Eu tenho uma placa mae MR9A PRO “X99” que usa o chipset Q87 e eu queria continuar na plataforma x99 por mais um tempo porque gosto muito dela, eu queria colocar um i7 5960X que é 8/16 e nao tem um clock base ta alto mais pode facilmente passar de 4GHz em todos os nucleos e no maximo 4,5Ghz estavel em todos os nucleos com overclock. A minha placa aguenta o overclock mas nao aceita overclock pela bios apenas pelo intel XTU porque ela usa Biosmod pra suportar o XTU. Tem algum jeito de usar o XTU no linux, Ou existe algum equivalente?
Sinto em te dizer, mas não há um suporte a XTU estável no Linux. Existe suporte, mas não é nativo e é bem instável, o que pode causar uma série de problemas, como overclock malsucedido, além de deixar o sistema super lento e até inutilizável. A única solução que evita esses problemas chatos é instalar o Windows em dual-boot: faça o overclock por lá e, depois, volte para o Linux, mas se você gosta de aventuras você pode tentar usar o cpupower e msr-tools para fazer o Overclock, mas eu não recomendo você fazer isso, um exemplo com o msr-tools:
# Identifica a frequência da CPU
sudo rdmsr -a 0x198
# Muda a frequencia
sudo wrmsr -p 0 0x1a2 0x20000
Cuidado para não inserir números errados porque podem causar instabilidades no sistema e até queimar alguma coisa em seu computador, não insira valores muito absurdos como triplicar a tensão ou diminuir muito a tensão, se aumentar muito a tensão pode queimar ou superaquecer porque pode haver um grande efeito joule quando tensão vira energia térmica e se colocar uma tensão muito baixa quando o computador for desligado pode ter a chance de nem ligar mais porque a tensão é muito baixa para alimentar a CPU ou nem passar pelo o POST da BIOS.
Boa Sorte ![]()