Muitas pessoas estão com medo de que essas novas inteligências artificiais Inteligências artificiais vão tomar o emprego de programadores. Será verdade?
Com certeza pelo que vi, a necessidade de programadores será bem menor e isso vai ocorrer em um futuro muito próximo, já tem IA capaz de desenvolver jogos simples, em breve elas serão capazes de utilizar engines e realizar tarefas complexas, o papel do programador vai ser reduzido a um cordenador de dados.
Assim, dizer que IAs vão substituir programadores é reduzir a profissão de programador a uma profissão que apenas copia e cola, quem finge ser programador com toda certeza do universo vai ser substituído, agora programadores de verdade essas IAs inclusive mais atrapalham que ajudam
Eu fico aqui me perguntando, as AIs aprenderam com os dados feitos por humanos, porém daqui uns anos será raro obter informação que não seja gerada por AIs, sem falar que o processo criativo dos humanos será reduzido por não ser mais estimulado ou praticado com tanta frequência como antes, eai como que fica?
Eu tenho uma teoria e acredito que, no começo a AI vai tomar o emprego não só dos programadores mas de muitas outras profissões também, usando robôs, máquinas, etc… Porém eu tenho um palpite que em longo prazo isso será terrível para a economia e o ecossistema, para o Planeta Terra em geral.
Máquinas se alimentam de elétrons, óleo, combustível como diesel, gasolina, etanol, etc…
Mas elas não se alimentam da maioria das coisas que o Planeta Terra produz, arroz, feijão, frutas, verduras, legumes e etc… Isso no meu ponto de vista, vai transbordar, porque enquanto a o Planeta produz isso todos os dias, muitas pessoas irão estar desempregadas não tendo condições de comprar estes produtos, quebrando os produtores primários.
Eu vejo uma crise global econômica se aproximando. As máquinas, AI e nós seres humanos temos de nos equilibrar ou na pior das hipóteses, no futuro, a raça humana será extinta pelas máquinas, AI, robôs e etc…
Esse é meu ponto de vista e teoria, não tenho a intenção de ferir ninguém mas, eu penso que somos máquinas orgânicas movidas a energia no qual evoluímos nossa inteligência natural (NI), nosso porte físico e psíquico apartir da nossa NI, com o passar dos anos. Nós somos gerados por máquinas orgânicas que eram bebês que só sabiam chorar até ficarem inteligentes com o tempo. Nossa NI é nossa consciência.
A AI é a consciência das máquinas, sejam robôs, computadores, etc… Quando ela saber se programar a nível de humanos, porque ela irá precisar dos humanos? E ela é mais avançada que nós humanos, ela consegue estar em todos os lugares do mundo ao mesmo tempo, conectada via satelite, wifi e etc… Calcula extremamente rápido…
Essa é uma opinião minha bem teórica, mas nós seres humanos evoluímos mais do que as outras máquinas orgânicas, animais, insetos, etc… porque nós não temos um predator natural como eles têm. Vírus? Não, vírus não é nosso predator, eles só querem sobreviver e se reproduzir achando que somos o abrigo deles. Eles não têm idéia que estão matando o abrigo deles.
Porém eu tenho um palpite que em longo prazo isso será terrível para a economia e o ecossistema, para o Planeta Terra em geral.
Talvez não seja pior para o Planeta Terra e sim apenas para nós seres humanos.
Finalizando e concluindo minha teoria, se nós seres humanos não equilibrarmos o uso Inteligência Artificial com a Natural, já, já iremos criar nosso próprio predator a Inteligência Artificial.
Sobre vírus: acredito que eles tem consciência que esta matando o seu hospedeiro, porém é como a gente que esta destruindo o planeta e mesma assim continuamos, afinal o importante desfrutar e sobreviver.
Sobre o desemprego: os grandes financiadores das AIs não serão afetados a curto prazo, visto que possui reservas para N gerações, e com esta ferramenta vão ganhar mais dinheiro ainda, a fome acontecerá e quem tiver mais dinheiro continuará a viver como sempre viveu.
Na minha visão, a AI será o nosso predador, visto que somos os maiores predadores por causa da nossa inteligência em relação aos outros animas. Hoje ensinamos as AIs, amanhã iremos aprender com elas, portanto estaremos nas mãos dela.