Ja fui usuario de windows modificado

Ja fui um usuario desses windows modificaados, instalava em meu notebook e no computador de amigos.
Mas com o passar do tempo parei de usar… Passei a estudar um pouco sobre segurança digital, e isso me fez começar a desconfiar “dessas versoes melhores do windows” de graça.
Toda vez que vejo no youtube de alguem recomendando uma iso que vai melhorar os fps nos jogos e o desempenho do computador e de graça, me faz pesar em uma coisa que minha avó vive disando “Não Existe Almoço Gratis”

Acho que essas pesoas que criam essas versoes estao querendo ganhar alguma coisa. Não acho que alguem iria querer se coloca de alvo da microsoft a troco de nada.

E msm deixando essa parte de segurança de lado, tive varrios problemas com algumas ferramentas simplismente nao funcionando, o sistema quebrando do nada e como instalava no computador de amigos tinha que ficar resolvendo varios problemas.

Não estou querendo dizer que o windows original seja perfeito, mas acho uma ingenuidade achar que um retalho de alguma coisa que não funciona direto va funcionar melhor…

4 curtidas

Existem alguns scripts que que fazem essas modificações disponiveis no github, se é algo que interessa, muito mais seguro que baixar uma iso modificada, e o resultado é o mesmo.

Mas o ponto é, normalmente, nada disso muda algo realmente relevante.
O windows continuará recolhendo suas informações, se vc quiser usar gamepass, ou algo da app store, vai precisar logar com a conta MS.
E 90% do desempenho ruim do windows é a arquitetura, uso alto de recursos pelo “DE” e file sistem podre (ntfs)

Windows além disso fica fazendo swap pra sempre, enquanto seu pc esta em idle, por isso normalmente a bateria de notebooks dura mais e o consumo energetico é menor no linux

Windows fica basicamente o tempo todo buscando arquivos da ram e colocando em disco, pra tentar amenizar o uso ridículo de ram q ele tem.
Ntfs também não ajuda sendo um sistema de arquivos mais lento, demandando uso maior do CPU pra fazer tasks similares ao linux.

Varios testes mostram q em pcs que já tem performance pra rodar os jogos, a diferença é de 1 a 5 % de melhora. Praticamente margem de erro!
Quando vc está jogando o windows sabe q precisa alocar tudo pro jogo, e para qualquer outro processo irrelevante (na medida do possível).

Se um windows com menos bloatware rodasse jogos melhor, quando tivemos a transição do windows 7 pro 10 teria sido notado queda de performance em jogos, mesma coisa do 10 pro 11.
mas se rodar algo nos 3 vai ter o mesmo resultado em framerate

Não é à toa q diversos jogos rodam melhor no linux, principalmente em dispositivos com bateria.

Steam deck é a maior prova, se rodar windows nele a bateria some, e o desempenho cai, serve apenas pra rodar o eventual jogo q n funciona, fortnite, por exemplo.

4 curtidas

Nunca cheguei a usar essas isos personalizadas do Windows. Sempre pensei em como era muito facil de injetar um codigo malicioso e você nunca se quer saber do risco que esta sofrendo.
Entretanto lembro que quando surgiu o projeto do Atlas OS, achei interessante a forma que eles eram abertos com sua source e transparente com suas mudanças, nunca usei porque não me acostumo com o workflow do windows e também sei da quebra dos termos da Microsoft. Uma pena que muitos youtubers divulgem videos do Atlas de uma forma imprudente, acho que acaba gerando um interesse nessas isos modificadas o que pode gerar um impacto na segurança de Pcs windows

1 curtida

Tanto faz na verdade.

O cara que baixa essas isos sem cogitar os riscos é o mesmo cara que prefere usar o baixeaki ao invés de ir no site de quem desenvolve o software.

Ele de um modo ou de outro vai “instalar mais memória ram” no pc de qualquer forma então não é como se fosse fazer diferença.

2 curtidas

tanto windows como qualquer outro software ou outro sistema operacional tem que ser baixado do site oficial, se for baixado de outros meios de site de terceiros pode conter vírus.

1 curtida

Tem o programa NTlite que te auxilia a criar sua iso modificada, já fiz algumas versões para uso próprio, vale a pena dar uma olhada.

2 curtidas

Inclusive essas versões modificadas do Windows alteram diversos arquivos essenciais do sistema, o que causa instabilidades.

Tem esse vídeo do Baboo que fala sobre Ativadores, mas no final ele mostra que tem uma grande possibilidade dessas versões modificadas do Windows virem com malwares escondidos.

