Internet não funciona em sistemas linux

Tentei instalar o Zorin e, após a instalação, a internet não funcionava, por esse motivo, instalei o Mint e tive o mesmo problema, novamente. Após isso também tentei, o Fedora e encontrei a mesma situação.
Tenho dualboot e embora a internet não funcione no Linux, ela funciona tranquilamente no Windows, embora as vezes “engasga”, (mostra tela falando pra configurar dns e proxy) e volta a funcionar normalmente em questões de segundos.

Busquei ajuda no fórum do Mint mas parece que ninguém consegue encontrar uma solução (que não seja adquirir um adaptador wifi usb).

Eu venho aqui tentar uma ultima vez por ajuda, espero que alguém possa me ajudar a resolver isso. Agradeço desde já.

Abaixo o link da thread que abri no fórum do Mint:
https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=439795

Olá @microplastic, tudo bem contigo?

Segundo as informações de hardware que você compartilhou lá no fórum do Mint, estes chipsets (tanto do wifi quanto da rede cabeada) precisam que o módulo correto de kernel seja carregado manualmente, instalando o pacote de firmware.

Algumas distros possuem nomes ligeiramente diferentes para isso, então, escolha uma e pesquise como instalar os firmwares extras.

Exemplos: Arch Linux, Fedora e Ubuntu.

Como estes módulos não são instalados por padrão em diversas distros, toda a vez que você formatar, terá que instalá-los manualmente. Então, usar um adaptador USB compatível realmente é uma solução mais prática em muitos cenários.

:vulcan_salute: