Interface Ukui no Ocidente

Acho muito estranho como que uma interface tão polida não possui nenhum fork ou alguma distro que a utilize. Ainda mais considerando que ela é extremamente ambiciosa, buscando servir todo o território chinês, o que traz uma certa confiabilidade para o projeto (em relação a estabilidade, não a China).

Estou tentando o utilizar em alguma outra distro que não seja o Ubuntu Kylin, tentei instalar tanto no Debian quanto no Arch (que a princípio são suportados) porém a inteface fica toda bugada a ponto de ser inutilizável. Além disso, a última atualização no Repositório do GitHub desse porte oficial foi há dois anos atrás.

Aparentemente, até mesmo a comunidade Linux do ocidente não dá muita bola para ela. É uma pena, certamente seria uma excelente apresentação para muitas pessoas que preferem a interface do Windows moderna, mas mantendo uma identidade e sendo intuitivo.
No fim, o mais próximo disso que temos nas principais distros é o Zorin (que acaba sendo um Gnome tunado), KDE (que não é tão intuitivo assim e pode causar estranheza) e o Mint (cuja interface não é das mais modernas comparados a outros SO)…

2 curtidas

Acredito que a baixa adesão tem haver mais com o país de origem do que propriamente com o sistema.

1 curtida

O problema do UK UI é que ele vai na contramão de tudo que a pelo menos uma década está consolidado no ocidente, eles usam make ao invés de cmake e qmake por exemplo, são raríssimos os programadores Qt acostumados com make, usam muito código estilo C dentro de C++ e isso também torna o código difícil de manter, a organização do código é completamente diferente dos padrões ocidentais e por aí vai, então da mesma forma que você não vê forks de projetos ocidentais no leste asiático, você não vai ver (a menos que seja alguém incrivelmente dedicado) forks de projetos do leste asiático aqui

Essa ideia de ser sinofobia cai por terra quando você nota que projetos coreanos e japoneses não tem forks mas o DDE (que tinha uma estrutura de projeto mais parecida com a nossa na era do deepin 15) vários forks ocidentais

2 curtidas

Também procurei. O repositório oficial do ukui usa os servidores lá na china, até achei um tempo atrás e naveguei nos arquivos, mas pelo que eu percebi há diversos pacotes que ficaram meio misturados, ou estão muito além da minha compreensão. Fico na torcida que, quando o ukui estiver mais maduro, os próprios programadores chineses criem pacotes específicos pra construção em mais distribuições de código aberto, sejam elas de que país forem.

1 curtida

Vou nessa mesma linha, acredito que por sua origem ser prioritariamente chinesa há um tipo de preconceito quanto a sua utilização de forma mais ampla.

1 curtida

Eu acho que a sinofobia é um dos motivos para o não uso de projetos chineses pelo Ocidente, pois é comum eu ver pessoas nas redes sociais destilando ódio contra esses projetos. Contudo, também existe uma certa segregação entre o Ocidente e o Oriente. Da mesma forma que os ocidentais preferem usar softwares feitos por ocidentais, os orientais preferem usar softwares feitos por orientais.

Me divirto com essa “sinofobia” – ou com a proibição de Tchaikovsky em algum país europeu. – Induzir nas massas o medo ao “inimigo externo” é a estratégia mais antiga do mundo.

Devíamos nos precaver contra isso, ao examinarmos sistemas “Linux”. – Isso apenas prejudica nossa capacidade de olhar as coisas com objetividade.

De 2017 em diante, tenho procurado explorar todos os “ramos” da “árvore Linux” – para ver o quê, valeria a pena experimentar. – Sempre filtrando, para não perder muito tempo com “mais do mesmo”.

Numa época, examinei o Canaima, da Venezuela. – Desisti, por ser “mais do mesmo” – além de encontrar pouquíssimos usuários para troca de informações, fóruns etc. – É um país pobre, sua classe média não se engaja no Canaima etc.

Por interesse no antigo, velho e bom Mandrake, cheguei a instalar o ROSA – mas vi que a taxa de download (atualizações) da Rússia era terrível – e do Equador (única alternativa mais próxima), pior ainda.

… e praticamente só encontrei fóruns em russo – principalmente no VK, que na época não oferecia Tradução. – Uma “fria”, em termos práticos.

Também tentei examinar as possibilidades de algumas distros chinesas – e o problema se mostrou ainda mais difícil de contornar.

(Até “baixar livros” – que aqui é cada vez mais proibido – há sites chineses, onde se encontra tudo do “ocidente”… Mas é complicado, porque o Google Translator não parece muito disposto a ajudar).

Se já é complicado lidar com baixíssimas taxas de download do Equador, aqui ao lado – e com as barreiras linguísticas em relação às distros russas e chinesas – pior ainda, é tentar lidar com distros + DEs desenvolvidos para “outra mentalidade”… sem fóruns razoavelmente ativos em português, ou mesmo em inglês.

Mas não vejo motivo para depreciar o que se faz do outro lado do mundo. – A China é um “mercado” descomunal, e se associa a inúmeros outros “mercados” enormes, no centro, no sul e no sudeste da Ásia (todos, não-ocidentais, com culturas muito diferentes da nossa, com idiomas e alfabetos estranhos para nós) – e todos mais ou menos engajados em escapar do “perigo” representado pelo “ocidente”, que é quem sempre os invadiu, submeteu pela força etc.

Eles não estão preocupados com “estar isolados do ocidente”. – Na verdade, é o que mais querem. É o que mais precisam. – Olhando por esse lado, nós é que tendemos a ficar “isolados” deles.

Em termos “práticos”, para nós, a única coisa que “funciona”, são distros desenvolvidas por aqui, no “ocidente” – com muitos fóruns em inglês (pelo menos), ou de preferência, em português.

1 curtida

Faz muito sentido essa concepção, porém creio que isoladamente ela não explique a situação. Se for pesquisar na internet vídeos e materiais produzidos no ocidente sobre a Ukui, é escasso a quantidade. Creio que essa falta de holofote tanto dos usuários quanto dos devs e a diferença de estilo do código se complementem como fatores para explicar o esquecimento da DE.

Sem entrar em assunto de sinofobia, citar o DDE é essencial nessa conversa. Parece que toda a popularidade de sistema amigável produzido na China acaba indo para ele, e faz sentido considerando a diferença de idade entre uma DE e outra. Porém, tenho a impressão que o Ukui conseguiu até mesmo superar e muito o Deepin no que se propõe (tanto que o sistema pensado para substituir o Windows é justamente o openKylin).