacarias. O site proposto permite que usuários publiquem matérias baseadas em fontes especializadas, promovendo a participação cidadã e o interesse público ao monitorar os gastos públicos. Na minha visão, iniciativas como essa deveriam ser padrão para todos os parlamentares.
Embora existam ferramentas como o Portal da Transparência, elas ainda são pouco acessíveis para o cidadão comum, já que demandam um alto nível de habilidade na leitura e interpretação de dados. Tornar essas plataformas mais compreensíveis e acessíveis é fundamental para fortalecer a democracia e a participação popular através da tecnologia.
Contudo, essa é a minha opinião, o que os usuários do fórum acham?