Inteligência artificial na computação gráfica

Como a inteligência artificial está revolucionando a computação gráfica nesta década

Tecnologias como o Stable Diffusion permitem gerar imagens extremamente realistas a partir de textos ou outras imagens, utilizando inteligência artificial de aprendizado de maquina e rede neural que é inspirada no funcionamento dos neurônios. Nesse experimento eu utilizei um personagem de um jogo extremamente famoso chamado Skyrim, o jogo apesar de não ter gráficos realistas para os padrões de hoje, ainda é muito popular. Utilizando o Stable Diffusion com uma extensão que surgiu no ultimo mês chamada ControlNet, eu consegui gerar imagens muito mais realistas de personagens do jogo preservado as características fisionômicas dos rostos e evitando o vale da estranheza que é um fenômeno que ao se tentar criar algo que é realista existe um intervalo entre o irreal e o real no nível de realismo que causa desconforto visual. Várias tecnologias que utilizam inteligência artificial para melhoria na qualidade de imagens tem sido criadas, além da criação de imagens existem tecnologias para aumento de resolução como o Real-ESRGAN que permite por exemplo aumentar a resolução de 1080p para 4K com qualidade até melhor que o 4k real em alguns casos. Tecnologias como o DLSS da Nvidia permite aumentar resolução e criar frames para aumentar o desempenho de gráficos 3D, podendo dobrar os quadros por segundo em alguns casos. Nos próximos meses iram surgir tecnologias que geram modelos 3D a partir de instruções em texto.

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