Bom dia.
Qual a melhor pedida para desenvolver interface gráfica em C ?
IDEs, frameworks e etc. O melhor conjunto de ferramentas.
Bom dia.
Qual a melhor pedida para desenvolver interface gráfica em C ?
IDEs, frameworks e etc. O melhor conjunto de ferramentas.
GTK, QT, U++, Wxwidgets.
Eu já havia pensado mesmo em usar o framework GTK. Continuando minha pesquisa vi que o pessoal gosta muito do Glade como utilitário para desenvolver em C com o gtk, mas reclamam de muitos problemas com instalação e as vezes não funciona. Se alguém tiver uma dica de instalação do Glade que seja batata podem de indicar o tutorial.
Eu gostava bastante da biblioteca wxWidgets porque você pode compilar sua aplicação para Windows, macOS e Linux usando o mesmo código.
Outra vantagem é que tem uma ferramenta gráfica que você desenha as telas para usar na aplicação, chamado wxFormBuilder (como era antigamente com o Delphi e o Visual Basic antigo).
Tem um projeto simples que fiz há muitos anos com essa biblioteca em:
Maravilhoso. Fez tudo em C ? Acho que vou pesquisar bem essa ferramenta também.
Na época eu fiz em C++… Foi em 2011…
Mas se você quiser criar aplicativos com interface gráfica, e desempenho não for um requisito crítico, recomendo olhar linguagens mais modernas e de alto nível (Python, Java). A manutenção no longo prazo costuma a ficar mais simples.
Algumas opções interessantes hoje são Python (com Qt ou GTK), Java (com JavaFX), ou até mesmo soluções baseadas em HTML/CSS como Electron (que usa JavaScript, HTML e CSS). Electron pesa mais em consumo de recursos, mas permite interfaces bem modernas.
Eu tive muitas dores de cabeça com C e C++ ao longo dos anos que me consumiu bastante tempo (em alguns projetos). Apesar de gostar bastante das linguagens (principalmente para sistemas embarcados e coisas mais próximas do hardware), para aplicações de desktop elas tendem a dar mais trabalho a longo prazo (principalmente considerando dar manutenção de código).
Mas, se ainda assim você quiser algo mais próximo do hardware e com GUI, mas com bom desempenho, eu sugeriria olhar Rust em vez de C. É mais seguro, moderno e ainda dá acesso ao baixo nível quando necessário.
Um exemplo de aplicativo que usa Rust e GUI é o novo visualizador de imagens do GNOME: Loupe.
Olá Vicente!
Cara eu estou bolando uma lista de coisas que coisas que preciso aprender e outras de revisar. Nesse momento estou dando uma revisada em Shell script.
Um dos itens da minha lista e aprender a criar interfaces em GTK, e quando estava pesquisando sobre o assunto vi muita coisa falando sobre o Glade.
Quem sabe pesquisando por esse seguimento encontre algo que te atenda.
Abrass!
Fala @tijolaum !!
Com o Glade, infelizmente não dá para criar aplicações GTK4 (só o GTK antigo)…
Como a tendência é tudo migrar para GTK4 (nas aplicações do ambiente GNOME) talvez seria interessante você olhar já o GTK4.
Tem um aplicativo para GTK4 que é bem similar ao Glade (para desenho de telas). Nunca usei, mas parece ser interessante. Olha:
https://flathub.org/en/apps/ar.xjuan.Cambalache