Interface Linux mais utilizada pelo fórum

  • Cinnamon
  • Mate
  • Xfce
  • Plasma (KDE)
  • Gnome
  • Algum Window Manager
  • LXQT ou LXDE
  • Budgie
  • Outro (comente abaixo)

0 votantes

EDIT: Parece que já existe um tópico sobre, mas é bem antigo (2019) e a escolha do usuário pode mudar

O problema é que boa parte do público deste fórum (senão a maioria) usa mais de um sistema Linux ao mesmo tempo, frequentemente com diferentes ambientes gráficos.

Meu caso é um exemplo. Hoje tenho uma distro com MATE e outra com Budgie num só notebook (Mint e Arcolinux), uma com LXQt no computador da esposa (Lubuntu), outra com LXDE no netbook jurássico (Loc-OS, respin do AntiX) e, finalmente, outra com XFCE no notebook legado (MX Linux).

Há exceções. Temos um colega aqui que, para as coisas ficarem justas, teria de votar doze vezes no Plasma.

:grinning_face_with_smiling_eyes:

5 curtidas

Entendo kkk. Quem usar mais de uma, pode colocar a principal :wink:

2 curtidas

Mesmo caso aqui: no meu PC pessoal, uso Gnome (a distro de “trabalho”) e Plasma. No lap do trabalho, uso XFCE… acabei votando no Gnome tanto por escolha quanto por gosto

2 curtidas

Bom, acho que eu caio no mesmo problema apontado pelo @Sergio_H, eu vivo transitando entre algumas Interfaces durante o dia, atualmente tenho 4 instaladas no Debian: LXDE, XFCE, Openbox e Fluxbox (os dois últimos são window manager, mas vou inserir aqui porque o tópico menciona eles). Não existe exatamente uma “principal”, eu alterno elas conforme o meu uso do computador, se eu vou passar 8 horas no computador, acabo dividindo o uso de cada uma em 2 horas.

2 curtidas

Sempre uso Gnome e Ubuntu, então votei nele. Acho o Gnome muito bem trabalhado. Até já quis usar KDE uma vez mas sempre acho que falta algo nele.

Talvez o design muito “leve” onde as janelas parecem folhas de papel, não me agrade.

2 curtidas

Já eu acho que o KDE (apesar de ser bonito) é muito “facilmente customizável”, ao ponto de eu trocar a barra de lugar e excluir um widget importante (sim, 99,99% das coisas no KDE são widgets). Eles poderiam centrar tudo nas “Configurações”, fazendo com que o usuário não crie problemas na interface.
O Gnome eu acho bem bonito, mas peca no minimalismo extremo da interface. Precisar baixar complementos para personalizar, bruh :confused:
Enfim, fico no meio termo (Cinnamon). É suficientemente personalizável para mim e possui os apps Gnome (acho mais interessante que a base de apps KDE)

3 curtidas

Não faço ideia de quem possa ser.

:innocent:

7 curtidas