Já tem um tempinho que isso ocorre, e ocorreu em meu laptop.
Mas toda vez que eu sem querer clico em algum botão do abrir,maximizar e minimizar ele não responde aos cliques. ou sem querer redimenciono a janela do Google Chrome ou de qualquer outro navegador ele faz isso. trava!!
Ja desinstalei programa por causa disso, e nao resolve. Creio que seja um bug do Ubuntu 24.04. Ja tentei encerrar o Gnome Shell para ver se volta a funcionar, e nao adianta. encerrar sessao tambem nao adianta.
O que eu posso fazer para resolver?
Minhas configs: Intel Core I3 1115 G4,4GB de RAM,SSD 256gb,Ubuntu 24.04 LTS.
Sera que alguem pode me dar uma maozinha aqui?
Estranho, nunca vi esse bug no Gnome. Pode ser um problema recente que veio junto nessa nova versão do Ubuntu.
Dá próxima vez que for colocar a senha para fazer login com teu usuário, tenta clicar no ícone de engrenagem no canto inferior direito e selecionar a opção “GNOME on Xorg” ou algo parecido. Dessa forma ele utilizirá outro protocolo para gerenciar as janelas, pode ser que resolva.
Dica: vi alguns usuários relatando muitos bugs no Ubuntu 24.04. Se não resolver, talvez valha a pena utilizar alguma outra distro até sair a versão 24.04.1 que deve corrigir muitos bugs.
Tem várias distros excelentes baseadas no Ubuntu que costumam não ter esses problemas, como o Zorin e o PopOS.
Oi, Obrigado pela resposta!
E exatamente o que eu estou fazendo. as vezes resolve.
Alternar entre Xorg e Gnome (Ubuntu) no login
E estou pensando nisso!! mas tipo, ja usei o ZORIN OS. gostei muito.
Ou talvez voltar para o 22.04 ate sair o 24.04.1. mas isso so acontece de vez enquando. o popOS nao me adaptei muito bem. pois estou acostumado com o Gnome. e uma boa parte dos comandos do terminal que eu conheco sao do do Gnome. O .1 sai em agosto. acho que vou usando assim, ate sair a att.
@patrickg É um bug na versão 24.04 de janela fantasma, o problema em si não é o botão, é uma parte da janela que da esse problema, no meu caso, é no lado direito da tela, se ela estiver maximizada, do meio até a extremidade direita, ele não reconhece como janela (e não acontece em todos os programas, pelo o que eu vi, acontece mais no navegador mesmo) e clica como se fosse a área de trabalho se não tiver nenhuma jenela aberta por trás, todos que vi que usavam o ubuntu 24.04 tem esse mesmo problema, aparentemente, é um problema que varia a forma que ocorre, inclusive, é um bug enorme que acontece na nova função de redimensionamento de janelas, que tinha o intuito de organizar as janelas de forma melhor, ainda não encontrei a solução e não vi muitas discussões sobre o assunto, caso saibam de algo, ficaria feliz se mencinoassem aqui ![]()
Edit: imagino que teremos que esperar uma solução da dona da dist mesmo, mas sempre tem os brabos que conseguem corrigir kkkkkkk