Com a política de desencorajar o uso do já “finado” navegador, a Microsoft vai meio que “pedir” para os usuários a não usar mais o clássico navegador da empresa.
Quem trouxe a informação foi o pessoal do site ZDNet, que segundo eles, essa “forçada” por parte da Microsoft vem para que todos os usuários que ainda utilizam o Internet Explorer migrem de vez para o MS Edge (com versão para Linux) já a partir da próxima versão que será lançada em novembro, que será a versão 87 do navegador.
Quais sites estão bloqueados?
Atualmente os engenheiros da Microsoft colocaram 1.156 sites, dentre eles gigantes YouTube, Instagram, Twitter, Yahoo Mail, StackOverflow, StackExchange, VK, ESPN, Chase, Hotstar, Moneygram, eharmony, GoDaddy entre outros. O gerenciamento desses sites é feito pela DLL ie_to_edge_bho.dll (o BHO significa Browser Helper Object)
Sempre que um usuário tentar abrir esses sites (e os posteriores que entraram na lista) pelo IE, será automaticamente aberta uma janela do MS Edge e se a pessoa insistir, terá uma tela de aviso que o site não é mais compatível com aquele navegador.
Mas eu tenho aplicações e sites que precisam do IE, o que faço?
Ainda segundo o pessoal do ZDNet para quem precisa ainda executar o IE, será disponibilizado via group policies (políticas de grupo), para que se possa fazer o “desligamento” dessa migração para o MS Edge, e em desktops mais antigos que tiverem somente o IE instalado, não será preciso ter essa preocupação por hora.
Essa migração se faz necessário, visto que o IE foi concebido em uma internet totalmente diferente dos dias atuais, e pelo visto o pessoal que o desenvolve não foi capaz de adaptá-lo para as nossas necessidades e tecnologias recentes, então pra mim é um passo importante. Também acho importante eles darem a liberdade para quem SysAdmin (System Administrator) para que possam adequar apps/serviços e desktops que ainda rodam o IE.
Com a informação, o pessoal do ZDNet e Engadget.
Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS