Estou cursando uma disciplina de desenvolvimento de circuitos lógicos com o uso de FPGA na minha graduação, e preciso usar especificamente a versão 18.1 do Intel Quartus. Infelizmente, mesmo instalando a versão nativa para Linux do Quartus 18.1, quando clico para o programa abrir, não acontece nada, apenas aparece a splash art e é isso. Chequei os processos depois de abrir para ver se ele estava rodando em segundo plano, e por algum motivo não estava aparecendo, mas realmente nada é executado.
Tentei utilizar a versão 24.1, mas por mais que ela abra e eu consiga montar os circuitos, na hora da simulação o simulador Intel Questa gera arquivos um pouco diferentes do ModelSim Altera (simulador anterior do Quartus), o que me impossibilita de levar meus circuitos para o teste no laboratório da universidade, onde é feita a avaliação.
Se alguém aqui souber me auxiliar com relação a isso, seria de extrema ajuda.
Sabe me informar como você instalou ele ? Tentei pesquisar e parece que é um .tar , então não tenho certeza se ele é instalado mesmo ou você esta rodando um executavel dele
Digo pra gente tentar abrir ele pelo terminal pra gente ver qual erro está retornando, nisto temos um norte para podermos seguir
Eu baixei o pacote .tar direto do site da Intel, extrai e executei o setup utilizado para a instalação usando GUI.
Tentando abrir o programa direto do terminal na pasta raiz, tenho a seguinte mensagem:
gabriel-batista@gabrielUbuntu:~/intelFPGA_lite/18.1/quartus/linux64$ ./quartus
./quartus: error while loading shared libraries: libsys_ictq.so: cannot open shared object file: No such file or directory
Sim, estou usando Wayland.
Poderia me dizer exatamente como faço para utilizar o X11? Até agora nunca explorei essa mudança do sistema de janelas em nenhum sistema, então não conheço muito sobre.