Amigos, boa noite!
Sou extremamente novato em Linux. Instalei minha primeira distribuição (Linux Mint 19.3) em dual boot há duas semanas, e comecei a brincar, customizando o tema e a interface. Nessa brincadeira toda, não sei exatamente o que fiz que foi removido as sombras das janelas do gerenciador de arquivos, de modo que quando as janelas estão sobrepostas, não dá pra identificar onde terminar uma e onde começa a outra:
Pesquisei bastante mas até agora não achei nada que solucionasse o problema.
Agradeço a atenção de todos.
Olá, @renandacosta. Bem vindo ao fórum e ao mundo Linux!!
Normalmente quando acontece isso é sinal que o driver de vídeo não está funcionando corretamente. Você sabe dizer qual é a marca da sua placa de vídeo?
De qualquer forma, para garantir, abra o programa “Gerenciador de Drivers” e verifique se aparece algum driver recomendado para ser instalado. Se tiver, basta selecionar e clicar em “Aplicar mudanças”.
Outra coisa que você pode tentar é mudar o tema. Como que você instalou o tema? Pelo aplicativo “Temas”? Já tentou alterar para o padrão (Mint-Y)?
Obrigado, pela atenção, Bruno.
Minha placa de vídeo é daquelas Intel Graphics HD onboad, não há drivers a serem instalados. Alguns temas baixei pelo próprio gestor de temas, outros instalei via terminal, e outros colocando dentro da pasta .themes. Já tentei voltar para o tema Mint-Y e Mint-X, mas continua com o mesmo problema 
Você desativou o compositor
Ok, Então verifique se a sessão “Cinnamon (Padrão)” está selecionada na tela de login. Para isso, na tela de login clique no ícone do Cinnamon (um círculo com alguns detalhes dentro) que fica no lado direito do nome.
1 curtida
Obrigado, pela atenção, Natanael.
Se eu desativei o computador? Em que sentido?
Funcionou, Bruno! Perfeito!
Realmente lembro que mexi nessa opção, com a intenção de futucar tudo! rs
Só que eu pensei que tivesse voltado.
Agora, fiquei curioso, você poderia me explicar o porquê a outra opção remove as sombras?