4 curtidas

Eu ja vi varias versões desses windows modificados que já vem ativado

1 curtida

E os usuários dessas versões modificadas reclamando que o Windows é instável, bugado , que o Windows Update só dá problema e outras coisas, pois além dessas versões já virem modificadas o Ativador também faz a sua cota de modificações no sistema.

Eu usei Windows Pirata até 2014, quando tive acesso ao Dreamspark e assim pude ter uma versão original do Windows. E nunca mais tive grandes problemas, e desde então passei por Windows 7, 8/8.1, 10 e 11.

O único problema que eu tive com o Windows Update, foi no meu computador novo, onde fui reinstalar o Windows, o Windows Update atualizou o Driver de Vídeo da Intel e aí fiquei sem áudio no notebook.

E esse “enxugamento” que essas versões fazem no Windows, retirando recursos supostamente inúteis só faz diferença real em máquinas realmente muito ruins, tipo um AMD C70 de míseros 1 GHz. Em máquinas mais potentes, não faz sentido e isso é totalmente inócuo.

Já estou cansada de ver esse “técnicos em ti” falando no YouTube que o windows update quebra o sistema. E pelo que eles msm falam eles removem dos computadores dos clientes.

Isso me faz pensar quantas pessoas estão com computadores pessoais ou até mesmo de empresa com esses Windows modificado mal sabendo que estão correndo risco, porque quando a pessoa chama um técnico para formatar o computador não vai imaginar que o técnico vai fazer alguma coisa que possa colocar ele ou a empresa em risco.

1 curtida

Dá uma gastura em ver pessoas recomendando esse tipo de coisa. Aí depois que lega vírus por alguma brecha do sistema, aí coloca a culpa no sistema.

Aquele script do Chris Titus é bom, vc pode modificar o sistema ou fazer seu próprio custom iso de uma iso oficial sem bloat.

3 curtidas

esse mesmo q estava pensando

já crie uma iso modificada na época era com Windows 8 ainda, acho que num vale a pena modifica na época era pra colocar num pc fraco, eu criei uma iso tão leve que removi coisas que era essenciais pro Windows funcionar direito, no começo ele fico muito leve mais com Windows update desativado ativava só quando precisava, resolvi atualizar ele ate o talo no final ele fico meio bugado dando uns erros falando que tava faltando os recursos que removi rs mais era só pra experiência galera , o melhor mesmo e instalar a iso oficial da Microsoft e aqueles apps atoa que vem e só desinstalar normal mesmo.

1 curtida

O que eu recomendo:

OBS: NUNCA use Windows Modificado por outra pessoa que você não conheça

• Use o NTlite para customizar sua ISO OU
  • Use o Script do Chris Titus como citado acima, usei ele várias vezes, tenho Windows no pc ou note modificado por ele. OU
  • Remova os Bloatware com o Winget. (atualmente estou usando esta opção nas novas instalações)
4 curtidas

O Rufus tem um recurso que edita a ISO oficial do Win11 e possibilita instalação sem a necessidade de conexão à Internet, nem de uso (ou criação) de conta Microsoft, nem a exigência do TPM 2.0.

Quanto a “versões” do Windows que desabilitam o Update, são uma coisa kamikaze. É fato bem sabido que o Update volta e meia falha e chega a criar problemas bem chatos, mas aqui vale o clichê: ruim com ele, pior sem ele.

2 curtidas

E as possibilidades de falha são muito maiores quando se usam ativadores ou essas versões modificadas por terceiros no Windows.

O Windows Update é feito para o Windows Original sem modificações nos arquivos do sistema e no Registro. Se já pode acontecer problemas com o Windows Original/Sem Modificações, imagine então com essas versões modificadas e ativadas do Windows?

Versões modificadas em sua maioria não tem o serviço de update “ativo”, já que o objetivo da versão modificada é a de suprimir serviços e funções e aplicativos que em sua maioria não e usado, Bloatwares…

Concordo que o ideal é usar a ISO oficial, mas se o objetivo for apenas remover telemetria, apps inúteis e instalar apenas updates de segurança, aquele script pode ser muito útil, uso ele no Pc das crianças so para jogos e uma vez por mes instalo os updates de segurança e de todos programas instalados ate hoje nao quebrou. :grin: :grin:

1 curtida

Bem, eu estou fazendo umas paradas para o Windows 11. Em 8 anos é a primeira vez que deixo instalado apenas o Windows em um Notebook.

De fato achei o Windows 11 muito massa depois do XP. Utilizo uma onda do Tittus para remover o lixo. Segue para quem quiser, só executar no powershell como administrador.

iwr -useb https://christitus.com/win | iex

Também fiz uma guia aqui de alguns ajustes para usar no Virtualbox, mas para quem souber o que está fazendo tem muita coisa legal.