Interface wifi "Caindo"

Oi gente, eu comprei um notebook usado da sony, é um vaio pcg-61611l que tinha windows 7 e eu instalei manjaro kde, tudo roda bem, mas a interface wifi do nada cai e perde a conexão, mas o curioso é que o wifi continua ligado, mas não mostra nenhuma rede wifi para me conectar, mesmo desligando e ligando o wifi pelo teclado do notebook ou pela interface não faz retornar as redes, dai eu tenho que reiniciar e todas voltam normalmente, mas isso não tem um padrão, as vezes aconteceu em 10 minutos de uso, outra vez aconteceu com 2 horas… Esse problema vem acontecendo desde que instalei o manjaro kde na última versão, quando tinha windows não acontecia, pq eu fiquei testando antes com windows.

Alguém já teve problema parecido ou sabe oq pode ser?

Já tive um problema parecido e mais tarde eu descobri que o problema estava no adaptador, tecle CTRL + ALT + F2 e nos diga se aparece alguma mensagem de erro:

se vc usa o networkmanager para se conectar.

o problema pode estar no NetworkManager-wait-online.service
Com ele habilitado pode ocasionar este erro

tente desativar a unit e veja o que acontece
sudo systemctl disable NetworkManager-wait-online.service
sudo systemctl stop NetworkManager-wait-online.service

1 Curtida

Vou tentar quando eu chegar em casa, mas oq é pra esse comando fazer?

Mas desativando ele dai não vou ficar sem interface de rede mesmo?

Se serviços falharem e se forem iniciados antes que a rede esteja ativa, você poderá usar o NetworkManager-wait-online.service, além do NetworkManager.service. Isso, no entanto, raramente é necessário porque a maioria dos daemons em rede é inicializada corretamente, mesmo que a rede ainda não tenha sido configurada.

Em alguns casos, o serviço ainda falhará ao iniciar com êxito na inicialização devido à configuração de tempo limite em /usr/lib/systemd/system/NetworkManager-wait-online.service ser muito curta. No caso deveria amentar o tempo para 30 na unit.
Contudo, ele pode ocasionar este erro da wifi cair.

Não. A internet continuará funcionando

Parando para pensar no boot uma mensagem aparece, nunca tinha visto ela, parecia como algum erro, quando eu chegar do trabalho vou testar as dicas e mostrar o erro ou aviso que está dando no boot

Aparece nada, só tela de login mesmo

1 Curtida

e aí, funcionou?

caso não
informe a saída do comando
lspci -nnk | grep -iA2 net

Não funcionou, mas eu tinha um notebook velho parado, tirei a placa wireless dele e coloquei no novo notebook, deixei minha família usando ele enquanto ficava na facul e segundo eles (e eu conferi quando cheguei) a rede não tinha caido nenhuma vez, com e sem uso do wifi.

Vou usar mais um pouco pra testar, mas acredito que a placa de rede estava mal encaixada, ou estava ruim, ou o drive pra ela estava com problemas. kkk

De qualquer jeito se acontecer hoje de novo eu volto aqui pra contar detalhe, mas muito obrigado pelas dicas, espero não precisar usar mais kkk

1 Curtida

Mas antes não caia? Tenho quase certeza que seja problema de hardware.

Antes com a placa antiga caia, com a nova que eu tinha e coloquei aparenta não estar caindo mais, mas tenho que testar por mais tempo pq era meio imprevisível

1 Curtida

Aparenta estar funcionando normalmente, era a placa, obrigado a quem participou :smile:

1 Curtida