Salve, @Riikigames
Mera sugestão: – Windows talvez seja feito (ou venha sendo aperfeiçoado), com foco mais voltado para o usuário “final”, doméstico – e por consequência, com um olho no usuário gamer (além de os jogos serem otimizados para o Windows).
Ao passo que “o Linux”, talvez, seja mais focado em servidores – e compilações, pois seus desenvolvedores e as “distros” precisam lidar com isso o tempo todo.
Faz diferença? – Não sei. – É só uma sugestão para investigar essa possível diferença.
Também não sei como funciona essa coisa de “turbo boost” com CPUs que não sejam da Intel – e menos ainda, nas diferentes GPUs dedicadas, que nunca utilizei. – Enfim, a interação CPU x S.O. passa pela placa-mãe:
Pensei nesses detalhes, apenas por 1 motivo: – “Intel” tem sido o hardware, com o qual o “Linux” tem se mostrado mais compatível. – O maior número de problemas que tenho visto, em todos os fóruns (desde +/- 2003), referem-se a hardwares de outros fabricantes, aparentemente menos cooperativos com a “comunidade” FOSS.
Você citou Intel® Core™ i5-13420H, mas não indicou o “restante” do hardware em torno dele – que pode ser relevante, para essa sua “investigação” das causas do problema.
Pessoalmente, não jogo, nem tenho GPU dedicada – apenas, CPU Intel em placa-mãe Asus – “fórmula” que vem se mostrando “sem problemas relevantes com Linux”, desde 2009.
(Também não costumo fazer compilações, nem mega-edição de vídeos).
O que percebi é que a maior parte das distros costuma operar no mínimo do meu hardware (800 MHz), 99% do tempo – com pulos ocasionais de 1 segundo (ou menos) até o máximo de 4.100 MHz:
No entanto, o Slackware e o Redcore tinham o hábito de permanecer sempre muito perto de 4.000 MHz – mesmo sem nenhum aplicativo aberto – idle total, desde o boot:
Enquanto nas outras distros a Frequência (só) aumenta quando executa alguma tarefa mais exigente – no Redcore diminuía durante looongas compilações, para se manter dentro do limite de 100ºC.
Daí, minha sugestão de investigar uma possível diferença de “foco”, entre Windows vs. Linux. – Está claro que o Redcore, onde o usuário acaba tende de fazer frequentes compilações (emerge / Gentoo), apresenta-se “adequado” a esse tipo de escopo.
Na época, cheguei a desativar o Turbo Boost no UEFI Bios Setup – e o resultado é que a Frequência passou a ser sempre de 2.900 MHz – a Frequência “base” da minha CPU:
CPU: 6 × Intel® Core™ i5-9400 CPU @ 2.90GHz
A partir daí, a Temperatura durante as compilações passou a flutuar entre 60ºC ~ 70ºC (ao invés de sempre perto de 100ºC), no Redcore.
Essas diferenças de comportamento talvez estejam no Kernel usado por padrão, em cada distro. – Eu costumo utilizar Kernel “comum”. – Nunca experimentei a variedade de Kernels “diferenciados”, que várias distros oferecem… hwe, liquorix, e outros bichos estranhos.
Enfim, sucesso em sua investigação!