Interfaces graficas não funcionam

Boa tarde!
Eu to com um notebook mais antiguinho que eu resolvi botar pra rodar.
A questão é que interfaces graficas nele simplesmente não funcionam, até em live CDs ficam completamente bugadas e praticamente não existe configurações na bios.
Tô com o Gentoo base instalado nele mas o startx simplesmente fica tudo preto e nada acontece.
Mesmo deixando o startx padrão onde fica os terminais branco.
Alguma luz possivel?
Já até tentei instalar outras distros como Ubuntu mas o mesmo erro segue.

1 curtida

Startx depende de uma interface gráfica como parâmetros, por exemplo, se você quiser iniciar o openbox:

startx /usr/bin/openbox-session

Sim, ele tem os devidos parâmetros para funcionar.
O estranho é que até as lives no USB ficam zoadas.
A ponto de não conseguir instalar o sistema por isso, não consigo instalar nenhuma q venha carregada uma interface gráfica.

Tem mais detalhes sobre o hardware desse PC? (tutorial de como obter informações com o inxi).

Placas SiS e VIA eram bem comuns em laptops baratos do final dos anos 2000 e têm um suporte… não muito bom no Linux.

1 curtida

Segue.

Hardware é bem mais novo do que eu pensava. A coisa que eu consigo pensar é testar um kernel da série 5.10, que na minha experiência tem um driver i915 mais estável.

1 curtida

Vai demorar um tempo legal pra compilar ein kkkkkkkkkk.
Vou fazer o teste.

Já tentou colocar outra distro nele? Aproveitando o que o @Capezotte disse sobre a versão do kernel, sugiro testar o Debian 11, que vem com o kernel 5.10…

Testei várias. A maioria eu nem conseguia instalar por nao carregar a interface, se carregasse completamente bugada.
Vou testar essa versão do debian.

Parece que vc está com um monitor externo. Não estaria a interface gráfica sendo carregada no monitor do notebook?

Não, ela está completamente desligada.
Desliguei o flat dela.
A tela está quebrada.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.