Abro esse programa e aparecem as seguintes opções:
- Load Core
- Load Content
- Information
- Configuratons
- Help
- Quit RetroArch
Ok, suponho que eu deva escolher Load Core
, né? Não é difícil imaginar que muitos usuários leigos ficarão confusos já nessa parte.
É, parecer que é isso, estou vendo o nome dos consoles e seus respectivos emuladores. Escolho o Snes9x, quero rejogar alguns dos joguinhos do Super Nintendo.
Escolhi e o programa me jogou de volta para a tela principal. E agora? Aperto em Quick Menu
? Não, não parece ser isso. Como volto? Aperto naquela setinha <
?
Oh, apertei e travou o programa (nota: esse problema acontece desde o *ubuntu 18.04). Fecho-o e abro-o de novo.
Escolhi o “core” e agora vou na opção Load Content
? Cliquei, vou aonde agora? Aperto em Start Directory
. Oh, acho que estou avançando, vejo as pastas da minha pasta de usuário.
Navego até a pasta onde se encontram minhas ROMs. Escolho a ROM que quero e finalmente consigo jogar. Ufa!
Tem gente que vem com a desculpa de que, como o programa engloba vários emuladores, a interface dele não poderia ser simples. Mas pode sim! Até inventei rapidinho um conceito de interface.
O RetroArch, assim que aberto, carregaria miniaturas referentes aos emuladores (“cores”) instalados.
Uma vez escolhido o emulador, apareceria a opção de “Load Game” (ou “Load ROM”, “Load Content”, que seja!) ou uma caixa com as ROMs que se encontram dentro da pasta já definida.
E então as demais opções (“Information”, “Configuration”, “Help”, etc) se adaptariam ao respectivo emulador, omitindo e adicionando opções para clicar.
Cara, esse programa é tudo, menos intuitivo. Outra mudança que eu faria era adicionar uma barra de menus tradicional. Agora tenho que gastar meia hora procurando como dou um “quicksave” e “quickload” durante o meu jogo, coisa que seria simples se tivesse a bara de menus.
Fico feliz que ainda existem emuladores separados, com licença que vou jogar no ZSNES.