Já formataram alguma vez depois do Linux?

Eu formatei algumas vezes meus PCs com Linux. com o Windows eu formatava mais vezes… mas hoje nao mais. Procuro tentar resolver o problema antes de partir para formatar. Ainda mais que eu cadastrei os meus PCs no Ubuntu PRO. estou adorando o Linux!!

1 curtida

Formatei uma vez pra testar uma distro com KDE, e depois de 2 dias voltei pro linux mint. Desde então estou com a mesma instalação desde o final de 2021, só atualizando o mint a cada versão.

Pois é, da um certo trabalho para formatar PC… Tipo,
Instalar, configurar do jeito que agente quer,instalar os drivers,programas…
Nao tenho muita coragem de ficar fazendo isso nao!!

Nem eu. Mas não por falta de coragem, por preguiça mesmo kkkkk

1 curtida

Se eu formato meu PC com Linux?

:vulcan_salute:

5 curtidas

vixi. nem de conto. kkkkkkkkkk

Então, vai da pessoa né? Tem uns que preferem formatar porque gostam de uma coisa mais bem redonda. Eu vou esperar lançar a 24.04 para migrar para o novo Ubuntu. Já estou na 22.04.2

Ih rapaiz, ja formatei o pc com linux inúmeras vezes, mas veja bem, formatei porque tenho a tal da “SDA” hehehe, agora, formatar o pc por problemas que eu não pude solucionar ou algum outro motivo se não para saciar a minha “curiosidade” pelas distros foram poucas vezes.

Eu também não formato, eu já vi pessoas relatando aqui que são viciadas em formatar o Linux, eles são chamados de distro hopper.

Suporte do Ubuntu Pro é de 10 anos.

Apesar de usar Linux desde 2008, começando pelo saudoso Kurumin 7, nunca me tornei em um usuário avançado.

Quando dá algum problema no meu sistema (que basicamente é não dar boot), me desespero e formato logo, simplesmente não tenho tempo para ficar testando possíveis soluções. Minha partição /home (na verdade, agora que estou usando Btrfs, é volume @home), já fica separada e já tenho a lista de aplicativos que preciso instalar, não tenho que ficar lembrando; pra não dizer que nada me aborrece, é meio chato ter que customizar o visual do sistema para deixar do jeito que gosto, que é deixar o KDE Plasma com a cara do GNOME2, que basicamente é colocar dois painéis e adicionar lançadores rápidos de aplicativos na barra superior.

Sim, se eu fosse um usuário intermediário-avançado de Linux, eu poderia resolver meus problemas sem formatar, mas deixa minha vida dar uma tranquilizada que vejo se passo a estudar esses tópicos mais avançados.

@aguamole
Entao, eu sei que ate 2032… mas ate la nao sei se eu ficaria com a maquina que uso hoje ate essa data…
Eu ate pretendia trocar ela. Mas deve ter uns 4 anos que eu tenho ela. E um AMD Ryzen 1400. mas fiz um Upgrade de Memoria de 8gb para 16gb. adicionando mais um pente de 8gb. e um HD SSD de 480gb…
Eu acho que mesmo assim ela vai chegar num ponto que nao vai me atender mais… se bem que eu nao preciso me preocupar muito ja que uso o UBUNTU… e tem suporte por muito tempo ainda!!
@HMSLIMA
Entendi. Eu fiz curso superior de Redes na faculdade (nao conclui) e fiz outro Tecnico na mesma area e aprendi a lidar com o Linux!!!

Comecei usando Kubuntu (após o fim do Kurumin), de 2009 até 2019. No início, eu reinstalava de 2 em 2 anos, quando saía nova versão LTS. Então, o correto é dizer que eu formatava, sim – as partições do Kubuntu, não o PC inteiro!

Para me divertir, eu tinha outras partições, onde eu instalava o Debian ou o Mint, mas acabava usando pouco. – Portanto, também formatava essas partições, de vez em quando.

Depois que eliminei o Windows, passei a ter sempre o Kubuntu, Debian, Mint e KDE Neon. – Mesma coisa: – Formatava para instalar as novas versões, +/- a cada 2 anos.

A partir de 2017, fui me acostumando a fazer upgrade sem formatar – openSUSE (Leap, Tumbleweed), Arch Linux, Debian testing, Fedora, KDE Neon, PCLinuxOS, Void – e dá pra notar que fui adotando distros rolling-release, que teoricamente nunca precisaria reinstalar.

Dessas aqui…

… várias foram instaladas no início de 2020, e continuam até hoje.

Caramba, haja espaço pra tanta distro kkkkk

Eu não conseguiria ter nem a metade disso com meu ssd de 120 gb…

1 curtida

@frc_kde
Vixeeee! Quanta distro… eu acho que eu nao teria coragem de ficar indo e voltando com instalacao de tanta distribuicao assim. acaba que agente nao tem tanto tempo assim… pra ficar fazendo isso.
@Paran01d
Ai de mim… nem eu!!! muito menos tempo…

2 curtidas

Eu tô desde dezembro com a mesma instalação de uma distro e eu acho que é o meu recorde em 2 anos. Hahahaha

Eu não sei o que é isso, mas deve problema com ansiedade.
Eles são viciados em formatar PC.

Botei um SSD de 480 GB

• openSUSE - desde Janeiro 2020 – e no PC anterior ficou de Janeiro 2017 até Janeiro 2020

• Fedora - desde Janeiro 2020

• KDE Neon - desde Janeiro 2020

• Arch - desde Abril 2020 – e no PC anterior desde Junho 2017 até Janeiro 2020

• Debian testing - desde Maio 2020 – e no PC anterior, de Outubro 2016 até Janeiro 2020

• Mageia 8 - desde Julho 2020

• Void - desde Julho 2020

• Manjaro - desde Abril 2021

• MX Linux - desde Outubro 2021

Faz mais de 12 meses que quase só uso o Arch, mas hoje o Kernel 6.2.2 do Arch se tornou incompatível com o Grub do openSUSE. – Bastou escolher o MX Linux e continuar a vida, como se nada tivesse acontecido.

Formatei mais meu PC com Linux do que com Windows.

Tenho o meu laptop atual há 2 meses, e ele tem 2 SSDs – um de 256GB e um de 512GB. O de 256GB segue com o Windows 11 que veio pré-instalado nele, enquanto o segundo já passou por (cof cof) mais de 250 formatações nesse meio tempo de uso. Basicamente, ou eu faço alguma m* grande (às vezes sem querer e às vezes de propósito) e tenho que formatar, ou eu só canso da distro que está no momento e coloco outra :joy:

PS: nem estou contando os meus laps anteriores :zipper_mouth_face:

@frc_kde
Caramba!!! E realmente muita coisa…
Coitado do teu SSD…
Parece que o SSD tem um tempo de vida… que leva em conta as leituras e as escritas do disco…
Acho que ficar fazendo muito isso, bom, sei la… pode prejudicar um pouco o disco nao?
@Kobreq
kkk… acontece!! as vezes a instalacao que agente tem acaba meio que quebrando… por algum motivo futil que agente faz com o PC… tipo, eu ja aconteceu de eu fazer m* com o meu PC e nao iniciar mais o Ubuntu… ai tive que partir para reinstalar de novo… morro de medo de isso acontecer!!
Mas eu ja apaguei o SSD antigo que eu tinha pra fazer o Upgrade para o de 480gb…

1 curtida

Você está se deixando levar por uma vaga impressão, em vez de usar o raciocínio lógico…