Já é possível instalar o Photoshop no Linux com o wine

Ainda é experimental e, por isso, não adianta ficar animadinho(a)! Um desenvolvedor da comunidade encontrou uma solução para um dos maiores obstáculos dos usuários de Linux: a instalação do Adobe Photoshop.

Através de uma versão modificada do Wine, ele corrigiu falhas que impediam a conclusão dos instaladores da Adobe Creative Cloud. O foco do projeto recai sobre as versões 2021 e 2025 do software, com relatos de que a versão 2021 apresenta um desempenho extremamente fluido.

As correções técnicas ajustam componentes específicos, como o processamento de JavaScript e a leitura de arquivos XML, permitindo que o sistema emule o comportamento do Windows com maior fidelidade.

Embora o autor tenha submetido o código para a Valve, os responsáveis sugeriram o envio direto ao projeto principal do Wine para validação oficial.

A solução permanece como um esforço experimental que depende da aceitação da comunidade de desenvolvedores para se tornar um padrão definitivo.

2 curtidas

A Adobe vai atrapalhar novamente… Lembro quando lançaram um update do wine que ele instalava perfeitametne a versão atual do photoshop na época, a Adobe lançou um update no mesmo dia e parou de funcionar no wine. :rofl:

Se seguir a tendência de crescimento do Linux como o ano passado, quem sabe a própria Adobe não crie um port para o Linux

3 curtidas

É o que eu acho também. Por isso, acho que os desenvolvedores do Wine não aceitarão o patch. De que adianta absorvê-lo se a empresa bota areia depois?

2 curtidas

Acho que foi na versão CS6 do Photoshop, se não me engano.

Testei essa versão na época (2012) e estava rodando liso no Wine.

O Fusion 360 estava rodando liso tbm um tempo atrás, graças a um script feito por um alemão, mas pouco tempo depois deixou de funcionar.

Nossa que notícia incrível. Eu uso o Photoshop CC 2018 perfeitamente no meu Linux. Mas eu tenho o 2021, que usava no Windows. Porém nunca consegui instalar ele no Linux.

Então, agora, será possível isso…

Como se obtém esse pach do Wine atualmente?

Bom, é nítido o crescimento do Linux em PCs de uso comum, não servidores, e se a Adobe não mudar sua mentalidade vai acabar virando página na história da tecnologia.

Vejam que a dona do Canva já entendeu isso e o Afnity já vem funcionando bem no Linux. O Gimp está ficando cada vez melhor.

Com o acesso a internet e podendo-se usar webapps em diversas distribuições, o Photopea resolve perfeitamente bem. E este abre e salva formatos que as vezes o Photoshop só abre e olhe lá, como ocorre com o formato .SVG.

Então vemos uma mudança significativa no cenário da tecnologia.

Já há pontos que devam serem levados em conta por parte das big techs de softwares.

Com a popularização do Linux pra jogos, por exemplo, vai puxar um monte de coisas junto.

• Produtores de conteúdo que jogam e gravam vídeos vão precisar de programas que funcionem bem no Linux.
  • Quem joga e faz adereços pra jogos, como carros pra GTA ou outro jogo de veículos, por exemplo, vai precisar de aplicações para suas modelagens.

Enfim é um evento em cadeia que acontece quando as coisas seguem ganhando força.

Com o mercado de informática, principalmente em países como o nosso, indo às alturas. O que a Microsoft, com o Windows 11, rotulou de “lixo eletrônico”, voltou a ser o foco de muita gente que procura algo barato e que ainda de conta de entregar muita coisa. Isso é um fato real.

Um Intel ou um AMD, cuja geração é lixo segundo a Microsoft, ainda pode entregar muito desempenho tendo um custo muito mais baixo. E é ai que o Linux tem feito a diferença. A Valve é a maior prova disso. E essa onda só está aumentando.

Ou empresas como a Adobe sobem na prancha e surfam essa onda, ou poderá ser engolida por ela.

A Black Magic, desenvolvedora do excelentíssimo editor de vídeo, DaVinci Resolve, já entendeu muito bem isso. Hoje se você usa Linux e quer um editor de vídeo profissional o DaVinci Resolve, literalmente, e com um forte detalhe: é gratuito!

Vamos ver o que vem pela frente…

Tem muita água a correr nesse “infomar” e muita coisa pra acontecer.