Sou iniciante no Linux, e estou usando o Ubuntu 20.04. Então, apesar de eu ter app do Itau no meu celular, prefiro utilizar o Internet Banking do navegador, logo gostaria de saber se é seguro utilizar o navegador para acessar o internet banking. Eu já instalei e ativei o firewall Gufw, e vi em alguns sites o pessoal sugerindo instalar também o Warsaw, porém alguns dizem q o Warsaw não funciona direito com o firewall ativo. Vocês tem alguma dica bacana de poder acessar com segurança? Consideram válido instalar Gufw com Warsaw? Ou existem estratégias melhores?
O Warsaw não é só recomendável, é indispensável para acesso ao Internet Banking de vários bancos, incluído o Itaú. Nas poucas vezes que usei (meu banco não pede e costumo usar pelo celular mesmo, é banco digital), ele funcionou sem precisar mexer no Gufw.
Instala e veja se dá tudo certo: https://diagnostico.gasantifraud.com/
Quando se trata em segurança, ela é tão forte quanto seu elo mais fraco: o usuário. O linux possui muitas camadas de segurança que comparadas com o Windows são melhores (pra não dizer muito). Há mais gente testanto, mais gente gerando atualizações de correção, há sistema de permissões, toda uma comunidade preocupada em gerar um sistema seguro e robusto, etc.
Usando um gufw você pode navegar “despreocupado”. Você vai pegar virus se quiser. E mesmo que pegue, se deixar o sistema atualizado, é muito provável que ele esteja inutilizado. Então basta ao usuário se atentar aos golpes de pishing e derivados onde se busca explorar as vulnerabilidades do usuário e nesse caso, tanto linux quanto windows vão estar sucetíveis.
Se você ainda estiver preocupado, recomendo utilizar o clamav, um antivirus “para linux”. Vai ser uma segurança a mais e com ele você também poderá escanear arquivos de terceiros e evitar que você dissemine virus de windows sem querer.