Internet archive, um backup de quase tudo

A internet é um local muito vasto, cheio de links, arquivos e principalmente história. É muito comum você ter se deparado com um arquivo interessante e após algum tempo ter perdido o acesso a ele “para sempre”.

Hoje irei te indicar um site que poderá ser muito útil para seus trabalhos futuros e que certamente irá te causar uma certa nostalgia!

Conheça o Internet Archive

Em várias empresas, escolas, prefeituras e até mesmo nos nossos lares, é muito comum termos um arquivo onde armazenamos documentos importantes, fotos, lembranças. Ele pode ser desde uma sala gigante cheia de armários ou até um DVD ou HD antigo.

Se esses arquivos existem para pequenas coisas, por que não termos um arquivo da Internet?

Pensando nisso, Brewster Kahle decidiu criar no ano de 1996 a Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos que é dedicada a manter um arquivo multimídia com todas as informações que passam pela internet.

Acessando (quase) tudo disponível na Web

O Internet Archive possui uma coleção completa com Livros, textos, artigos, softwares, áudios, imagens, vídeos, programas de TV e até mesmo sites antigos (para você sentir aquela nostalgia).

Caso exista algum arquivo que você perdeu o acesso há algum tempo e queria acessá-lo (ou um sistema operacional antigo para matar a saudade), provavelmente você o encontrará no archive.org.

As filiais do projeto

O projeto do Internet Archive também possui alguns projetos secundários que podem ser bastante interessantes para futuras pesquisas sobre o passado.

Wayback Machine

O Wayback Machine é um serviço que permite que sites possam ser acessados em um período de tempo anterior, possibilitando a qualquer pessoa revisitar aquele design marcante de seu site favorito.


Site do Linux Mint em 2007

Open Library

O Open Library é outro projeto da Internet Archive, focado em textos e livros disponibilizados gratuitamente para leitura e pesquisa. Ele possui cerca de 23 milhões de livros registrados e é um projeto open-source com seu código fonte disponível para download em seu site.

Ajudando a fazer história

Caso você deseje auxiliar o Internet Archive enviando seus conteúdos, basta criar uma conta no site e realizar o upload, você certamente estará fazendo história!

Você conhecia o Internet Archive? O que você gostaria de baixar nele? Deixe pra gente nos comentários e até o próximo artigo!

11 curtidas

Site do Mint é igualzinho até hoje :laughing:
“feito pra durar” pelo visto.

7 curtidas

É muito amor envolvido…

5 curtidas

Já conhecia o Internet Archive há alguns anos, mas só utilizava o WayBack Machine (acredito que seja o “ramo” mais conhecido do projeto), mas em 2019 comecei a explorar as Áreas de Software e Video. Recentemente fiz o meu segundo envio, no caso, a Demo de The Maxx para Atari Jaguar feita por Chris Vick que foi ganhador do concurso JagCode II em 2008 e teve uma disponibilização gratuita no site do JagCode até meados de 2015, quando o dominio do site foi passado para outro dono.

2 curtidas

Fico me perguntando, porque alguem salvaria uma captura de tela do site do Linux Mint, sempre foi e aparentemente sempre será essa feiura.

2 curtidas

Eu ri :joy:

2 curtidas

Eu acho que ela foi tirada hoje de manhã :rofl:

3 curtidas

Inclusive página do Mint com Wayback Machine… :thinking: Wayback Machine no site do Mint… :man_shrugging:t2: