Instalei recentemente o Ubuntu LTS na minha máquina pessoal, mas venho tendo um problema com a rede cabeada (até comprei um cabo novo hoje, Cat6 pra testar). E bom, realizando testes no Windows (PC da empresa) e no meu, a diferença é assustadora.
Ambas as máquinas são da Acer, a minha um pouco mais antiga, mas quando estava no Windows, a velocidade passava dos 100MB. Tem algo que eu possa fazer para corrigir isso? Já pesquisei, perguntei pra IA, mas nada que tenha feito funcionou.
Nessa interface do Ubuntu que mostra as informações da conexão cabeada, não tem nenhuma configuração relacionada a “Negociação de link” ou algo semelhante? Ao menos no KDE Neon aparece isso e com a negociação na configuração “ignorada” já funciona 1Gb aqui. Qualquer coisa se for possível você também pode testar trocar para “automático” ou “manual” e forçar “1Gb” pra ver se funciona.
Iniciando o sistema e vendo o que está usando a internet, é só o Firefox e o Barrier. E mesmo que algo estivesse consumindo um pouco a mais, não iria reduzir a velocidade em 90% né? Está limitado mesmo, tentei pelo Zorin OS e está com a mesma limitação (tentei abrir o Mint pelo Ventoy mas tá dando algum erro falando que preciso carregar o kernel primeiro então não consegui ver nele).
Aqui fica claro que a velocidade negociada entre o seu computador e o roteador é 100mbps. Fica impossível ir acima disso, pois o gargalo está entre o computador e o roteador.
Poderia informar a saída do comando: lspci -nn
Nele vai constar exatamente o modelo da sua placa de rede.
Já tentando algumas alternativas, e assumindo que não há problemas com o cabo de rede, pode ser que o hardware de rede do seu notebook não seja ainda totalmente compatível com o hardware do roteador. Será que o roteador é antigo ou há alguma atualização de firmware para ele? Uma outra ideia seria não usar o driver padrão “r8169” e tentar o driver proprietário da realtek, o “r8168”.
Sim sim, uso para usar o teclado e mouse entre o meu notebook pessoal (esse com o problema) e o notebook do meu trabalho (w11).
Não verifiquei, mas fiz um teste no outro notebook, o da empresa que é mais novo, iniciei o Zorin OS nele pelo pendrive, e nele funciona, bate os 1Gb de internet tranquilo. Pelo jeito o problema é a placa de rede do meu notebook, o driver linux dele não deve ser 100% compatível ou coisa do tipo.
Aqui no caso estou tentando com o Zorin, mas o problema é o mesmo no Ubuntu. No Ubuntu ele vem com o r8169, instalei o r8168, coloquei o outro na blacklist, atualizei as configs de rede e tudo mais, e dá na mesma, mantem 100Mb.
Você marcou a opção de instalar de softwares de terceiros durante a instalação? Pergunto por que essa opção instala drivers proprietários de diversos dispositivos em que o driver livre não fornece uma boa experiência, pode ser isso que esteja capando a performance da sua placa de rede.
Pessoal, achei o problema, é a porta ethernet do meu notebook.
Ela está com mal contato aparentemente, comprei um conversor de RJ54 pra USB-C pra resolver o problema.